FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Vencedores do campeonato de chegas de touros são animais oriundos do concelho de Vinhais




O espectáculo das lutas entre os animais animou as mais de duas mil pessoas que se deslocaram ao chegódromo de Vinhais para assistir à final do Campeonato de Chegas de Touros. Depois de cerca de dois meses de lutas entre animais de raça mirandesa, os touros ainda tiveram força para mostrar a sua valentia, no passado dia 16. Em causa estavam prémios avultados, que os criadores queriam alcançar através da bravura dos seus animais.
Os primeiros lugares foram conquistados por touros oriundos de Mofreita e Quintela, duas freguesias do concelho de Vinhais. Os criadores da terra não deixaram cair os melhores prémios em mãos alheias, tendo levado para casa montantes no valor de 6.000 euros (touros com mais de 5 anos) e 4.000 euros (touros até 5 anos).
Naquela que foi a última festa do Mundo Rural desta temporada, assistiu-se a duas finais com chegas de grande qualidade e intensidade. Encontrar o campeão não foi tarefa fácil, devido à resistência demonstrada pelos animais. No entanto, os vencedores conseguiram mostrar mais valentia ao derrotarem o adversário.
Depois de alguns minutos em praça, o “Patóco” foi o primeiro animal a sair vencedor no campeonato, derrotando o “Pardal” nos touros até cinco anos. Na última luta do dia, o “Pinheiro” e o “Ferreiro” ainda hesitaram, mas, da segunda vez que os animais se desafiaram, o “Pinheiro” fez sobressair a sua valentia.

Campeonato vai voltar no próximo ano com os trabalhos no chegódromo de Vinhais já concluídos

No final, o administrador da empresa PRORURIS, Carlos Silva, fez um balanço positivo do 1º campeonato de chegas realizado em Trás-os-Montes. “ Nestes oito domingos de chegas passaram pelo chegódromo de Vinhais mais de 7 mil pessoas. Assistiram famílias inteiras, algo só possível num recinto que reúne todas as condições de conforto e segurança para quem assiste, para os criadores e para os próprios animais”, reforça o responsável.
Carlos Silva lembra que a praça de touros de Vinhais só será concluída no próximo ano, mas já reúne todas as condições de segurança para a realização de eventos com animais.
Quanto ao campeonato, o responsável garante que é para continuar no próximo ano, com algumas arestas limadas. “No próximo ano, pretendemos realizar o 2º Campeonato Distrital de Chegas de Touros, que poderá ter algumas alterações ao nível do regulamento, de forma a tornar o campeonato ainda mais competitivo”, desvenda Carlos Silva.
Recorde-se que pela primeira edição do campeonato passaram 23 animais de raça mirandesa, oriundos dos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Vimioso e Vinhais.


Por: Teresa Batista - Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário