FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Linguagem em código tramou arguidos do processo Nordeste Explosivo



Foi a linguagem em código utilizada pelos vários arguidos no processo Nordeste Explosivo que levantou as suspeitas da Polícia Judiciária, que julga ter desmantelado este ano uma rede de tráfico de armas e de explosivos em todo o Nordeste Transmontano.


No julgamento, que começou esta terça-feira, a acusação desvendou os códigos utilizados.

Os arguidos do processo Nordeste Explosivo, que começaram ontem a ser julgados, em Alfândega da Fé, comercializavam dinamite e outros explosivos e em código anunciavam castanhas, sardinhas ou cimento, de acordo com a Ministério Público.

A linguagem em código, interceptada em escutas feitas pela PJ adensou as suspeitas em torno do tráfico ilegal de explosivos no Nordeste Transmontano, que desencadeou a operação que levou à detenção de 17 arguidos e à apreensão de duas centenas de quilos de explosivos e outro material, para além de várias armas.

Manuel Reis foi um dos detidos pela PJ, em Fevereiro, e um dos poucos dos que estão a responder em tribunal que quis falar para a comunicação social.

Em declarações à Lusa, o arguido faz eco da “revolta” comum aos restantes, por terem sido associados a “terroristas da ETA”.

Garantiu que todos sabiam que eram necessárias licenças para a utilização deste material, mas culpam o sistema por terem de recorrer a “expedientes”.
Reconhece, no entanto, que “tem de se ter cuidado para estas substâncias não irem parar a mãos erradas”, até porque o principal arguido do processo, o empresário de Alfândega da Fé, Jorge Pinheiro, vendeu os explosivos que mataram, em 1999, duas mulheres num atentado à bomba, na aldeia de Moredo, Bragança.
Manuel Reis foi “apanhado nas escutas a pedir material ao Pinheiro” para lhe fazer um serviço.

Os termos em que ocorriam estas conversas telefónicas são realçados na acusação do Ministério Público, que realça a “utilização de códigos, entre os arguidos, para designar diferentes artigos”.
À gelamonite chamavam “cimento branco”, “batatas”, “castanhas”, “sardinhas” ou “supositórios” aos detonadores.
Quem fornecia os explosivos era Jorge Pinheiro que, como refere a acusação, tem cédula válida até 2013 de operador de substâncias explosivas, mas “em vez de os utilizar como estava autorizado, passou a vendê-los a diversos indivíduos sem títulos de licenças ou necessárias autorizações”.

Os restantes arguidos são empreiteiros, trolhas, vendedoras e outros empresários ligados à construção, entre os quais se encontram os presidentes das freguesias de Murcós e Cortiçós, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Os arguidos incorrem em penas que podem ir até cinco anos de prisão por tráfico ilegal de explosivos e alguns também por posse de armas sem licenças, nomeadamente o empresário Jorge Pinheiro, a quem a PJ apreendeu várias armas, algumas de uso militar, nomeadamente uma G3.

Os arguidos são dos concelhos de Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo, Macedo de Cavaleiros, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães e Mirandela.

O julgamento tem já novas sessões marcadas para 22 e 24 de Novembro.


Escrito por Brigantia/Lusa

Candidato à Ordem dos Enfermeiros acusa ULS de usar menos enfermeiros que o necessário



Muito preocupado. 
Foi desta forma que o candidato da lista C a presidente do conselho directivo regional da secção Regional do Norte da ordem dos enfermeiros ficou ao visitar, ontem, as unidades hospitalares de Bragança e Mirandela da Unidade Local de Saúde do Nordeste.


Renato Barros diz ter encontrado uma classe desmotivada pela não renovação dos contratos e denuncia que está a haver défice de enfermeiros nos hospitais da região.
Renato Barros afirma mesmo que pode estar em causa a prestação de cuidados de saúde básicos aos doentes.
“Nunca pensei encontrar um cenário tão mau como aquele que encontrei. Em Bragança encontrámos um serviço de cirurgia com 25 camas mas apenas dois enfermeiros”, sublinhou.
Exemplo da desmotivação dos enfermeiros passa pelo recente despedimento de cerca de três dezenas de enfermeiros, que preocupa Renato Barros.
“Vamos, numa próxima visita, tentar junto da administração perceber melhor o que se está a passar. Há situações dramáticas”, frisou.
As preocupações manifestadas pelo enfermeiro Renato Barros que tem percorrido a Região na divulgação do seu projecto regional e do projecto nacional que subscreve. Este, liderado pelo Enfermeiro Manuel Oliveira como Candidato a Bastonário e denominado “Pela Enfermagem, Um Compromisso” e que no norte assume-se “Pela Enfermagem, Um Compromisso com o Norte”.


Escrito por CIR

Foram furtados mais dois transformadores da EDP, em Bragança.



Foram furtados mais dois transformadores da EDP, em Bragança. Os assaltos aconteceram na madrugada de sábado, dia 5 de Novembro.

Um foi junto ao rio Baceiro, perto do Parâmio, e o outro em Donai, às portas da cidade de Bragança.
O equipamento eléctrico do Baceiro já tinha sido destruído em Setembro e tinha sido reposto na semana passada. Na madrugada de sábado o transformador voltou a ser levado pelos ladrões de cobre.Este equipamento, situado junto à EN 308-3, alimenta o sistema de captação de água do Baceiro, que abastece a cidade de Bragança. Por isso, neste momento o sistema não está a funcionar.

Para além do transformador do Baceiro, foi também furtado outro equipamento eléctrico da estação elevatória de Donai. Os furtos de cobre na região têm aumentado.

De acordo com o major Rui Pousa, da GNR, desde o início do ano já foram registados 70 furtos a postos de transformação e 130 furtos a metais não preciosos.

“Tivemos a denúncia de mais dois furtos de postos de transformação de electricidade. Sem dúvida que tem sido uma preocupação, este ano. O cobre tem preços elevados, entre os 3,5 e os 4,5 euros por quilo. Tem havido um aumento significativo do número de roubos.”
Os estragos causados pelos ladrões de cobre em Setembro no equipamento da autarquia ainda não foram reparados, mas a Câmara de Bragança já adjudicou o serviço para que o sistema fique operacional.
O caso já foi comunicado à GNR.
Os furtos de equipamentos eléctricos por causa do cobre têm sido uma constante na região. O valor elevado do cobre está a dificultar o trabalho das autoridades, que já identificaram algumas pessoas ligadas a estes furtos, mas ainda não conseguiram apanhar os larápios em flagrante delito.

Escrito por Brigantia

A Rádio Brigantia assinala 25 anos no próximo dia 25 de Novembro



25 anos de rádio em Trás-os-Montes

A Rádio Brigantia assinala 25 anos no próximo dia 25 de Novembro, com uma conferência sobre Energias Renováveis e uma Noite de Gala no Teatro Municipal de Bragança.

Antes da festa, a Rádio Brigantia desafia autarcas, empresários, estudantes e todos os interessados a debaterem o tema “Energias Renováveis em Trás-os-Montes: Presente e Futuro”, numa conferência marcada para as 17:00 horas, no Auditório Paulo Quintela.
O painel de oradores integra Albino Marques (director de Exploração da Rede Eléctrica Nacional), Jorge Nunes (presidente da Câmara Municipal de Bragança), Luis Frollen (Instituto Politécnico de Bragança) e Aires Ferreira (presidente da Câmara Municipal de Bragança).
O debate será moderado pelo subdirector do Jornal de Notícias, Paulo Ferreira, sendo certo que estarão em cima da mesa temas quentes como o aproveitamento da energia eólica no Parque Natural de Montesinho ou na Serra da Nogueira e as consequências da reactivação das minas de ferro de Moncorvo no parque eólico da Serra do Reboredo.
Entre outros temas, Albino Marques vai divulgar os investimentos realizados pela REN em Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como os planos da empresa em matéria de redes de transporte de energia, ao passo que Luis Frollen dará a conhecer o vasto trabalho desenvolvido pelo campus do IPB de Energias Renováveis.
À noite, o auditório do Teatro Municipal de Bragança acolhe o ponto alto dos festejos, numa gala onde não faltará a música tradicional dos Galandum, Galundaina e as sonoridades de um grupo de professores do Conservatório de Música de Bragança.
E como aniversário rima bem com surpresa, haverá momentos marcantes dos últimos 25 anos que todos gostarão de recordar.
As iniciativas agendadas no âmbito do 25º aniversário da Rádio Brigantia contam o patrocínio da REN e o apoio do Município de Bragança, Fepronor, Mecapisa, Habinordeste e Sociedade Agrícola do Rio Torto.


Para saber mais carregue aqui

Fonte:Jornal Nordeste

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Videos Moimenta da Raia - Os Reis, matança do porco, etc,etc

Aqui ficam dois belos videos que foram gravados por Filipe Tavares e que mostram muitos aspectos culturais , paisagens, pessoas, lugares, etc da nossa bela aldeia.

Obrigatório ver estes dois videos,  acreditem.

Moimenta da raia Parte I:


Moimenta - Parte I from Filipe Tavares on Vimeo.




Moimenta da raia Parte II:

Juiz Marcolino suspenso provisoriamente



Foi suspenso de funções provisoriamente o juíz Francisco Marcolino, de Bragança.
Em comunicado, o Conselho Superior de Magistratura explica que a suspensão decorrerá apenas enquanto decorrerem os processos que pendem sobre o magistrado.
O anúncio foi feito ontem em comunicado, pelo Conselho Superior de Magistratura.
O juiz Francisco Marcolino foi suspenso das funções de inspector judicial pelo Conselho na sequência da queixa apresentada por uma juíza de Famalicão.
O Conselho Superior reuniu ontem e decidiu instaurar um inquérito ao juiz desembargador de Bragança para averiguar os factos relatados em todas as participações.
Recorde-se que a juíza Paula Carvalho de Sá fez uma participação ao Conselho Superior de Magistratura, pondo em causa “a isenção e imparcialidade necessárias” do juiz Francisco Marcolino.
Segundo o jornal SOL, a juíza de Famalicão não terá gostado de um processo que lhe foi instaurado pelo magistrado brigantino e compilou uma série de factos contra o juiz que participou ao Conselho.
Desta vez, Francisco Marcolino escusou-se a gravar declarações sobre esta questão, mas sempre adiantou que o Conselho adoptou “a posição que tinha que ser tomada”.
O juiz disse ainda que a Comissão indeferiu o seu pedido de cessação da Comissão de Serviço, optando apenas pela suspensão das funções de inspecção do juiz desembargador durante o período em que decorre o inquérito.
Francisco Marcolino afirma que pediu a cessão de funções “por uma questão de transparência em todo o processo”.
O juiz desembargador regressa ao exercício de funções no Tribunal da Relação do Porto.
Sobre este processo instaurado pela juíza de Famalicão, Francisco Marcolino explicava ontem que se tratará de uma vingança pessoal.

Escrito por Brigantia

Certificação do heliporto de Bragança quase concluída



Terminadas as obras, o heliporto do hospital de Bragança deve ficar certificado pelo Instituto Nacional de Aviação Civil, para poder voltar a acolher a aterragem de helicópteros de emergência médica.


O último passo para que isso aconteça é passar o teste de um simulacro de queda de um helicóptero, que decorreu esta manhã.

O segundo comandante dos bombeiros de Bragança, Carlos Martins, contava, esta manhã, o que estava a acontecer no heliporto do Hospital de Bragança.
“Estamos a simular um acidente de uma aeronave com um incêndio. Utilizámos espuma de média expansão. Temos também as equipas hospitalares prontas para receber as vítimas”, explicou.
Carlos Martins garante que os bombeiros de Bragança estão prontos a acorrer a qualquer incidente com o helicóptero do INEM.
“Os bombeiros têm a formação dada pela ANA no aeroporto dos Açores, e outra dada pelo INAC nas nossas instalações. Para além disso temos a experiência de dar apoio todos os dias às operações do avião que faz a carreira regular entre Bragança e Lisboa”, explicou.
Este simulacro concentrou diversos meios dos bombeiros de Bragança no parque de estacionamento do hospital.
O objectivo era retirar cinco supostas vítimas de um acidente de helicóptero daquilo que seriam os destroços do aparelho.
Dos elementos do INAC presentes no local, nenhum quis prestar declarações.

A certificação deve ser emitida nos próximos dias.


Escrito por Brigantia

CINEMA - Filme Hop Sábado, 26 Novembro em Vinhais



Hop


26 de Novembro 2011

M4

Género: Animação - Comédia

Duração: 95min.

Sinopse:

A um passo de assumir o negócio da família, C.P. vai para Hollywood com o objectivo de realizar o seu sonho de se tornar baterista. Encontra Fred, um indolente desempregado, com grandes sonhos, que acidentalmente atropela C.P. com o carro. A fingir que ficou lesionado, C.P. pede-lhe abrigo, e Fred tem agora consigo o pior dos hóspedes...

Local : Auditório Municipal de Vinhais

Câmaras do Nordeste Transmontano vão perder dezenas de cargos de chefia



As câmaras do distrito de Bragança podem vir a ficar sem nenhum director de departamento e menos de metade dos 53 chefes de divisão que actualmente exercem funções nos doze municípios. Essa é a proposta do Governo que consta do documento verde da reforma da administração local. Bragança e Mirandela são os mais penalizados.


Esta alteração tem a ver com o novo critério proposto para determinar o número máximo de dirigentes municipais de acordo com a tipologia de município. Nesta proposta do governo, apenas os municípios que tenham mais de 40 mil habitantes podem ter na sua estrutura um director de departamento.
Critério que não é atingido por nenhum concelho do distrito de Bragança, pelo que os actuais 12 directores de departamento que actualmente exercem funções em cinco câmaras do distrito terão de passar para outras funções.
Também para os cargos de nomeação de chefe de divisão ou equiparados, há novas regras. Municípios que tenham até 5 mil habitantes, podem ter um chefe de divisão. Entre 5 e 10 mil habitantes, na autarquia podem ser nomeados 2 chefes de divisão e 3 pessoas podem ser nomeadas como chefes de divisão nos municípios que tenham entre 10 e 30 mil habitantes, sendo que nos concelhos com população superior a 30 mil habitantes podem ter um chefe de divisão por cada 10 mil habitantes.
Caso a proposta venha a ser aprovada, dos 53 chefes de divisão, repartidos pelas 12 autarquias do distrito de Bragança, passam a ficar apenas 24 nesse cargo.
Os municípios mais afectados com esta alteração são os que têm o maior número de habitantes.

Bragança tem actualmente 11 dirigentes municipais (3 são directores de departamento e 8 chefes de divisão) ficará reduzido a apenas 3 chefes de divisão. A seguir vem Mirandela que tem agora 9 dirigentes municipais (4 directores de departamento e 5 chefes de divisão), ficará apenas com 3 lugares para chefe de divisão que nem sequer chega para a eventual despromoção dos directores de departamento. Macedo de Cavaleiros vai ficar sem os 2 directores de departamento e dos 5 chefes de divisão, apenas poderá ficar com 3.
Carrazeda de Ansiães também tem 2 directores de departamento e 1 chefe de divisão. Com esta proposta, fica reduzido a apenas 2 chefes de divisão na sua estrutura orgânica. Torre de Moncorvo fica sem o actual director de departamento e dos 5 chefes de divisão passará a contar com apenas 2.
Alfândega da Fé também sofre uma redução significativa. Passa de 7 chefes de divisão para apenas 2.
Outro corte drástico acontece em Vimioso. Actualmente com 6 chefes de divisão ficará apenas com 1. Mogadouro passa de 6 chefes de divisão para 2.


O município de Vinhais passa de 4 cargos de chefes de divisão para apenas 2 e Freixo de Espada a Cinta que agora conta com dois, terá, segundo esta proposta, apenas um chefe de divisão. O município de Vila Flor é o único que não terá alterações porque também não tem nenhum chefe de divisão na sua estrutura.
Diga-se que no caso da extinção dos 12 lugares de directores de departamento, e caso venham todos a passar para chefes de divisão, o corte no salário mensal pode rondar os 500 euros.


Escrito por CIR - Brigantia -