FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Duas mil pessoas enchem Chegódromo na 21ª Grande Corrida da CAP

Foi em ambiente de festa que duas mil pessoas trocaram a frescura das praias fluviais e o convívio à beira-rio pelo calor do Chegódromo de Vinhais para assistirem à 21ª da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a primeira que se realizou na região.

Após as cortesias, que decorrem antes do início da corrida e durante as quais todos os intervenientes cumprimentam o público e figuras ilustres, a entrada elegante e triunfal de um dos mais conhecidos cavaleiros do mundo tauromáquico, Joaquim Bastinhas, originou sons de exclamação por parte do público.

Depois do cavaleiro cravar diversas farpas no dorso do imponente touro da ganadaria de Vinhas, foi a vez do bandarilheiro mostrar os seus dotes com o capote colorido que atraiu o animal e o levou a posicionar-se para a pega dos forcados de Caldas da Rainha.

Eis uma luta que se baseia no confronto físico entre o grupo de forcados, que entrou na arena com o objectivo de imobilizar o touro à força de braços, e que termina com um dos homens a segurar no rabo do animal.

O quadro repetiu-se com a entrada dos cavaleiros Marcos Bastinhas e Isabel Ramos e dos forcados de Caldas da Rainha e de Évora.

Organização considera que 1ª Corrida de Touros em Vinhais foi “um sucesso”

Apesar de ter sido a primeira vez que um evento do género decorreu na vila, a afluência do público deixou satisfeitos a Câmara Municipal de Vinhais (CMV) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural de Vinhais – Proruris, que organizaram a Corrida de Touros.

“Depois do fumeiro e das castanhas, este é mais um desafio que Vinhais vence, pelo que estamos muito contentes por termos quase a casa cheia para a primeira Corrida de Touros que decorre na região”, adiantou o presidente da CMV, Américo Pereira.

Além de “colocar” Vinhais no circuito tauromáquico, o autarca acredita que a Corrida de Touros pode contribuir para promover o concelho. “Uma iniciativa destas é sempre muito importante, pois traz gente de muitos lugares e cria riqueza e movimento a Vinhais”, salientou o edil.
Já para Carlos Silva, administrador da Proruris, este espectáculo é o princípio de muitos do género na região. “Esperamos que Vinhais possa vir a ser uma referência da tauromaquia, pelo que se preparou muito bem para receber este evento e ainda vai melhorar”, avançou o responsável.

Esta ideia é defendida, também, pelo presidente da CAP, João Machado. “As corridas estão para ficar em Vinhais”, uma vez que encontraram “muitos adeptos na região, o que se pode comprovar pela afluência do público”, concluiu.


Por: Sandra Canteiro/Nordeste

Não se esqueçam que foi na Moimenta, já há uns anos que as primeiras corridas se fizeram, em dois anos, na altura da Feira Franca, com a construçaõ de uma arena no campo de futebol que enchei com cerca de 3000 pessoas.

Nós fomos os primeiros mas acho muito bem que Vinhais aposte neste tipo de espetáculo.

Tudo que seja para trazer gente para o concelho é bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário