FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

sábado, 25 de abril de 2009

Lar de Idosos avança na Moimenta que prepara mais uma Feira Franca


Quem passar, neste fim-de-semana (25/26 de Abril), pela Feira Franca da Moimenta vai notar algumas diferenças nesta freguesia do concelho de Vinhais.
A principal resulta do Lar de Terceira Idade, um equipamento que começou a ser construído na passada 5Ş feira, num terreno junto ŕ escola primária.
“Trata-se de um sonho antigo de toda a populaçăo”, explica o presidente da Junta de Freguesia da Moimenta, Duarte Pires, que realça o apoio da Câmara Municipal de Vinhais (CMV) e do Centro Distrital de Segurança Social na concretizaçăo do projecto.
Recorde-se que esta zona do concelho de Vinhais está completamente desguarnecida em termos de equipamentos destinados aos mais idosos, pelo que o Lar da Moimenta vai servir, năo só a freguesia, como diversas aldeias vizinhas.
A empreitada representa um investimento de 500 mil euros, comparticipados pelo programa PARES e pela CMV, com o indispensável contributo da população. O equipamento deverá estar concluído no prazo de 12 meses, sendo que a gestão será da responsabilidade do Centro Social e Paroquial daquela localidade.
No que toca ao programa da Feira Franca da Moimenta, que decorre a 25 e 26 de Abril, mantém-se o modelo que transformou este certame num “encontro de gentes”, tal como refere Duarte Pires.

“Continuamos a apostar no concurso Bovinos de Raça Mirandesa, no concurso de Căo de Gado Transmontano e vamos ter, também, uma Noite de Fados e a habitual venda de artesanato e produtos da terra”, refere o autarca.

O passeio de BTT “Na Rota Do Contrabando Ibérico” e os percursos pedestres săo outras das atracçőes, a par do encontro de jogos tradicionais inter-associaçőes.

Mas, tal como em anos anteriores, é a tradicional Chega de Touros que atrai mais gente, em especial do outro lado da fronteira. É que, tal como recorda Duarte Pires, a Moimenta “está entre Portugal e Espanha” e vai ficar ainda mais próxima do país vizinho quando a CMV asfaltar um estradăo de cerca de 3 quilómetros até ŕ fronteira. “Temos a garantia do senhor presidente da Câmara de que estrada será alcatroada”, assegura o responsável.

Com esta ligaçăo, a Moimenta ficará mais perto de Hermisende (Espanha) e da A52, que também pode ser alcançada através da estrada de La Mesquita, em apenas 20 minutos. “Por La Mesquita apanha-se a A52 em direcçăo a Ourense, enquanto por Hermisende é mais fácil seguir para Benavente ou Madrid”, explica o presidente da Junta.

Câmara de Vinhais garante que estradăo até à fronteira será asfaltado

Quanto à capital de distrito, pela estrada da Rota da Terra Fria pode-se chegar a Bragança em 30-40 minutos, mas a partir do Zeive tudo se complica. “Quando saímos do concelho de Vinhais e entramos no de Bragança, encontramos a diferença”, lamenta Duarte Pires.
Com as obras do Lar de Idosos em curso, o novo regadio inaugurado em Julho passado, a continuidade na melhoria dos arruamentos na freguesia e pequenas intervençőes por administraçăo directa, a freguesia prepara-se para dar as boas vindas aos milhares de visitantes aguardados para este fim de semana.

Como nota final, o presidente da Junta espera que o sol brilhe na Feira Franca da Moimenta. “Se o tempo ajudar, a feira terá ęxito”, garante o responsável.

Joăo Campos, Jornal Nordeste, 2009-04-23

Sem comentários:

Enviar um comentário