FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Candidaturas para jovens agricultores suspensas

As candidaturas de jovens agricultores ao Programa de Desenvolvimento Rural – PRODER estão suspensas desde a passada sexta-feira.


Veja a noticia toda já a seguir.

O ministério da Agricultura interrompeu a apresentação de projectos até ao final do próximo mês de Maio, alegando razões que se prendem com a gestão financeira das medidas que suportam o apoio à primeira instalação e ao investimento dos jovens agricultores.


Ao que o Jornal NORDESTE conseguiu apurar, na base desta suspensão terá estado a necessidade de rever os critérios de apoio aos projectos.


O presidente da Associação de Jovens Agricultores Portugueses (AJAP), Firmino Cordeiro, afirma que era preciso rever a atribuição dos incentivos, visto que eram atribuídos prémios de 40 mil euros a projectos que não apresentavam plano de investimentos, enquanto a taxa de apoio a investimentos era de, apenas, 50 por cento.


 No entanto, o dirigente insurge-se contra a suspensão das candidaturas, afirmando que era possível fazer a revisão com a apresentação das candidaturas a decorrer.
“Estávamos com uma boa taxa de execução, ou seja as coisas estavam a funcionar. Ao interromperem muitas pessoas vão desistir, o que vai pôr em causa a viabilidade de muitos projectos”, lamenta Firmino Cordeiro.

Suspensão da medida do PRODER poderá contribuir para a diminuição do número de candidaturas na região

O presidente da AJAP considera lamentável que as candidaturas tenham sido suspensas sem um aviso prévio e durante um período de tempo tão alargado. “Vai prejudicar a região, em especial o sector agrícola, porque vai haver muitas pessoas que vão ficar desacreditadas com o sistema”, realça o dirigente.


Segundo Firmino Cordeiro, Portugal é o País da União Europeia com menos candidaturas de jovens agricultores, mesmo assim no distrito de Bragança previa-se a apresentação de 100 a 200 candidaturas antes da suspensão desta medida do PRODER.
Agora o número poderá diminuir drasticamente, porque há jovens a ponderar desistir dos projectos.
“Concordamos com a melhoria da taxa de investimento, que deveria passar dos 50 para os 70 por cento. Mas deveria estar tudo a funcionar e os serviços deveriam saber informar os candidatos”, realça o presidente da AJAP.


Os interessados em concorrer ao PRODER que estejam no limite da idade para a apresentação das candidaturas, que é 40 anos, devem informar já os serviços de que pretendem candidatar-se, para que não sejam prejudicados no direito ao acesso ao financiamento.
Até à data da suspensão, o PRODER já concedeu apoios à primeira instalação de mais de 2.500 jovens agricultores.



Por: Teresa Batista
Jornal Nordeste 

Sem comentários:

Enviar um comentário