O PSD de Vinhais quer impugnar as eleições autárquicas nas mesas de voto e um e dois, colocadas na câmara municipal.
Tudo por causa de uma câmara de vigilância que segundo os sociais-democratas estaria apontada para o local onde eleitores exercem o direito de voto.
“As duas secções de voto funcionam no hall de entrada da câmara municipal e um eleitor alertou para o facto de uma câmara de vigilância estar a cobrir a área, nomeadamente por detrás dos eleitores, podendo filmar o sentido de voto das pessoas” refere o mandatário da candidatura do PSD à câmara de Vinhais.
“Nesse momento um delegado do PSD fez uma reclamação junto da mesa, a votação esteve interrompida cerca de 45 minutos, tendo prosseguido às 14 horas” acrescenta António Silva salientando que “a câmara foi tapada”.
Ainda assim os sociais-democratas vão avançar com uma acção de impugnação do acto eleitoral porque “a simples presença da câmara já condiciona o sentido de voto e não se pode eliminar o que aconteceu até às 13H15” afirma. “Alertámos a Comissão Nacional de Eleições e estamos a estudar com juristas do partido a forma mais adequada de impugnar as eleições”.
A GNR não tomou conta da ocorrência por não ter legitimidade para entrar numa assembleia de voto sem solicitação do presidente da mesa.
O responsável não quis prestar qualquer declaração sobre o assunto.
A câmara municipal de Vinhais está equipada com câmaras de vigilância cujo sistema é controlado por uma empresa de segurança, mas ao que a Brigantia apurou, o equipamento instalado não terá definição suficiente para captar o sentido de voto dos eleitores.
O presidente da câmara de Vinhais e candidato do PS, Américo Pereira, recusou-se a fazer qualquer comentário mas salientou que as câmaras de vigilância já lá estavam nos actos eleitorais anteriores.
Fonte:Rádio Brigantia
Diz o Presidente da câmara de Vinhais "que as câmaras de vigilância já lá estavam nos actos eleitorais anteriores"... Não nos esqueçamos que esta câmara já é do PS há mais de 12 anos!!!!!!!!!!!!!
ResponderEliminar