FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Magalhães não funciona em aldeias de Vinhais..Na Moimenta tambem não.Isto é uma vergonha.Claro, não há rede de telemovéis, internet móvel muito menos.




Os alunos do 1º Ciclo que vivem nas aldeias de Vinhais que aderiram ao famoso computador “Magalhães” estão limitados ao nível da pesquisa na Internet, devido à deficiente cobertura de rede móvel no Mundo Rural.

Esta questão foi levantada, na última Assembleia Municipal de Vinhais, pela Comissão Política Concelhia do PSD, que levou a votação uma moção, no sentido de alertar as entidades competentes para a necessidade de resolver o problema.

O documento, contudo, foi rejeitado por parte dos membros eleitos pelo PS e pela maioria dos presidentes de Junta.

Esta situação leva o PSD de Vinhais a responsabilizar os membros da Assembleia que votaram contra a moção pelas limitações no acesso à rede móvel por parte dos vinhaenses e dos turistas que visitam as aldeias integradas no Parque Natural de Montesinho.

Os sociais-democratas lembram, ainda, que a deficiente cobertura de rede inviabiliza a implementação de dois programas considerados fundamentais pelo Governo ao nível da Educação, nomeadamente o “e-escolas” e o “e-escolinhas”, este último ligado ao famoso computador “Magalhães”.

Aldeias turísticas integradas no Parque Natural de Montesinho sem cobertura de rede móvel.

Confrontado com esta situação, o líder da Concelhia do PS de Vinhais, Roberto Afonso, afirma que o PS também está preocupado com as falhas na cobertura da rede móvel, mas justifica o voto contra dos socialistas com o facto da Câmara Municipal de Vinhais e dos presidentes de Junta das freguesias onde se verifica esta deficiência já estarem em contacto com as operadoras para tentar resolver o problema.

“Votar a favor da moção era estar a passar por cima de todo o trabalho que já foi feito e das pessoas que têm as negociações em mãos”, realçou Roberto Afonso.

Segundo o PSD, há falta de cobertura eficaz e eficiente de rede móvel em mais de 60 por cento do concelho.

O PS apresenta uma versão diferente. Roberto Afonso afirma que “quase todas as aldeias estão cobertas pelas três operadoras, à excepção daquelas que ficam situadas em zonas mais montanhosas”.

Apesar das divergências, certo é que em freguesias como Moimenta, Montouto, Pinheiro ou Travanca há grandes dificuldades em fazer ou receber chamadas via telemóvel, pelos menos em determinadas operadoras.

Por: Teresa Baptista
Fonte:Nordeste



Esperamos, e agora falo eu, que esta situação se resolva mas muito breve, porque há anos que andamos a realizar e a receber chamadas pelas operadoras espanholas que chegam ao cúmulo de terem antenas na linha que separa os dois países.

Como existe pouca gente e a coisa não lhe parecerá rentável ainda nenhuma das 3 operadoras nacionais se dignou a colocar uma antena que cobrisse a encosta a norte da Coroa..

Num mundo que gira cada vez mais á volta da tecnologia acho uma falta de respeito, que é para não dizer mais , para com quem vive na zona sem cobertura , que é o caso da Moimenta, Carvalhas, Casares e muitas mais, já que se pretende que tenham as mesmas oportunidades e acesso á informação de igual modo para todos/as..

Eu já não pedia muito..Já nem falo em Meo, em cabo, apenas sonhava com uma antena potente, para que telemóveis e net portátil funcionassem..

Será que é pedir muito????????????????????

1 comentário:

  1. Viva,

    vamos andar a passear por esses lados dentro em breve (passeios em família!), houve melhorias na cobertura na zona? Se há coisa de que não podemos prescindir é da internet de férias...!

    ResponderEliminar