Só hoje é que arranjei o cartaz da Feira Franca deste ano de 2013 e sem demoras vou já posta-lo.
Espero que quem possa visite a Moimenta nestes dois dias 27 e 28 de Abril e participe nas atividades para todos os gostos.
FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Cartaz Rota do Contrabando Ibérico 2013 em BTT dia 28 Abril Moimenta da Raia
Como manda a tradição no último fim de semana de Abril irá realizar-se na aldeia da Moimenta, no concelho de Vinhais a XXI Feira Franca.
Em época de crise e de acordo com as possibilidades uma vez mais a feira vai abrir as portas a venda do fumeiro, artesanato, produtos da terra e tasquinhas para os visitantes que queiram apreciar o bom que a terra tem.
Após o sucesso da Rota do Contrabando de 2012 a localidade da Moimenta, o seu Presidente da Junta, Duarte Pires e a Associação Desportiva Vinhais Extreme tem assim o prazer de comunicar que se irá celebrar na localidade da Moimenta (Vinhais) no dia 28 de Abril de 2013 pelas 9h30 a "Rota do Contrabando Ibérico 2013”.
A Rota do Contrabando Ibérico 2013 irá ter 2 percursos (Maratona e Meia Maratona) para betetistas e um percurso pedestre.
O local de partida e a meta encontram-se na aldeia de Moimenta mas, não no mesmo local, em tempo útil a organização irá divulgar o road book da prova, a cartografia, bem como as altimetrias da Maratona e Meia Maratona.
Pede-se assim a todos os participantes para respeitarem escrupulosamente as regras de trânsito constantes no código da estrada, com especial atenção à obrigatoriedade de respeitar as regras de prioridade nos cruzamentos.
Um dos pontos na qual esta organização solicita a todos vocês é que tenham uma conduta responsável no que respeita à limpeza e preservação do meio ambiente em todo as zonas utilizadas pela prova, desde o percurso da prova até à zona de saída e de chegada, uma vez que se irá passar por zonas protegidas (Parque Montesinho) onde se procura que tudo se mantenha intacto após a passagem.
Boas pedaladas
Duarte Lopes é candidato à Câmara de Vinhais pela coligaçãp Psd -Cds
Já é oficial a candidatura de Duarte Lopes à Câmara Municipal de Vinhais, pela coligação CDS-PP/PSD. “Vinhais para Todos” é o lema da lista encabeçada pelo médico-veterinário, apresentada no sábado, cujas bases programáticas assentam em três pontos.
Recorde-se que Duarte Lopes demitiu-se recentemente da Câmara Municipal de Vinhais, em rota de colisão com o líder do executivo, Américo Pereira.
O veterinário, contudo, afirma que a sua candidatura nada tem a ver com esta demissão.
No concelho de Vinhais, a coligação CDS-PP/PSD já conseguiu formar listas em oito Juntas de Freguesia.
sábado, 2 de fevereiro de 2013
Fotos de Cozinhas Regionais e de Fumeiro no Concelho Vinhais
Produtos transmontanos à venda na Internet
Os produtos regionais transmontanos vão estar disponíveis no comércio electrónico.
Este projecto “dá-nos a vantagem de poder fazer cabazes, colocando em qualquer ponto do país ou no estrangeiro uma garrafa de vinho, um saco de alheiras, um frasco de mel, um queijo ou uma garrafa de azeite, a preços muito competitivos em termos de expedição”, acrescenta.
As encomendas já podem ser feitas em www.ruralnet.pt.
Escrito por Brigantia
Empresa interessada em instalar parque eólico na serra da Nogueira Bragança
Há uma empresa com potência atribuída interessada em instalar um parque eólico na serra da Nogueira, em Bragança. Trata-se da Ventinveste, consórcio da Galp e da Martifer, que já reuniu com os três municípios accionistas da PENOG, SA, nomeadamente Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais.
O representante das autarquias na PENOG, Jorge Nunes, assegura que a PENOG vai agora ser extinta, depois de a EDF Portugal, com 84,8 por cento do capital social, ter manifestado a intenção de sair da sociedade.“A decisão tomada resultará na extinção, durante o ano de 2013, da empresa PENOG, face à vontade do sócio maioritário, que era a EDF, de se retirar do mercado português, abandonando este projecto, considerando que tinha outros mercados mais interessantes em termos de promoção de energias.
Decisão esta que tem em vista também abrir a possibilidade a outra empresa do grupo da GALP de poder instalar um parque eólico na parte sul da serra da Nogueira”, enfatiza o autarca.A Ventinveste pretende instalar cerca de 20 MW dos 400 MW que lhe foram atribuídos no concurso eólico, realizado em 2005, na zona sul da serra da Nogueira.A empresa pretende instalar cerca de13 aerogeradores nas freguesias de Pombares, Rebordaínhos, Soutelo Mourisco e Espadanedo.
De fora ficam as freguesias de Rebordãos, Sortes, Zoio e Celas.“Aquele investidor só quer promover uma determinada potência no futuro ver-se-á. É uma potência que este investidor já tinha. A PENOG tinha concorrido em 2008 ao concurso público, não se foi atribuída potência e não pode desenvolver o seu projecto apesar de ter todos os estudos concretizados, sendo verdade que uma boa parte de potência atribuída a concorrentes não está instalada, porque alguns concorrentes não teriam sequer condições, nem experiência de construção de parques eólicos.
Tivemos pena, uma vez que estávamos com um parceiro que é a maior empresa de energias renováveis do mundo”, salienta Jorge Nunes. O acordo com a Ventinveste deverá ser formalizado até ao final do ano. Já o parque eólico só estará no terreno no final de 2014.
Escrito por Brigantia
Nevão em Moimenta em Janeiro de 2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)