FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Touros em combate em Vinhais - Já começou o Campeonato deste Verão de 2010

Começou em Vinhais o Campeonato Distrital de Chegas de Touros de Raça Mirandesa



No dia 17 de Julho, apesar do calor, foram muitas, ainda, as pessoas que marcaram presença no Chegódromo de Vinhais, onde se deu início, pelo segundo ano consecutivo, ao Campeonato Distrital de Chegas de Touros de Raça Mirandesa.
“Esperemos que este ano corra um bocadinho melhor. Com algumas alterações que introduzimos, julgamos que o campeonato será mais competitivo. O sucesso parece garantido, uma vez que aumentámos o número de candidatos, passámos de 23 touros no ano passado para 32 este ano”, revelou Carlos Silva, administrador da PRORURIS (Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural de Vinhais), a entidade organizadora do evento.
No próximo sábado, a 24, terminar-se-á o apuramento dos 8 touros finalistas de cada escalão para quartos de final, meias-finais e final, através de um sistema de eliminação introduzido, apenas, neste campeonato, em que o touro derrotado sai imediatamente.



De acordo com o responsável das Chegas, os animais não sofrem qualquer tipo de lesão. “Os touros disputam, entre si, a prevalência em praça, a força, a valentia, a destreza e a bravura. Quando o animal sente não ter condições para vencer, normalmente, dá-se por vencido e o confronto termina por aí, sem problemas”, afiançou Carlos Silva. Autênticas provas de esforço para animais que conseguem atingir um peso superior a uma tonelada.


De salientar que, a 31 de Julho, haverá um espectáculo com touros e anões e, no dia 14 de Agosto, às 17:30, acontecerá uma grande corrida de touros com a consagrada Ana Baptista, que faz 10 anos de alternativa, Filipe Gonçalves, “O Furacão do Algarve”, e Mateus Prieto, uma jovem promessa do toureio a cavalo. Marcarão presença, também, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e o Grupo das Caldas da Rainha, que integra alguns transmontanos. No dia seguinte, domingo, serão as meias-finais das Chegas de Touros e, a 22 de Agosto, acontecerá a Grande Final.


O início de uma chega que ultrapassou os 7 minutos e que deixou o derrotado (à esq.) a cambalear.

Fonte:Jornal Nordeste - Bruno Mateus Filena

Sem comentários:

Enviar um comentário