

Os alunos do 1º Ciclo que vivem nas aldeias de Vinhais que aderiram ao famoso computador “Magalhães” estão limitados ao nível da pesquisa na Internet, devido à deficiente cobertura de rede móvel no Mundo Rural.
Esta questão foi levantada, na última Assembleia Municipal de Vinhais, pela Comissão Política Concelhia do PSD, que levou a votação uma moção, no sentido de alertar as entidades competentes para a necessidade de resolver o problema.
O documento, contudo, foi rejeitado por parte dos membros eleitos pelo PS e pela maioria dos presidentes de Junta.
Esta situação leva o PSD de Vinhais a responsabilizar os membros da Assembleia que votaram contra a moção pelas limitações no acesso à rede móvel por parte dos vinhaenses e dos turistas que visitam as aldeias integradas no Parque Natural de Montesinho.
Os sociais-democratas lembram, ainda, que a deficiente cobertura de rede inviabiliza a implementação de dois programas considerados fundamentais pelo Governo ao nível da Educação, nomeadamente o “e-escolas” e o “e-escolinhas”, este último ligado ao famoso computador “Magalhães”.
Aldeias turísticas integradas no Parque Natural de Montesinho sem cobertura de rede móvel.
Confrontado com esta situação, o líder da Concelhia do PS de Vinhais, Roberto Afonso, afirma que o PS também está preocupado com as falhas na cobertura da rede móvel, mas justifica o voto contra dos socialistas com o facto da Câmara Municipal de Vinhais e dos presidentes de Junta das freguesias onde se verifica esta deficiência já estarem em contacto com as operadoras para tentar resolver o problema.
“Votar a favor da moção era estar a passar por cima de todo o trabalho que já foi feito e das pessoas que têm as negociações em mãos”, realçou Roberto Afonso.
Segundo o PSD, há falta de cobertura eficaz e eficiente de rede móvel em mais de 60 por cento do concelho.
O PS apresenta uma versão diferente. Roberto Afonso afirma que “quase todas as aldeias estão cobertas pelas três operadoras, à excepção daquelas que ficam situadas em zonas mais montanhosas”.
Apesar das divergências, certo é que em freguesias como
Moimenta, Montouto, Pinheiro ou Travanca há grandes dificuldades em fazer ou receber chamadas via telemóvel, pelos menos em determinadas operadoras.
Por: Teresa Baptista
Fonte:Nordeste
Esperamos, e agora falo eu, que esta situação se resolva mas muito breve, porque há anos que andamos a realizar e a receber chamadas pelas operadoras espanholas que chegam ao cúmulo de terem antenas na linha que separa os dois países.
Como existe pouca gente e a coisa não lhe parecerá rentável ainda nenhuma das 3 operadoras nacionais se dignou a colocar uma antena que cobrisse a encosta a norte da Coroa..
Num mundo que gira cada vez mais á volta da tecnologia acho uma falta de respeito, que é para não dizer mais , para com quem vive na zona sem cobertura , que é o caso da Moimenta, Carvalhas, Casares e muitas mais, já que se pretende que tenham as mesmas oportunidades e acesso á informação de igual modo para todos/as..
Eu já não pedia muito..Já nem falo em Meo, em cabo, apenas sonhava com uma antena potente, para que telemóveis e net portátil funcionassem..
Será que é pedir muito????????????????????