FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Médicos solidários regressaram à região, e a Vinhais.



Especialistas do Porto deslocaram-se a Miranda do Douro e a Vinhais para ajudar a população.

Depois de Freixo de Espada à Cinta e Mogadouro, o grupo de médicos especialistas do Porto deslocou-se, no passado fim-de-semana, a Miranda do Douro e a Vinhais, para dar consultas gratuitas à população.


O Centro de Saúde de Vinhais abriu as portas ao domingo, para que cerca de 200 pessoas pudessem ser assistidos por um especialista. Os utentes do lar também receberam a visita dos médicos, que se preocupam com a saúde dos idosos.
Dermatologia, Ortopedia, Cirurgia Vascular, Ginecologia e Urologia são as áreas de intervenção destes clínicos, que fazem uma primeira análise dos problemas e resolvem alguns casos na hora. “A nossa vinda cá permite corrigir muitas situações que necessitam, apenas, de uma primeira intervenção. Os casos que necessitam de acompanhamento serão, posteriormente, encaminhados pelos médicos de família”, salientou o dermatologista António Massa.

Quando são detectadas situações mais graves, como por exemplo cancros, os médicos fazem os possíveis para ajudar a tratar os utentes. “Esses doentes são encaminhados para o Porto. Já temos feito operações no privado sem qualquer custo para o utente”, revela o médico.

Médicos facilitam o acesso a uma consulta de especialidade aos utentes do Nordeste Transmontano

Ajudar quem mais precisa é a missão dos clínicos. “Os locais são distantes para quem vem cá, mas são ainda mais distantes para quem tem que se deslocar aos grandes centros”, reconhece António Massa.

As longas listas de espera e as centenas de quilómetros que, muitas vezes, as pessoas têm que percorrer para ter acesso a uma consulta através do Sistema Nacional de Saúde sensibilizam estes médicos. “Aquilo que nos move é ajudar gente que precisa e nem sempre tem acesso fácil às consultas de especialidade”, constata o ortopedista José Carlos Noronha.

Entre os casos detectados pelos especialistas, o clínico realça que há bastantes casos de cancro da pele e da próstata, ao passo que as artroses dominam os diagnósticos na área da Ortopedia.

Na passagem pelo Nordeste Transmontano, o grupo de médicos também deu consultas nos Centros de Saúde e de Sendim e de Miranda do Douro.


Por: Teresa Batista
Jornal Nordeste.

1 comentário:

  1. Ando a procurar datos dun medico de Moimenta nos anos da Guerra Civil en España e na posguerra (1936-1945). chamábase Garabullo ou Caramullo. Se me pode dar mais datos envieo ao mail: dsimlor@gmail.com

    ResponderEliminar