Hércules C130 da Força Aérea aterrou no aeródromo para “extrair” oito operacionais.
Hércules C130 da Força Aérea aterrou no aeródromo para “extrair” oito operacionais
De 28 de Março a 08 de Abril, a Força Aérea Portuguesa (FAP) realiza o exercício Real Thaw 11 (RT11). As acções desenrolam-se, em grande parte, na região de Monte Real e Covilhã, mas também em Bragança, onde um Hércules C130 aterrou no aeródromo municipal.
Num cenário de guerra simulado, a aeronave procedeu à extracção de oito militares, divididos por dois jipes Land Rover Defender, pertencentes ao Destacamento de Acções Especiais da Marinha.
Esta foi, apenas, uma pequena parte do exercício de 12 dias. À semelhança de outros anos, para além das forças nacionais (FAP, Marinha e Exército) participam no RT11 forças dos Estados Unidos da América, da Bélgica e Espanha. O seu objectivo visa facultar treino ao nível táctico às forças participantes para testar o seu nível de aprontamento e performance num teatro de operações militares dinâmico e actual nos mais diversos quadros de cooperação internacional da Aliança Atlântica (NATO) e União Europeia (UE).
Não se trata, apenas, de obter um ambiente idêntico ao das actuais operações militares internacionais, como, também, de proporcionar interoperabilidade entre países e respectivos meios.
Apesar de coordenado a partir da Base Aérea N.º5, em Monte Real, este exercício táctico da FAP desenrola-se na região da Covilhã, Penamacor, Seia, Bragança, Monfortinho e Meimoa.
Participam no exercício militares e aeronaves das Forças Aéreas de Portugal, Bélgica, Espanha, um avião de guerra electrónica (FALCON 20) do Reino Unido, um destacamento do Exército Português, bem como forças da Marinha Portuguesa.
Fonte:Jornal Nordeste
Sem comentários:
Enviar um comentário