FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

IC5 pronto em 2011

Desde a passada quarta-feira, 22, que está aberto ao tráfego o troço do IC5 entre Murça-Alijó/Carlão, numa extensão de sete quilómetros. 

Com um investimento de 16,3 milhões de euros, este é o primeiro troço da via que, no futuro, ligará Murça a Miranda do Douro, cruzando vários concelhos dos distritos de Bragança e Vila Real. 
A inauguração oficial teve lugar na quarta-feira, e contou com a presença de vários membros do Governo, nomeadamente o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, do secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, e ainda do ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.
Integrada na concessão do Douro Interior, a construção deste sublanço teve início há cerca de um ano. Segundo António Mendonça “contribuirá para o desenvolvimento social e económico da região”.


O autarca de Alijó corrobora desta mensagem, adiantando que “já há resultados concretos”. Na última semana várias empresas do sector dos vinhos procuraram a Câmara de Alijó, porque estão a prever a sua instalação no concelho, com novos investimentos.

Lanço do IP2, entre Trancoso e Celorico da Beira, abriu ao tráfego no passado dia 20 de Dezembro

O IC5 irá articular na zona de Vila Flor com o IP2, entre Bragança e a A25, aproximando assim todos os concelhos do Nordeste Transmontano. Os restantes troços serão inaugurados até ao final de 2011. 


O primeiro lanço do IP2 no distrito da Guarda, entre Trancoso e Celorico da Beira, igualmente integrado na Concessão do Douro Interior, abriu ao tráfego no passado dia 20 de Dezembro. As obras da concessão envolvem 201 empresas, e já criaram mais de 7500 postos de trabalho directos. O IP2 tem uma extensão de 272 quilómetros, dos quais 261 são construção nova. 


O ministro das Obras Públicas, garantiu que vão cumprir os prazos e custos da concessão. Atrasado nove meses está o Túnel do Marão, na A4, derivado de um processo em tribunal “que determinou a suspensão das obras duas vezes”, justificou Paulo Campos. 


Fonte:GL
Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário