FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cabras aparecem mortas em Vimioso



Alberto Gomes, natural de Vimioso, está desesperado com o surto de morte que lhe está a dizimar o rebanho de cabras. 





















Ao todo, o pastor já contabiliza 37 cabritos e seis cabras mortos, o que representa um prejuízo acima dos 2 mil euros.


“Cada cabrito vale uma média de 50 euros e as cabras podem valer mais de 100. É um prejuízo muito grande”, lamenta o produtor de gado.




Segundo Alberto Gomes, as cabras quando estão a chegar ao fim do tempo de gestação são vítimas de abortos espontâneos e acabam por morrer as crias e as mães. Esta situação tem-se registado desde o passado dia 7 de Janeiro, altura em que este pastor de Vimioso vacinou e desparasitou os animais.
“Começaram a morrer desde que as vacinei. Foi a primeira vez que me aconteceu uma coisa destas. Nunca me morreram animais como desta vez. A continuar assim vai-se o rebanho todo embora”, afirma Alberto Gomes, com as lágrimas nos olhos.




Este pastor, que trabalhou a vida inteira para conseguir ter o seu próprio rebanho, vê-se, agora, numa situação de desespero ao assistir a um surto de morte que lhe está a dizimar a cabrada.
“Isto não é uma brincadeira. Eu luto por isto porque gosto dos animais”, desabafa o produtor, com a emoção estampada no rosto.


Veterinário aponta a Clamidiose como a causa provável para a morte dos animais enquanto não é conhecido o resultado da análise

Contactado pelo Jornal NORDESTE, o veterinário do Agrupamento de Defesa Sanitária de Vimioso, Manuel Godinho, afirma que não encontra uma relação entre a vacinação e a morte dos animais. “Vacinámos milhares de ovelhas e cabras e mais ninguém se queixou de uma situação semelhante. Além disso, este produto é usado por outras ADS da região e não há registo de problemas. O produto ministrado também não tem qualquer contra indicação para animais gestantes”, justifica o veterinário.


Já foram recolhidas amostras das cabras para análise, mas os resultados ainda não são conhecidos. Na óptica de Manuel Godinho, esta situação poderá estar relacionada com um surto de clamidiose, uma doença infecciosa que provoca abortos na última fase de gestação.


Esta doença já não é novidade na região. O veterinário da ADS lembra que, no ano passado, tiveram que ser vacinados seis rebanhos de urgência só no concelho de Vimioso, para travar a mortandade causada pela doença. 
Neste caso, Manuel Godinho aponta como causa mais provável a clamidiose, visto que no saneamento, que foi feito no passado mês de Janeiro, não foi detectada brucelose, que é outra doença que provoca abortos espontâneos aos animais.


Com desalento estampado no rosto, Alberto Gomes afirma que vai tentar salvar “como puder” os animais que ainda estão vivos.




Por: Teresa Batista
Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário