FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

terça-feira, 30 de junho de 2009

Touros têm mais adeptos que o futebol em Vinhais



Mais de 400 pessoas assistiram, anteontem, ao arranque do Campeonato Distrital de Chegas de Touro Vinhais 2009.

A iniciativa, organizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural (PRORURIS), contou com 10 chegas, num total de 20 touros, separados por dois grupos.

De um lado os touros com menos de cinco anos, do outro os touros com mais de cinco primaveras.

O campeonato funciona como uma competição de futebol e consegue, mesmo, atrair mais adeptos do que o chamado desporto-rei. “Inicialmente são atribuídos pontos e passam os dois melhores de cada grupo às fases finais. Basicamente, é como a liga dos campeões de Futebol”, explicou o administrador da PRORURIS, Carlos Silva.

A diferença é que, em vez de golos, o vencedor de cada chega é o touro que não foge do duelo. “Vence aquele que fizer fugir o outro touro na arena. Aqueles que não quiserem lutar não são obrigados e aí dá-se o empate técnico”, afiançou os responsável.

Segundo Carlos Silva, estas chegas visam apurar a bravura e a destreza, a força de cada animal aliás. “Isto remonta à sua natureza, pois quando estão no seu habitat os machos lutam para verem quem é o vencedor e que irá cobrir a fêmea”, explicou o administrador da PRORURIS.

O recinto onde decorrem as chegas ainda não está concluído, mas já reúne as condições de segurança necessárias à realização das lutas. “A Câmara de Vinhais está a fazer um esforço para que no próximo campeonato de Chegas de Touros o recinto já esteja concluído”, salientou o responsável.
De referir que há prémios para os oito melhores touros, sendo que o primeiro é no valor de 6 mil euros.


Por: Vanessa Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário