FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Origens da Moimenta

Moimenta também conhecida, pela sua localização fronteiriça, por Moimenta da Raia, pertence ao concelho de Vinhais, distrito de bragança e a sua origem remonta a vários séculos pois supõe-se que a mesma já era habitada na idade pré-histórica e nos tempos neolíticos.
O topónimo "MOIMENTA" atravéz dos tempos apareceu com diferentes grafias, tais como: Monumenta, Muimenta, Monmenta, Mimenta e Moimenta, pelo que supomos que o seu nome advém de monumentos pré-históricos que abundavam nesta zona.
No ano de 1384 os espanhois reclamaram que Moimenta pertenceria ao reino de Leão. Contudo depois de terem reunido delegações dos dois países em 1385 e após serem inquiridas várias testemunhas ficou decidido que Moimenta era pertença da coroa Portuguesa.
Consta no entanto que no verão de 1641 uma multidão de castelhanos provindos das aldeias espanholas de Castromil e Hermisende depois de ter incendiado as searas de centeio atacou e saqueou a povoação de Moimenta com a ajuda de um ferreiro que os havia previamente informado que poderiam atacar Moimenta dado que os seus habitantes se encontravam desarmados. Não obstante a desproporção de forças os moimentanos lutando com heroicidade conseguiram fazer frente aos invasores e escorraçá-los ben como ao dito ferreiro a quem pela sua traição confiscaram os bens e queimaram a sua habitação.
Mais tarde sabendo que Moimenta se encontrava indefesa voltou a ser atacada por um bem armado corpo do Exército Espanhol tendo na altura toda a população preferido ser chacinada do que renegar a sua Pátria. Da refrega apenas sobreviveu uma anciã de entre setenta pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário