FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

sábado, 16 de janeiro de 2010

População de Falgueiras (Vinhais) contesta restauro da imagem de Santa Luzia


Santa discórdia

Santa Luzia está no centro da polémica que tem colocado alguns habitantes de Falgueiras, na freguesia de Ervedosa (Vinhais), contra o pároco da aldeia, José Maria Vilaça.

Em causa está o restauro da imagem, efectuado no final do ano passado, e que, segundo os populares, resultou numa “transformação total da Santa”.

“Está desfigurada e com cores mais escuras”, explicou Celina Fernandes, natural de Falgueiras, mas residente em Lisboa. Quando regressou à terra na altura do Natal, esta devota nem queria acreditar no que estava a ver.

A mudança da imagem da Santa Luzia é tal, que “acredito que as pessoas que virão para a romaria (que decorre depois da Pascoa) ficarão chocadas”, garante.

Já para o pároco de Falgueiras, o assunto está encerrado. “Conversei com as pessoas ao longo do processo de restauro, fui-lhes mostrando fotografias de como estava a ficar e avisei que ia ficar diferente daquilo a que estavam habituadas”, asseverou o sacerdote.

Segundo José Maria Vilaça, a imagem de Santa Luzia de meados do século XVII, inícios do século XVIII apresentava algumas estaladelas. “Achei que tinha várias camadas de tinta, o que se confirmou depois de efectuarem uma peritagem, que comprovou que tinha policromagem por baixo”.

Na óptica do pároco, trata-se de “uma intervenção boa, que valoriza o património”, pelo que a situação já “foi resolvida”.
Assim não pensaram vários populares, que consideram o valor do restauro, cerca de 3.500 euros, exagerado e mal empregue.

Por: Sandra Canteiro - Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário