FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"As meninas da Prevenção" no NERBA na Semana do Caloiro




Para além dos concertos, destaca-se o trabalho benemérito levado a cabo pelas “meninas da Prevenção”. As três psicólogas de serviço eram Sandra Valdemar, coordenadora da Prevenção, Helena Sá Pombares e Sílvia Rodrigues. 

O ano de 2010 celebra uma década de boas práticas que a área da Prevenção do Centro de Respostas Integradas (CRI), antigo Centro de Atendimento aos Toxicodependentes, tenta incutir aos estudantes do IPB. Nomeadamente, na Semana de Recepção ao Caloiro e na Semana Académica. 

Nos últimos três anos, foi agregada, a esta iniciativa, a componente de Redução de Danos.
“Tentamos prevenir os excessos de consumos! Enquanto que, a Redução de Danos, actua quando já existe o excesso.
 Os casos mais graves, são encaminhados para a Urgência do Hospital”, informou Sandra Valdemar. Na opinião da psicóloga, as pessoas mostram-se bastante participativas e aderem, sem constrangimentos, a esta iniciativa.

Apesar de possuir uma banca própria, o CRI não fica confinado a esta, distribuindo “material preventivo” como “chamada de atenção”. Preservativos, réguas, pulseiras, pins e outros itens são oferecidos um pouco por todo o recinto, enquanto se sensibilizam os presentes e se avaliam potenciais casos de risco.

Fonte:Jornal Nordeste



Sem comentários:

Enviar um comentário