FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

domingo, 24 de janeiro de 2010

Fumadores diminuem no Nordeste



Das cerca de 150 pessoas que, durante o ano passado, frequentaram as consultas de cessação tabágica nos Centros de Saúde do Nordeste Transmontano, cerca de 20 por cento conseguiram deixar o vício.
Esta foi uma das conclusões que saiu do balanço sobre o Programa de Prevenção e Tratamento do Tabagismo, que decorreu, na passada quarta feira, em Macedo de Cavaleiros.
Tendo em conta que a média são 500 consultas por ano, o responsável do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Nordeste, António Pimentel, realça que é fundamental continuar a sensibilizar as pessoas para deixarem de fumar, recorrendo à ajuda das equipas existentes nos Centros de Saúde. Neste momento, todas as unidades disponibilizam consultas de cessação tabágica, à excepção de Alfândega da Fé e Vila Nova de Foz Côa, onde é preciso introduzir novos elementos nas equipas. Aliás, reactivar esta modalidade nestes Centros é uma das prioridades para este ano, a par do reforço da divulgação desta consulta aos utentes.
Aumentar o número de escolas com intervenção no Programa de Escolas Livres de Tabaco, bem como o número de alunos e professores envolvidos nesta iniciativa, é, igualmente uma meta a alcançar.
No que toca às actividades direccionadas para os fumadores e comunidade em geral, vão ser implementadas novas iniciativas de alerta para a problemática da doença tabágica, bem como para a necessidade de preservar o ar sem fumo.
A prevenção é, igualmente, uma palavra de ordem, pelo que os profissionais de saúde também têm o papel de alertar todos os utentes para os malefícios do tabaco, para que muitos deles nunca venham a fumar.

Por: Teresa Batista
Fonte:Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário