FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Estrada Bragança-Dine aguarda propostas de empresas para começar a estrada.

Concurso público para a requalificação da estrada nacional já foi publicado em Diário da República

Já foi lançado o concurso público para a requalificação da estrada nacional 308-3, que liga Bragança a Dine, no concelho de Vinhais.

O prazo para entrega de propostas é de dois meses, sendo que depois da selecção haverá 300 dias para executar a obra.

O anúncio foi feito pelo ainda Governador Civil, Jorge Gomes, no passado dia 11 de Julho, em Carragosa, tal como tinha sido prometido há uns meses atrás, aquando do anúncio da repavimentação da estrada.

Jorge Gomes quis “prestar contas” às populações servidas por aquela estrada e ao Movimento de Cívico de Utentes, que encabeçou a “luta” pela requalificação daquele acesso, tendo mesmo promovido uma manifestação naquela localidade contra o estado de degradação da via.

À comunicação social, Jorge Gomes disse apenas que este foi o “terminar de um processo”. A obra, numa extensão de 26 quilómetros, prevê trabalhos de terraplenagens, drenagem, pavimentação, e outras obras acessórias, num total de 2,5 milhões de euros.

Paralelamente, o Governo já se comprometeu a alargar as pontes, estando o estudo em fase de execução. Depois de anos e anos a reivindicar a melhoria daquele acesso, a pergunta dos populares impunha-se: “mas porquê só agora?” À questão Jorge Gomes quis responder com uma nova pergunta: “mas porque é que não foi há 20 anos?”; e deixou nova resposta. “Foi agora. Alguém trabalhou, abdicou do seu tempo e teve um papel extraordinário nisto. A estrada estava prevista em calendário pelas Estradas de Portugal, foi só uma questão de antecipação e de prioridades”, apontou.

Jorge Gomes garantiu ainda que “não é preciso fazer movimentos para conseguir estradas”, pese embora o mau estado em que se encontram muitas vias nacionais por todo o distrito.

O ainda governador civil justificou que todas essas estradas, como a do Penacal e outras, se encontram nos planos mas, por vezes, “com uma prioridade que não é a nossa”.

Por seu lado, o presidente do Movimento Cívico de Utentes, Carlos Fernandes, não deixou de referir a contradição de sentimentos – orgulho e revolta.

“Estou contente, enquanto cidadão que passa por esta estrada e enquanto presidente do Movimento. Sinto-me orgulhoso, mas também revoltado porque teve de se criar um Movimento para termos uma estrada e abrirem um concurso”, apontou. Sem deixar de lamentar a inércia dos vários presidentes de junta, de câmara, governadores civis, deputados e outros brigantinos, enquanto membros de Governo, Carlos Fernandes quis apenas frisar que fez o que fez pelas populações locais, sem qualquer tipo de “politiquice”. “Dei o primeiro passo e tive de pensar numa história destas para conseguir isto.

Pelos vistos houve quem ficasse incomodado, mas o importante é termos conseguido”, lançou
. O presidente do Movimento Cívico de Utentes deixa agora o alerta para a possibilidade de aparecerem outros movimentos alegadamente a favor do ambiente e contra a requalificação da estrada, dado que a mesma atravessa o Parque Natural de Montesinho.

Carlos Fernandes garante que a obra não irá atingir “santuários ecológicos, lençóis freáticos ou espécies raras”, até porque a única espécie rara na zona são mesmo os cidadãos.

O presidente do Movimento quer, por isso, deixar já o alerta: “nós não queremos que ninguém nos venha aqui ensinar como devemos viver e, a partir do momento que alguém tente algo parecido com o que aconteceu no Baixo Sabor, terá que se ver com esta população toda”.

Fonte:Mensageiro de Bragança

Como já referi num post antigo , esta estrada que há muito tempo que devia estar no topo das prioridades dos politicos da nossa região, e como tal já deveria ter sido melhorada mas como ainda estamos á espera , só nos resta esperar e que não se demorem muito, porque todas as aldeias, e toda a gente que passa por lá já aguentou tudo e teve muitos prejuizos materiais , já para não falar no tempo perdido que é ouro hoje em dia..

Por favor comecem lá as obras, porque nós já estamos fartos de passar numa estrada do tempo do Salazar.


1 comentário:

  1. Parabéns pelo blog e por divulgarem o Nordeste!
    Continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar