FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

1,5 milhões para o Mundo Rural da Terra Fria

1,5 milhões de euros é o montante disponível para apoiar os projectos candidatos ao Eixo 3 do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).

Para esclarecer o público interessado em apresentar candidaturas, técnicos da Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina - CoraNE estão a levar a cabo sessões de esclarecimento nos quatro concelhos da Terra Fria.

Na passada terça-feira, em Bragança, os técnicos explicaram que esta medida contempla cinco acções, que se dirigem a agricultores, microempresas, actividades turísticas e de lazer, património rural e serviços básicos para a população rural.

A técnica da CoraNE, Manuela Morais, realça que o apoio social é a grande novidade trazida por este programa. “Na parte social podem ser financiados centros de convívio, creches, serviços de saúde, bem como serviços itinerantes de apoio social. Pode ser financiada a construção, o equipamento ou o projecto na totalidade”, explicou a técnica.

Apesar da expectativa à volta da parte social, Manuela Morais afirma que as intenções de candidatura das pessoas que já procuraram a CoraNE são investimentos em turismo rural e de habitação. “Já há bastantes pessoas interessadas. Durante cerca de 3 semanas fomos contactados por cerca de 50 pessoas”, enalteceu a oradora.

Também o técnico Francisco Torrão salientou que estas sessões de esclarecimento surgem antes de ser aberto o prazo de candidaturas, que vai decorrer de 21 de Setembro a 23 de Outubro.
Os destinatários do programa são instituições, pessoas a título particular, associações ou autarquias.
O PRODER, disponível até 2013, vai abrir três períodos de candidaturas por ano.

Por: Teresa Batista - Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário