FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Produtores de gado podem estar a ser enganados

Um professor da Escola Superior Agrária de Bragança denuncia a existência de uma burla que tem estado a afectar produtores de gado do Nordeste Transmontano.

A situação estará a acontecer aproveitando a realização de um projecto de marcação por GPS dos animais no distrito de Bragança.
Os casos já foram comunicados às autoridades.

Os casos de burla detectados estão relacionados com Projecto Internacional com a Junta de Castilha e Leon, Direcção Nacional de Veterinária e Escola superior Agrária de Bragança (que faz o trabalho de campo), na marcação por GPS, dos locais onde estão os animais e quantos são.

Um processo que poderá ter grande utilidade num hipotético cenário de epidemia

“O objectivo da marcação é, por um lado, saber exactamente quantos animais existem de cada espécie, concelho a concelho, aldeia a aldeia. Saber o número total e a sua distribuição. No caso de haver uma epidemia, sabe-se exactamente onde estão os animais.”

No entanto, Álvaro Mendonça, professor da escola Superior Agrária de Bragança, revela que durante a visita de várias técnicas, ao concelho de Mirandela, foram detectados alguns casos de alguém que se faz passar por elementos do projecto e que pedem dinheiro às pessoas para fazer este trabalho.

“A GNR já foi avisada. Já foi feito também um pedido à Direcção Geral de Veterinária para avisar os presidentes de Juntas do que se está a passar para as pessoas não serem lesadas e levarmos o nosso trabalho a bom porto. Se as pessoas forem lesadas, quando aparecerem lá os colaboradores, podem ser maltratados por serem confundidos com as pessoas que fizeram a vigarice.”

Álvaro Mendonça enumera três pontos essências para que as pessoas não caiam nesta burla.

“Estão identificadas com um crachá na lapela, com o nome e o símbolo oficial da Escola Agrária. Também não cobram dinheiro pelo serviço e são sempre acompanhadas por gente da aldeia.”

Fica o alerta de mais uma burla na região, desta vez alguém anda a fazer-se passar por técnico da Escola Superior Agrária de Bragança, e assim extorquir dinheiro às pessoas.

Fonte:Rádio Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário