FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Obras em Lagarelhos, Zido e Vilar de Ossos juntam população em convívio

Três aldeias em festa

Sábado foi dia de festa em Vilar de Ossos, com inaugurações nas três aldeias que compõem esta freguesia do concelho de Vinhais.

Na anexa de Lagarelhos, a igreja paroquial está irreconhecível, depois das obras que contaram com a ajuda da população e o apoio da Câmara Municipal de Vinhais (CMV) e Junta de Freguesia de Vilar de Ossos.

Além da substituição do telhado e pintura exterior, o adro foi dotado de um muro em pedra tradicional, sendo ainda calcetado e contemplado com um sistema de iluminação pública.

Recorde-se que esta intervenção insere-se na política de recuperação do património religioso que está a ser levada a cabo pela edilidade em todo o concelho.

Após a inauguração, pelo presidente da CMV, Américo Pereira, presidente da Junta, Manuel Martins, e pároco da freguesia, a população juntou-se num jantar-convívio na Casa do Povo, que ficou marcado pelos discursos dos dois autarcas.

Em Vilar de Ossos, sede da freguesia, foi inaugurado o segundo acesso alcatroado à localidade, à semelhança do que também já aconteceu em Lagarelhos, há alguns meses. Além disso, também as ligações entres os bairros da aldeia, que se encontravam em terra batida, ganharam novo piso, facilitando as deslocações da população.

Zido, por seu lado, assistiu à inauguração do largo das festas e conta com os arruamentos totalmente calcetados, fruto da estratégia de apoio ao mundo rural traçada pelo município.

À frente dos destinos da freguesia desde 2005, Manuel Martins recandidata-se à presidência da Junta, desta vez nas listas do PS, embora mantenha o estatuto de independente. O autarca, visivelmente contente, deu as boas vindas a todos aqueles que participaram nas inaugurações e no jantar de sábado. “Hoje há mais gente do que nos dias de festa”, comentava-se no adro da igreja de Lagarelhos, tantos foram os filhos da terra que decidiram regressar às origens, num dia em que o convívio aqueceu um sábado frio, que anunciou o final de Verão.

Sem comentários:

Enviar um comentário