FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

domingo, 27 de dezembro de 2009

Bolo-rei com o toque de Curopos

Em plena época natalícia, se há coisa que não pode faltar na mesa das famílias transmontanas é o bolo-rei.
Depois do desaparecimento do “brinde”, a tradição também já não é o que era e o típico bolo-rei tem vindo a ser “substituído” pelas criações e inovações dos pasteleiros de toda a região.

Com frutos secos, maçã, chocolate, castanha ou chila (ou do Leandro, como é conhecido), os bolos confeccionados por Leandro Marques, proprietário da pasteleira Docinho, em Vinhais, ficam na memória de quem os prova pelo sabor requintado, que complementa e enriquece o paladar tradicional, e forma caricata que apresenta. “Todos os meus bolo-rei são diferentes, tanto na massa e no recheio, como no formato, que é semelhante a um tronco”, explicou o pasteleiro.

Depois do bolo de chocolate e de chila, que são um verdadeiro sucesso, Leandro Marques apresentou, este ano, o de castanha e o de maçã.“Há um ano, lancei o de chocolate e, há uns meses, foi o de castanha que agradou bastante e que foi uma inovação. Já o de maçã, que apresentei há pouco tempo, não teve muita procura”, adiantou o responsável.

A confeccionar bolo-rei há cerca de cinco anos, as criações de Leandro Marques têm angariado adeptos um pouco por toda a região, sobretudo no concelho de Vinhais e Bragança. “Os meus clientes são do distrito, sendo que, numa época natalícia normal, fabrico cerca de 250 quilos de bolo-rei com sabores, além do tradicional”, informou o pasteleiro.

Recorde-se que o preço médio por quilo é de 12,50 euros, um valor que, segundo o responsável, é acessível para todas as carteiras. Leandro Marques cresceu no sector da panificação e é pasteleiro há sete anosSó depois de dois anos a trabalhar na padaria do pai em Curopos, no concelho de Vinhais, é que Leandro Marques percebeu que a sua ambição era dedicar-se à criação e criatividade que o ramo da pastelaria exige. “Depois de deixar de estudar, passei a ajudar o meu pai, mas fartei-me da panificação pois era sempre a mesma coisa, dia após dia. Então, surgiu a possibilidade de avançar com a criação de uma pastelaria”, recordou. Com a ajuda de outros profissionais e formadores, Leandro Marques começou por criar produtos tradicionais, passando, mais tarde, para verdadeiras e saborosas obras-primas, como a tarte de grão-de-bico, o tronco de natal, as tigeladas e as queijadas, entre muitas outras. Já em relação ao bolo-rei, o pasteleiro partiu da receita do pai, que foi adaptando e inovando, até chegar aos bolos com sabores.

Por: Sandra Canteiro- Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário