FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Montaria rendeu 11 javalis na Zona de Caça Municipal de Sambade, no concelho de Alfândega da Fé

11 javalis foram abatidos, no passado dia 8, na Zona de Caça Municipal de Sambade, no concelho de Alfândega da Fé.
Os caçadores, oriundos de diversos pontos da zona Norte, rumaram ao Nordeste Transmontano, para um dia de convívio. 
“Ficamos muito satisfeitos com o número de animais mortos, que varia de ano para ano. Já aconteceu matarmos 12, mas também já tivemos anos com oito”, conta o presidente da Junta de Freguesia de Sambade, Carolino Pimentel.


A mancha foi definida na zona de Caça Municipal de Sambade, onde abundam castanheiros bravos e sobreiros, que são fontes de alimento para estes animais. “ Estimamos que nesta zona existem cerca de 70 porcos. Muitos fugiram, mas acreditamos que na próxima montaria, que poderá realizar-se já no próximo mês, vamos ter um maior número de pessoas”, realça o autarca.


Esta montaria, organizada pe­la Associação Florestal de Trás-os-Montes e pela Junta de Freguesia de Sambade, contou com 90 participantes.
Antes de partir para o terreno, os caçadores aconchegaram o estômago com produtos tradicionais, como chouriça assada, alheira, presunto e queijo, seguindo-se uma sopa de batata e cebola.
Depois da caçada, foi servido o almoço, por volta das 15 horas, onde não faltou a vitela e o frango estufado.
Apesar da chuva que caiu durante a manhã, Carolino Pimentel afirma que as condições climatéricas não dificultaram a vida aos caçadores, auxiliados por seis matilhas.
No final, os animais foram vendidos em leilão, tendo rendido, no total, 1700 euros.


Por: Teresa Batista
Jornal Nordeste

1 comentário: