FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ginástica chega ao Mundo Rural em Bragança

Autarquia proporciona aulas de desporto em oito freguesias do concelho de Bragança.

A população de S. Julião, no concelho de Bragança, aderiu em força às aulas de ginástica que a autarquia está a proporcionar a quem vive no Mundo Rural. 


Na passada quarta-feira, as gentes desta aldeia da Lombada gostaram dos exercícios físicos que realizaram durante mais de uma hora e garantem que vão continuar a participar neste projecto pioneiro lançado pela Câmara Municipal de Bragança (CMB).


Cerca de 30 pessoas, a maioria idosos, movimentaram o corpo e até os que tinham mais dificuldades conseguiram acompanhar a aula do início ao fim. 


Assunção Vara, de 74 anos, sente as sequelas das duas cirurgias que fez à coluna, mas nem assim desiste dos desafios propostos pelas professoras de Educação Física e insiste em fazer a aula sentada numa cadeira. “Gostava de poder andar de um lado para o outro, como os outros, mas vou fazendo o que posso. As pernas já não me ajudam”, desabafa a idosa.


O vereador com o pelouro do Desporto na CMB, Hernâni Dias, realça a importância deste projecto experimental para o envelhecimento saudável das pessoas de vivem no Mundo Rural. “São pessoas que estão afastadas da cidade e não têm acesso aos equipamentos desportivos”, salienta o vereador.
As sessões de ginástica tiveram início em S. Julião e vão ser alargadas a oito freguesias, como é o caso de Salsas, Coelhoso, Parâmio, Baçal ou Grijó de Parada.

Município quer estabelecer parceria com o Centro de Saúde para garantir acompanhamento aos idosos
As aulas no Mundo Rural vão ser asseguradas por cinco docentes de Educação Física ao serviço da autarquia. “Pretendemos que os professores da piscina se desloquem às freguesias uma vez por semana. Para já, é a frequência que conseguimos garantir, visto que não vamos cancelar qualquer actividade, nem na piscina, nem nos equipamentos desportivos”, assegura Hernâni Dias.


Em época de crise, o autarca garante que o município vai trabalhar com os recursos humanos que tem disponíveis, o que obrigou a alguns ajustes nos horários das aulas na piscina.
Nas aldeias, os exercícios são variados e atractivos para as pessoas. Entre a marcha, os jogos do lenço e alguns passos de dança, os idosos rejuvenescem e recordam tempos de mocidade, em que o trabalho árduo era aliviado com momentos de animação.


Dado que há muitas pessoas que têm problemas de saúde, Hernâni Dias realça que o município está em contacto com a Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Bragança, para que o desporto seja acompanhado por profissionais de saúde, nomeadamente enfermeiros, nutricionista, psicólogo e assistente social.
O objectivo desta parceria é adequar o exercício físico às necessidades dos cidadãos. “Algumas pessoas deslocam-se com dificuldades, daí a importância de adequar o tipo de exercício a cada participante”, remata Hernâni Dias.







Vozes
Assunção Vara
74 anos
“É a primeira vez que faço ginástica, mas já ando na fisioterapia há um ano. Acho bem esta iniciativa, porque aqui na aldeia não tínhamos nada. Estou a gostar, apesar de só conseguir fazer alguns exercícios”.


Antónia Delgado
74 anos
“Andei na fisioterapia, porque fiz uma operação a um joelho e também tenho problemas de coluna. Espero que o exercício físico me faça bem. Gostei dos exercícios, mas tive que parar por causa das dores”.

Odete Pereira
67 anos
“Achei esta iniciativa muito boa e só não voltarei se não puder. Estou a gostar disto. Eu quase não saio de casa e depois quando ando um bocadinho fico com muitas dores e assim vai aos pouquinhos”.

Artur Margarido
74 anos
“Apesar de ter sido operado ao coração e precisar de ter alguns cuidados aguentei-me do início ao fim da aula. Gostei disto, porque sempre se aprende alguma coisa. Sempre trabalhei, agora parei e tenho que continuar a exercitar o corpo”.

Por: Teresa Batista
Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário