FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A Puebla da Sanabria comemorou, mais uma edição das Fiestas de las Victorias

A Puebla da Sanabria comemorou, entre 5 e 9 de Setembro, mais uma edição das Fiestas de las Victorias, celebradas e aplaudidas por centenas de pessoas que as consideraram um “verdadeiro sucesso”.

Em entrevista ao Jornal Nordeste, Pedro Castronuño, Conselheiro da Cultura e um dos responsáveis máximos pela organização de tamanho evento, menciona que receberam “um dos melhores desfiles de Gigantes e Cabeçudos dos últimos anos”, mostrando-se muito satisfeito pela forma como decorreram as festividades, “esta deixou de ser apenas uma festa da Comarca de Sanabria para se converter numa em que participa gente de toda a província, gente que vem de outras comunidades autónomas e muitos vizinhos portugueses, devotos da Virgem das Victorias.”
A Comparsa de Gigantes e Cabeçudos é um dos maiores atractivos das vitoriadas festas, o desfile, encabeçado pelo “Negro” e a “China”, entusiasmou todos os presentes que contemplaram uns gigantes que dançam pelas ruas da vila há 161 anos nas populares festas sanabresas. Seguiram-se os gigantes, o “Rey” e a “Reina”, o “Sanabrés” e a “Sanabresa”, o “Zapatero” e a “Zapatera”, e por fim, o “Conde” e a “Condesa”.

Diversidade nas festas
para todos os gostos

A combinação efectiva na Puebla da Sanabria consiste na tradição de um forte sentido religioso com um tema mais pagão, onde entram os gigantes e os cabeçudos e o fogo como substância mor do espectáculo. Desta feita, um dos momentos mais aguardados foi a actuação da Companhia de Teatro “Scura Splats”, que pelas ruas da vila presentearam residentes e visitantes com o seu show, “Factum Flama”. É de salientar também que, os mais pequenos não foram esquecidos e participaram nas tradições festivas com lides de touros de fogo infantil.
“Este ano, pensávamos ter menos gente, por coincidir apenas sábado com um dia de festa e os restantes serem durante a semana, mas a verdade é que, em todas as actividades, a participação das pessoas tem sido bastante positiva, daí estarmos contentes pela forma como tudo tem corrido, sem problemas”, sustenta Pedro Castronuño, que salienta, “a climatologia desempenhou o seu papel, esteve bom tempo e as noites quentes”.
Os dias de festa oficial e tradicional na Puebla da Sanabria são 7, 8 e 9, “sempre”, faz questão de frisar o conselheiro da cultura, “se não coincidirem com sábado ou domingo, adiantam-se ou atrasam-se para apanhar o fim-de-semana”, explica.


Fonte:Por Bruno Mateus Filena - Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário