FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

sábado, 16 de janeiro de 2010

GNR trava membros da ETA



Militares da GNR detiveram, por volta das 22 horas do passado sábado, em Torre de Moncorvo, dois presumíveis terroristas, alegadamente membros da Organização Separatista Basca (ETA). O alerta foi dado às autoridades portuguesas, após o furto de uma viatura todo-o-terreno que se encontrava em missão de patrulhamento com elementos da Guardia Civil espanhola, na zona de Bermilho de Sayago (Zamora),

De imediato, “todas as patrulhas da GNR que andavam no terreno foram informadas e mobilizadas”, explicou o tenente-coronel Fernandes, da GNR.
Os suspeitos terão entrado me Portugal pela fronteira de Bemposta e, já na área de Mogadouro, a viatura roubada aos agentes espanhóis vista a circular a alta velocidade. As autoridades ainda tentaram barrar o caminho ao suspeito, mas teve que ser efectuada uma perseguição ao veículo, que viria a ser imobilizado pelos militares, seguindo-se a detenção do condutor, “que não ofereceu resistência”, revelou o oficial da GNR.
Durante a acção ainda foram disparados dois tiros de intimidação pelos agentes e fizeram-se cerca de “150 quilómetros em uma hora”, o que prova a velocidade a que a viatura furtada seguia.
Já na zona da barragem do Pocinho, uma mulher que seguia à frente numa outra viatura, uma Opel de matrícula francesa (ver foto), acabaria por ser detida para identificação e suspeita de ligação ao indivíduo já detido. A suspeita, que falava espanhol, apresentou documentação falsa.
Os dois detidos pernoitaram no posto da GNR de Torre de Moncorvo e abandonaram as instalações por volta 11.30 horas de anteontem em viaturas da Policia Judiciária (PJ), que seguiram para Lisboa.
Na operação estiveram envolvidos duas dezenas de militares da GNR e inspectores da PJ.

Extradição pode ser substituída por mandado de detenção

Espanha emitiu mandados de detenção internacional contra os dois alegados elementos da ETA detidos em Torre de Moncorvo.
Este procedimento que poderá facilitar a entrega do casal às autoridades do país vizinho, em vez de recorrer ao processo de extradição.
Segundo a agência Lusa, um juiz espanhol da Audiência Nacional emitiu hoje ordens europeias de detenção contra os dois alegados membros da ETA detidos na madrugada de domingo.
O magistrado emitiu as ordens para que os dois alegados terroristas, García Arrieta e Iratxe de Barron, sejam entregues à justiça espanhola no prazo de um mês.

Por: Francisco Pinto - Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário