FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Milhares de pessoas na Feira Franca de 2009

Enquanto o Grupo de Gaiteiros animava a tenda de artesanato e de produtos da terra, vários grupos de pessoas juntavam-se para ver a chega de touros de raça mirandesa, um dos principais cartazes da Feira Franca da Moimenta (Vinhais).
Não é possível quantificar os números da assistência, mas não será exagero dizer que se contavam aos milhares, tal era a moldura humana que compunha o tauródromo improvisado pela Junta de Freguesia.
A primeira parelha demorou a medir forças e já havia público impaciente, mas o começo da luta fez esquecer as hesitações dos touros.
No recinto da feira, dois homens vendiam a “banha da cobra”, acenando com pares de meias, cobertores e blusões ao preço da chuva, que ambos pediam que caísse ao de leve para vender um pacote de dois guarda-chuva aos mais desprevenidos. Mas o sol alternava com algumas nuvens e a meteorologia esteve sempre do lado da Feira Franca da Moimenta e os carros que se acotovelavam nas duas principais entradas da aldeia atestavam o movimento de pessoas que por ali se vivia.

Há muito que a Feira Franca
faz parte do calendário
do povo espanhol.

Na tenda coberta, máscaras de Vila Boa, licores de Santulhão, fumeiro de Vinhais e produtos caseiros da aldeia misturavam-se com o aroma libertado pelas tasquinhas.
Cá fora, o Cão de Gado Transmontano disputava o habitual troféu, não fosse a Moimenta o berço do reconhecimento desta raça. Mais à frente, eram os bovinos de raça mirandesa que desfilavam sob o olhar atento do júri, enquanto iam chegando as dezenas de convidados da Junta de Freguesia para o almoço-convívio que decorreu no salão de festas da aldeia.
Pelas ruas da aldeia era tão fácil ouvir falar português como espanhol, pois há muito que a Feira Franca faz parte do calendário de “nuestros hermanos”. Com o tal, o poder local de Espanha também faz questão de estar presente para assistir a actividades emblemáticas como a luta de touros, seguida atentamente pelo alcalde de Puebla de Sanábria, José Fernandez Blanco. A fechar, mais um encontro gastronómico na tenda gigante, em jeito “até para ao ano”.

Fonte:Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário