A uma semana do Natal, os lojistas queixam-se de quebras nas vendas na ordem dos 50 %
O desânimo e o pessimismo são os sentimentos demonstrados pela maioria dos lojistas de Bragança.
Mesmo com as actividades de animação promovidas pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança (ACISB), e a iluminação instalada pela Câmara, os brigantinos não se sentem estimulados a fazer compras, dizem os comerciantes.
O município investiu 50 mil euros na iluminação natalícia, o mesmo valor de 2009, mas desta vez com um reforço na zona da Braguinha e o alargamento até Vale d’Álvaro, que pela primeira vez tem luzes alusivas à quadra.
A ansiedade é latente. Há quem diga que esta é a pior quadra dos últimos anos e já se fala em catástrofe. “Há uma contenção muito grande. Há muitas notícias sobre a crise, o que alarma a população. É um efeito bola de neve porque se eu não vendo, também não vou comprar”, lamenta Aurora Fernandes, do Pronto-a-Vestir ‘Tozé’.
Nem os descontos, nem as iluminações atraem clientes ao comércio tradicional
No comércio tradicional mantém-se a prática do desconto, ‘uma atençãozinha”, garantem os empresários, que é feito na hora de aquisição. No entanto, o grosso não consegue competir com as lojas franchising, de marcas internacionais, que já iniciaram as promoções em Novembro. “No caso do pequeno comércio os saldos/ promoções fazem-nos perder dinheiro, porque temos de baixar o preço dos artigos. Em alguns casos acabamos por não ter lucro”, justificou Diana Morais, da loja de roupa para criança Jolis Mômes.
G.L.
Fonte:Jornal Nordeste
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