FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Distrito de Bragança perde um deputado

O distrito de Bragança vai passar a ter menos um deputado na Assembleia da República, já com efeito a partir das legislativas de 27 de Setembro.

No mapa com o número de deputados a eleger para a Assembleia da República e a sua distribuição pelos círculos eleitorais publicado, esta sexta-feira, em Diário da República, já revela que o distrito de Bragança passa de quatro para três deputados.


José António Ferreira, especialista em política institucional, explica o que está na origem desta redução, sendo que, relativamente ao mapa de Março, deste ano, o distrito perde mais de 7 mil eleitores.

“Pegamos no número de eleitores que cada distrito tem e fazemos a aplicação do método de hondt e ele vai resultar na atribuição de mandatos a eleger” refere, acrescentando que “com a perda de eleitorado que o distrito de Bragança tem vindo a registar nos últimos anos há flutuações de deputados de distrito para distrito”.


Actualmente o número de eleitores anda na ordem de 155 mil e isso “dita a atribuição de três mandatos, perdendo um deputado relativamente às últimas eleições” afirma.

Relativamente às implicações políticas desta nova realidade, José António Ferreira, considera que o principal prejudicado será o Partido Socialista, tendo em conta o histórico dos resultados eleitorais, no distrito de Bragança. “Seguramente perderá um deputado dos dois eleitos que tem actualmente, atendendo ao quadro da evolução histórica”

.

Também os partidos com menos expressão no distrito terão ainda mais dificuldade em eleger deputados.

Este especialista em política institucional considera ainda que a perda de um deputado no círculo eleitoral de Bragança terá um impacto político muito negativo reflectindo-se no menor poder reivindicativo.

Desta forma também as listas dos partidos terão de sofrer uma remodelação, passando de oito para apenas seis elementos.



Escrito por CIR/Rádio Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário