FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

domingo, 24 de janeiro de 2010

Em Gimonde, um grupo de amigos faz o registo dos porcos que passam à História




Matança em acta!

Manhã cedo começaram os convivas a chegar ao local da festança e tinha início o pequeno-almoço reforçado, para que os amantes do bem comer fossem tomando assento na grandiosa mesa da Quinta das Covas, em Gimonde.

Os homens da casa iam cuidando de todos os pormenores, para que nada faltasse à mesa. O bicho chegou, o mestre tomou posição para que o animal não tivesse uma morte lenta e, de um pronto golpe, deu por finda a vida do porco que encheria a mesa dos comensais.
Numa azáfama constante, para que nada ficasse esquecido na despensa das receitas, a família e staff de Alberto Fernandes caprichou no serviço, numa constante descoberta da nossa gastronomia, onde não faltaram as saborosas cascas.
Mais de 60 pessoas foram convidadas a participar neste banquete, todos eles apreciadores do bem comer e beber, coroando de êxito a despedida do bicho.
Tal como habitual, a acta do festim será lavrada, para que a memória não falhe e os vindouros saibam como se faziam as matanças do porco no antigamente. Ou será que vai nascer aqui a Confraria do Porco? Fica a ideia.
Para ver mais fotos desta matança carregue no link que se segue:

http://www.flickr.com/photos/42865315@N03/sets/72157623137311495/show/

Por: Orlando Bragança - Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário