Veja a noticia toda já a seguir.
O governo espanhol não tem qualquer previsão para dar seguimento à A11, entre Zamora e a fronteira de Quintanilha (Bragança).
A revelação foi feita pelo presidente da Diputación de Zamora, Fernando Maillo, durante uma visita que o Município de Bragança promoveu às obras da Auto-Estrada Transmontana, na passada sexta-feira, com a presença de várias entidades e autarcas espanhóis.
Recorde-se que a A11, também conhecida como “Autovia del Duero”, já liga Valladolid a Zamora desde o ano passado, mas o percurso até à fronteira continua a ser feito pela Nacional 122.
Fernando Maillo explica as razões do impasse, após um período o estudo de impacte ambiental que chegou a estar mais avançado do que no lado português. “Ainda falta o projecto de execução e o prazo de conclusão de 2014, avançado inicialmente, falhou totalmente”, considera o responsável.
Segundo o responsável, o Ministério do Fomento espanhol não responde aos pedidos de esclarecimento da Diputación de Zamora, mas é visível o atraso ou, mesmo, o abandono dos projectos que já tinham sido iniciados.
O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, aponta o dedo ao governo dos dois países. “O Governo português e o espanhol não concertaram os calendários e o plano de investimento, de forma a que esta importante via de ligação europeia fosse concretizada em simultâneo”, lamenta o edil.
Portugueses e espanhóis fazem marcha a pé para sensibilizar as autoridades dos dois países
Para reforçar a urgência da construção deste troço e 70 quilómetros da A11, portugueses e espanhóis juntam-se numa caminhada entre Bragança e Zamora, com encontro marcado para a fronteira no próximo dia 26 de Março.
“Em princípio faremos 20 quilómetros a pé entre Bragança e Quintanilha, ao passo que a marcha no lado espanhol tem início em Zamora.
Depois retomamos em Alcañices, para que a distância a pé seja equivalente e nos encontremos no mesmo momento”, explica Jorge Nunes, que já garantiu a sua participação, tal como Fernando Maillo. “Todos os cidadãos que nos queiram acompanhar podem fazê-lo”, salienta o presidente da Diputación de Zamora.
Outro dos alertas foi dado com a visita às obras da Auto-Estrada Transmontana, que estará concluída em 2012. Após a apresentação geral do projecto, a cargo da Concessionária Auto-Estradas XXI, entidades e jornalistas, portugueses e espanhóis, percorreram o troço da circular a Bragança, incluindo as principais obras de arte, que abrirá até final do corrente ano.
Por: João Campos
Jornal Nordeste
Sem comentários:
Enviar um comentário