Património arqueológico e arquitectónico, festas e tradições, história e cultura. Estes são, apenas, alguns dos motivos que levam um sem-número de turistas a passarem, todos os meses, pelo concelho de Vinhais.
Para ajudar a conhecer ao pormenor a região, a Câmara Municipal local (CMV) e a CoraNE lançaram o Guia do Ecomuseu de Vinhais que, ao longo de mais de 100 páginas, são destacados alguns dos recursos naturais e turísticos do concelho.
“É um livro que tem todos os aspectos dos oito núcleos da região, por isso fala da arqueologia, história, cultura, lendas e tradições, actividades económicas, museus”, adiantou o vice-presidente da CMV, Roberto Afonso.
Assim, o Guia do Ecomuseu descreve, com o auxílio de mapas, alguns dos templos religiosos espalhados por freguesias e vila, bem como casas senhoriais e brasonadas, vestígios arqueológicos, actividades artesanais e profissões tradicionais, festas e romarias, minas, locais naturais e paisagens, entre muitos outros.
“O Ecomuseu pretende destacar alguns locais e sítios de interesse e foi criado com o objectivo de as pessoas verem estes elementos no seu ambiente natural”, acrescentou o autarca.
Recorde-se que o Guia do Ecomuseu de Vinhais está disponível para consulta e venda no Posto de Turismo daquela vila transmontana.
Jornal Nordeste
Sem comentários:
Enviar um comentário