FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

30 anos de Feira do Fumeiro em Vinhais

Vinhais comemorou 30 anos de Feira do Fumeiro e deu mais um passo no desenvolvimento agro-industrial do concelho, com a assinatura do contrato PRODER para a criação duma unidade de transformação de castanha.

O financiamento foi homologado anteontem, durante o almoço de encerramento do certame, e contou com a presença do ministro da Agricultura, António Serrano.
Trata-se de um investimento de 1.251.086,38 euros, comparticipados em 498.274,03 pelo PRODER, que visa aumentar a capacidade produtiva da CACOVIN – Agro-Industrial, Lda. uma sociedade participada pela Câmara Municipal de Vinhais (CMV) e associações de agricultores do concelho.

Em termos de fumeiro, a organização decidiu homenagear as três produtoras que participam na Feira desde a primeira edição. São elas Maria do Céu Pires Rodrigues (Carvalhas), Maria Alice Gonçalves Alves (Vilar Seco) e Vera Maria Alves (Nunes).

Quanto aos prémios, Irene Pires (Gestosa) venceu o Concurso do Melhor Salpicão, seguida de Maria Helena Neves (Vilarinho de Lomba), Maria do Céu Rodrigues (Carvalhas), Deolinda Rodrigues (Prada) e Filomena Chorense (Edrosa).

Nas Cozinhas Tradicionais, Isabel Pereira (Santa Comba de Rossas) arrecadou o primeiro prémio, seguida de António Afonso (Alfaião), Manuel António Pires (Seixas), Manuel António Martins (Mós de Celas) e Firmino Medeiros (Vila Verde).

Por: João Campos - Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário