FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fuzileiros “desembarcam” em Bragança

Hércules C130 da Força Aérea aterrou no aeródromo para “extrair” oito operacionais.










Hércules C130 da Força Aérea aterrou no aeródromo para “extrair” oito operacionais
De 28 de Março a 08 de Abril, a Força Aérea Portuguesa (FAP) realiza o exercício Real Thaw 11 (RT11). As acções desenrolam-se, em grande parte, na região de Monte Real e Covilhã, mas também em Bragança, onde um Hércules C130 aterrou no aeródromo municipal.

Num cenário de guerra simulado, a aeronave procedeu à extracção de oito militares, divididos por dois jipes Land Rover Defender, pertencentes ao Destacamento de Acções Especiais da Marinha.

Esta foi, apenas, uma pequena parte do exercício de 12 dias. À semelhança de outros anos, para além das forças nacionais (FAP, Marinha e Exército) participam no RT11 forças dos Estados Unidos da América, da Bélgica e Espanha. O seu objectivo visa facultar treino ao nível táctico às forças participantes para testar o seu nível de aprontamento e performance num teatro de operações militares dinâmico e actual nos mais diversos quadros de cooperação internacional da Aliança Atlântica (NATO) e União Europeia (UE).

Não se trata, apenas, de obter um ambiente idêntico ao das actuais operações militares internacionais, como, também, de proporcionar interoperabilidade entre países e respectivos meios.

Apesar de coordenado a partir da Base Aérea N.º5, em Monte Real, este exercício táctico da FAP desenrola-se na região da Covilhã, Penamacor, Seia, Bragança, Monfortinho e Meimoa.

Participam no exercício militares e aeronaves das Forças Aéreas de Portugal, Bélgica, Espanha, um avião de guerra electrónica (FALCON 20) do Reino Unido, um destacamento do Exército Português, bem como forças da Marinha Portuguesa.

Fonte:Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário