FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O “FarmVille” do IPB

Quem quiser praticar agricultura sem sair do centro da cidade pode fazê-lo nas 30 hortas que a Associação Cultural e Recreativa do Instituto Politécnico de Bragança (ACRPIPB) disponibiliza no campus de Santa Apolónia, junto à Escola Superior Agrária (ESA).















O desafio é lançado através do projecto “Hortas de Lazer”, uma acção lançada pela ACRPIPB para “estimular e promover o interesse por práticas agrícolas sustentáveis, pela saúde, bem-estar e qualidade de vida em geral a todos os que o pretendam, em especial à comunidade do Instituto”.



Na passada quarta-feira, a ACRPIPB promoveu um convívio de promoção do projecto, onde foi feita a entrega simbólica de cada “Horta de Lazer”.


O programa arrancou em Março passado e foi sendo executado ao longo dos últimos meses, com a preparação do terreno, delimitação das hortas, implemtação de sistema de rega e colocação de compostores.


A adesão tem sido significativa, pelo que o projecto já é conhecido como o FarmVille do IPB, não nas páginas do Facebook, mas no terreno e em contacto com a terra.

Atribuição da horta dá direito a participar em palestras e aulas sobre técnicas de agricultura ecológica

O programa destina-se a docentes e funcionários do IPB, mas também a alunos ou pessoas externas à instituição, desde que exista sempre um responsável/proponente pertencente ao Instituto e associado da ACRPIPB. O programa também está a aberto a associados de entidades ou associações que tenham estabelecido protocolos com a ACRPIPB.


Cada horta, situada em terreno anexo ao edifício da “Pousadinha”, tem cerca de 50 metros quadrados e custa 20,00 euros por ano a cada utilizador, individual ou em grupo.


Para assegurar a cedência das “Hortas de Lazer”, os beneficiários deverão participar em acções de formação sobre a temática da agricultura ecológica, a promover pela ACRPIPB. 


Aliás, a atribuição da horta dá direito a participar em palestras e aulas sobre técnicas de agricultura ecológica, irrigação, uso da água e do solo, entre outras temáticas.


Já os utensílios de trabalho estarão a cargo dos utilizadores, sendo destinado um espaço próprio para o seu armazenamento no local. A água e os adubos, por seu lado, também serão disponibilizados gratuitamente, dentro das possibilidades existentes. 

Jornal Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário