FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Corrida da Rosca mantém-se em Penhas Juntas

A Corrida da Rosca é uma tradição pascal que ainda se mantém em Penhas Juntas, no concelho de Vinhais.







A Corrida da Rosca é uma tradição pascal que ainda se mantém em Penhas Juntas, no concelho de Vinhais. Antigamente, esta iniciativa reunia o povo todo e era a juventude que participava nas corridas. Quem chegasse à meta em primeiro lugar recebia os brindes recolhidos durante a Visita Pascal.

Actualmente, a tradição mantém-se, mas são sobretudo as crianças que aderem a esta brincadeira a que a população gosta de assistir.
“É uma tradição muito antiga que se faz na segunda-feira a seguir à Páscoa, depois da bênção das casas. Eu também costumava participar todos os anos. É uma competição saudável e as pessoas divertem-se e passam uma tarde agradável”, salienta o presidente da Junta de Freguesia de Penhas Juntas, Miguel Linhas.

Maria Fernanda recorda os tempos de juventude em que corria para ganhar o prémio e conta um episódio em que valeu tudo para chegar à meta em primeiro lugar. “Lembro-me de um ano em que ia eu e a minha cunhada e ela ia-me a ganhar, então puxei-lhe pelo vestido e desapertei-lho”, conta esta habitante de Penhas Juntas.
Actualmente, as crianças são os principais adeptos da Corrida da Rosca. “Agora as raparigas e os rapazes novos parece que têm vergonha. No meu tempo corria toda a gente”, afirma Ana Afonso, de 77 anos.

A Visita Pascal, que ainda se mantém nesta aldeia do Nordeste Transmontano, impulsiona a Corrida da Rosca, visto que os brindes oferecidos aos melhores “atletas” são doados pelo povo ao Compasso. “As pessoas querem que, pelo menos uma vez por ano, lhe visitem as casas. É uma tradição que não querem deixar perder”, enaltece o autarca.

Durante a Quaresma, a população de Penhas Juntas também se costuma reunir para rezar na Via Sacra.

Durante este período religioso, há um dia em que as pessoas se deslocam da igreja matriz até à capela de S. Sebastião a fazer as suas orações.

Por: Teresa Batista- Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário