FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Nasceram mais crianças em 2010 no distrito de Bragança do que no ano anterior

Em 2010, aumentaram quase cinco por cento os nascimentos no distrito de Bragança.
Um número que vem contrariar a tendência de descida.
No ano passado, o Centro Hospitalar do Nordeste registou 636 nascimentos na maternidade de Bragança, mais 29 do que no ano anterior.
 O que corresponde a um aumento de 4,7 por cento.
E superam mesmo os 626 nascimentos registados em 2008 e os 572 de 2007, o ano a seguir ao encerramento da maternidade de Mirandela e em que o serviço passou a funcionar apenas em Bragança.

O director clínico, Sampaio da Veiga, atribui esta subida a um aumento de confiança das grávidas do distrito nos serviços do CHNE, sobretudo as de Mirandela.

“Após uma fase mais ou menos crítica, devido à junção das maternidades de Mirandela e Bragança, há uma reacção positiva dos casais do Nordeste para se deslocarem a Bragança com um à-vontade que anteriormente não existia, fruto de vícios e localismos ou influências que médicos e outras entidades podem, localmente, exercer. Mas as pessoas já perceberam que em Bragança passaram a ter todas as condições fundamentais para que os seus partos decorram com toda a qualidade”, explica o director clínico do CHNE.

Sampaio da Veiga aponta a presença constante de um cirurgião e outro em prevenção como uma das evoluções. Mas garante que as melhorias no serviço não se ficaram por aí.

“Somos dos poucos hospitais do país que executa todo o estudo ecográfico da gravidez. Desde há dois anos que contratámos um especialista que faz as ecografias morfológicas”, sublinha.

O director clínico do CHNE sublinha ainda que o maior acompanhamento que agora é feito durante a gravidez também contribuiu para ajudar a criar um sentimento de confiança nas pessoas.

“É evidente que as grávidas são atendidas durante toda a gravidez quer pelos centros de saúde quer pelas unidades hospitalares de Bragança e Mirandela. Tudo isto contribui para reforçarmos a tendência que se viveu no país e termos uma subida no número de partos em 2010”, conclui Sampaio da Veiga.
 Recorde-se que em Portugal também se espera um aumento do número de nascimentos em 2010.
Apesar de as contas ainda não estarem feitas, os primeiros números apontam para um aumento de cerca de mil nascimentos.


 No distrito de Bragança houve mais cerca de 30 nascimentos do que em 2009.
Mas, mesmo assim, o distrito ainda ficou aquém dos 712 nascimentos registados em 2006.


Escrito por Radio Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário