FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Fotos de Cozinhas Regionais e de Fumeiro no Concelho Vinhais

Ao fazer este post deu-me uma fome tremenda.

Aumenta as fotos para veres a qualidade das mesmas e todo o trabalho extraordinário feito pelo SR Raul Coelho de Vinhais que foi o autor das fotografias.


  (clic nas fotos para ampliarem)









Calendário Montarias Vinhais 2013


clic para ampliar e ver tudo em detalhe

 

Produtos transmontanos à venda na Internet


Os produtos regionais transmontanos vão estar disponíveis no comércio electrónico.Trata-se de um projecto impulsionado pelo gabinete de empreendedorismo do Instituto Politécnico de Bragança.

A ideia já tem alguns anos, mas só agora foi possível implementá-lo através de dois alunos de mestrado.
O objectivo é ajudar a escoar o que de melhor se faz na região transmontana.“Nós pretendemos que o projecto sirva para ajudar os pequenos produtores a escoar os seus produtos porque a região tem produtos de muta boa qualidade, mas há alguma dificuldade na área comercial e nós queremos criar um canal alternativo por via da venda electrónica”, refere o coordenador do gabinete de empreendedorismo do IPB. “Vamos ter o nosso armazém em Alfândega da Fé, pois a câmara cedeu-nos as instalações sem as quais não era possível pôr este projecto de pé”.

Os produtos também vão ser canalizados para o mercado internacional.“Vamos fazer uma grande aposta nos mercados da Suíça, França e Inglaterra para onde já temos estratégias delineadas” avança José Adriano. 
Este projecto “dá-nos a vantagem de poder fazer cabazes, colocando em qualquer ponto do país ou no estrangeiro uma garrafa de vinho, um saco de alheiras, um frasco de mel, um queijo ou uma garrafa de azeite, a preços muito competitivos em termos de expedição”, acrescenta.
As encomendas já podem ser feitas em www.ruralnet.pt.

Escrito por Brigantia

Empresa interessada em instalar parque eólico na serra da Nogueira Bragança


Há uma empresa com potência atribuída interessada em instalar um parque eólico na serra da Nogueira, em Bragança. Trata-se da Ventinveste, consórcio da Galp e da Martifer, que já reuniu com os três municípios accionistas da PENOG, SA, nomeadamente Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais.

O representante das autarquias na PENOG, Jorge Nunes, assegura que a PENOG vai agora ser extinta, depois de a EDF Portugal, com 84,8 por cento do capital social, ter manifestado a intenção de sair da sociedade.“A decisão tomada resultará na extinção, durante o ano de 2013, da empresa PENOG, face à vontade do sócio maioritário, que era a EDF, de se retirar do mercado português, abandonando este projecto, considerando que tinha outros mercados mais interessantes em termos de promoção de energias.
Decisão esta que tem em vista também abrir a possibilidade a outra empresa do grupo da GALP de poder instalar um parque eólico na parte sul da serra da Nogueira”, enfatiza o autarca.A Ventinveste pretende instalar cerca de 20 MW dos 400 MW que lhe foram atribuídos no concurso eólico, realizado em 2005, na zona sul da serra da Nogueira.A empresa pretende instalar cerca de13 aerogeradores nas freguesias de Pombares, Rebordaínhos, Soutelo Mourisco e Espadanedo.

De fora ficam as freguesias de Rebordãos, Sortes, Zoio e Celas.“Aquele investidor só quer promover uma determinada potência no futuro ver-se-á. É uma potência que este investidor já tinha. A PENOG tinha concorrido em 2008 ao concurso público, não se foi atribuída potência e não pode desenvolver o seu projecto apesar de ter todos os estudos concretizados, sendo verdade que uma boa parte de potência atribuída a concorrentes não está instalada, porque alguns concorrentes não teriam sequer condições, nem experiência de construção de parques eólicos.

Tivemos pena, uma vez que estávamos com um parceiro que é a maior empresa de energias renováveis do mundo”, salienta Jorge Nunes. O acordo com a Ventinveste deverá ser formalizado até ao final do ano. Já o parque eólico só estará no terreno no final de 2014.


 Escrito por Brigantia

Os diabos e o rosto da morte em Vinhais dia 16 de Fevereiro 2013

clic para ampliar 

XXXIII Feira do Fumeiro em Vinhais 7 a 10 Fevereiro 2013

Veja o cartaz completo , lugares onde ficar etc, etc carregando aqui

clic para ampliar 

Video do concurso do Cão de gado Transmontano da Feira Franca de 2012

Nevão em Moimenta em Janeiro de 2013

Eu não estava na Moimenta infelizmente , mas quem lá esteve disse que já há alguns anos que não via tanta neve na aldeia. Tenho pena de não ter presenciado a neve que eu adoro. Mas , é a vida. Aqui ficam algumas fotos tiradas pelo Rui F . (clic nas fotos para ampliarem)


Ajude as crianças de Timor até dia 15 de Fevereiro

clic para ampliar

Exposição Casa da Vila diariamente - Vinhais uma terra dos Diabos

clic para ampliar