FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Empresários acusam Câmara de “concorrência desleal”

Empresários do sector turístico do concelho de Vinhais acusam a Câmara Municipal de fazer concorrência desleal, ao praticar preços mais baixos nos bungalows do Parque Biológico e na hospedaria de Rio de Fornos.

Ao que o Jornal Nordeste conseguiu apurar, há 5 empresários descontentes com a política da Câmara para o Turismo, mas apenas 2 dão a cara.

Fernando Costa, proprietário das Casas de Casares, é um deles.

A título de exemplo, enquanto uma noite nesta unidade de Turismo de Aldeia custa entre os 75 e os 100 euros, num bungalow do Parque Biológico, com capacidade para quatro pessoas, é possível ficar alojado por 45 euros/noite. Já na Hospedaria de Rio de Fornos, os preços oscilam entre os 25 euros, em quarto duplo, e os 10 euros em camaratas.
“Não podemos competir com a Câmara a nível de preços. Os bungalows não têm a qualidade das nossas casas, mas nos tempos que correm as pessoas olham mais ao preço”, lamenta Fernando Costa, o proprietário das casas de Casares.
Na óptica deste operador, a Câmara está a fazer concorrência aos empresários do sector que já estavam instalados no concelho.

Esta posição é partilhada por Armindo Alves, proprietário da Residencial Cidadela Transmontana, que também já teve uma casa de turismo rural no Pinheiro Novo. “É concorrência desleal porque nós pagamos impostos e a Câmara não paga. Quando abriram a hospedaria disseram que era para estudantes, mas eu passo lá ao fim-de-semana e estão lá carros que não são de estudantes. Fazem uso daquilo como se fosse um hotel”, denuncia o empresário.

Armindo Alves realça que a Câmara aluga um bungalow com capacidade para quatro pessoas ao preço de uma dormida na sua residencial. “Quem mais sofre são os proprietários das casas de turismo rural, mas eu também sou prejudicado. A casa do Pinheiro vendi-a, mas tenho mais duas para adaptar para Turismo Rural”, realça o empresário.

Presidente da Câmara convida os empresários locais a seguirem o exemplo da autarquia.

Fernando Costa acusa, ainda, a autarquia de não organizar acções de promoção conjunta com os operadores turísticos do concelho. “Que acções de promoção têm sido feitas pela Câmara para promover as unidades turísticas do concelho nas agências de viagens dos grandes centros e do mercado estrangeiro com apetência pelo Turismo de Natureza? Já estive 2 anos nas Feiras Internacionais de Madrid, Valladolid, Zamora e Barcelona, mas foi a expensas próprias”, enfatiza o proprietário das casas de Casares.

O empresário pondera mesmo vender aquela que é a única unidade de Trás-os-Montes e Alto Douro classificada como Turismo de Aldeia. “Estou a pensar vender as casas de tão desanimado que ando. Se não conseguir vender as cinco em conjunto, terei que as vender individualmente”, admite Fernando Costa.

A quebra nas taxas de ocupação das casas de Turismo Rural também é denunciada por outro empresário, que prefere manter o anonimato. “O negócio está mau. Os turistas não só vão para as nossas casas quando a Câmara não tem lugares disponíveis em Rio de Fornos e nos bungalows”, critica o proprietário.

Confrontado com as queixas dos empresários, o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira, lembra que é graças às actividades da empresa municipal Turimontesinho, que gere os bungalows e a hospedaria, que há afluência de turistas a Vinhais.
“Se alguém entende que estamos a fazer concorrência desleal está completamente enganado, porque os preços que praticamos não são baixos, porventura os deles é que são altos. Se as pessoas voltam, e é verdade que os bungalows têm tido uma ocupação muito grande, é porque são muito bem atendidas, são bem servidas e são preços convidativos. Os privados é que deviam seguir um pouco o nosso exemplo”, remata o edil.


Por: Teresa Batista-Jornal Nordeste

E agora falo eu.
Eu já sabia que mais tarde ou mais cedo ia "estalar o verniz" entre a Camara de Vinhais e os empresários de turismo rural.
Claro se os preços são mais baixos num sitio as pessoas geralmente vão ao mais barato , não quer dizer que seja melhor.
Eu acho que independentemente de preços tem obrigatóriamente de se fazer a promoção das casas com blogs , sites, organizar percursos pedestres , de btt, etc etc,.
Há tanta coisa que se pode fazer para aumentar e cativar as pessoas a virem para este paraiso natural que é o concelho de Vinhais e mais a zona do PNM.

Tambem acho que devia haver uma organização que junta-se todos os empresários de turismo rural e outros e que esse gabinete tinha que trabalhar a 200%, não era a 100%, porque eu estou farto de ver os outros paises a aproveitarem ao limite os seus recursos naturais, enquanto nós esperamos que as coisas caiam do céu.

È claro que já ha algum trabalho, algumas casas, algumas iniciativas , mas tudo isso é pouquissimo para o que podiamos ter.

Ai se eu tivesse poder, ideias não me faltam e acreditem, todas elas podiam e podem ser executadas , porque esse é o futuro das nossas aldeias.

Como a coisa está, isto tudo vai morrendo aos poucos , quando o potencial é tremendo, é imenso, é isso que me deixa mal, porque eu adoro a Moimenta que até não se pode queixar a nivel tùristico já que é uma das aldeias mais visitadas e com mais potencial, mas toda a outra zona que tambêm tem zonas lindas, sossego e vistas deslumbrantes.

Pensem nisto, um turista de Lisboa que venha passar dois dias a uma casa qualquer de turismo rural fica deliciado só com poder dormir sem o minimo barulho.
E o resto??????????????

Sem comentários:

Enviar um comentário