FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Boas entradas e um grande 2011 para todos


Boas entradas e um grande 2011 e o que eu desejo para todos os visitantes deste blog e em geral , claro.
Vamos ultrapassar os desafios e ter um futuro melhor do que alguns profetas das desgraça prevêem.
Ate la só vos peço que ajudeis este blog a crescer mais , divulgando-o, e dizendo a todos os/as amigos que por aqui passam as noticias do concelho de Vinhais, Moimenta e da região, actualizadas quase diariamente.

PS: O lar da Moimenta esta acabado e pronto a abrir, só não sei a data ainda.

Grande 2011 para todos/as.

Manuel João Neto Carneiro
(admin)

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Estrada entre Bragança e Vinhais já tem estudo de impacto ambiental e vai custar 50 milhões de euros


Mais de um ano depois de prometida pelo Governo, uma nova estrada entre Bragança e Vinhais poderá avançar no próximo ano

Américo Pereira, presidente da Câmara de Vinhais, assume que o estudo de impacto ambiental já está concluído.

"Neste momento, está feito o estudo de impacto ambiental e estamos no processo de escolha entre os três corredores. Ainda não tenho conhecimento do plano de investimento da Estradas de Portugal mas espero que esta estrada seja contemplada. Faz falta e tem de ser feita."


Américo Pereira revela que já está agendada uma reunião com a autarquia de Vinhais para definir qual dos três traçados propostos será o escolhido.


"Foi marcada uma reunião com a câmara para, conjuntamente com o Instituto de Conservação da Natureza e com o ministério das Obras Públicas definirmos o traçado. Sei que no conjunto vai custar cerca de 50 milhões de euros. Os traçados são todos equilibrados. Tem troços separados da estrada actual e outros que se confundem", adianta o presidente da câmara de Vinhais.
O assunto foi levantado pelo deputado do PSD, Adão Silva, que endereçou duas perguntas ao ministro das Obras Públicas.
"Sabemos que o secretário de Estado das Obras Públicas prometeu, há um ano, que iria ser feito o estudo prévio e depois a nova estrada. É uma promessa oportuna, porque Vinhais fica longe dos grandes eixos rodoviários do distrito e não nos parece que deva ser marginalizada. Por isso, queremos saber se a promessa se cumpre e qual o calendário das obras."
O deputado laranja considera que esta via é fundamental para desencravar o coração do distrito de Bragança.
"É muito importante que se realize porque não podemos quantificar os investimentos com haver muita ou pouca gente. A população do concelho de Vinhais são cerca de 11 ou 12 mil pessoas mas o importante é que não haja injustiça. Os de Vinhais são tão importantes quanto os de Macedo ou Mirandela."
A obra deverá custar cerca de 50 milhões de euros.
Escrito por Brigantia

Professor de Bragança está desaparecido na Madeira


Está desaparecido desde a madrugada de segunda-feira,dia 20 de Dezembro, na Madeira, um professor de inglês natural de Bragança. 

O carro de Óscar Quintas foi encontrado de portas abertas junto a uma das estradas afectadas pela enxurrada do passado fim-de-semana, e ainda com as chaves na ignição.
As autoridades suspeitam que tenha sido arrastado pela enxurrada.
Os colegas da escola em Lombo de Aguiares estranharam a sua ausência numa reunião marcada para segunda-feira e deram o alerta.
Óscar Quintas, de 34 anos, está desaparecido desde essa altura.
A família, em Bragança, desespera com falta de notícias.
“Não temos respostas em concreto, apenas estamos atentos às poucas noticias que vêem da Madeira. Houve apenas um último contacto com a minha mãe no domingo, pelas 17 horas, e com um amigo professor, entre as 18 e as 19 horas. Nem a própria polícia nos dá informações concretas, sabemos apenas que estão a trabalhar no assunto”, contou à Brigantia o irmão, Bruno Quintas, que acrescenta que o professor já tinha viagem marcada para regressar a Bragança nas férias do Natal.
“Tinha bilhete para embarcar na terça-feira. Contactei o aeroporto para ver se o check in tinha sido feito, mas não”, sublinha Bruno Quintas. Emocionado, diz que, desta vez, para a família “o Natal não existe”.
Ao que foi possível apurar, a PSP e a protecção civil municipal já efectuaram buscas no local mas, até ao momento, não conseguiram encontrar o professor natural de Bragança.
Escrito por Brigantia

Agasalho para todos em Bragança

No âmbito da campanha “Inverno Solidário – Agasalho para Todos”, a Câmara Municipal de Bragança (CMB) entregou 120 cobertores e edredões a algumas famílias mais carenciadas.


A distribuição aconteceu na quarta-feira passada, no Centro Social e Paroquial do Santo Condestável e beneficiou, também, algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social. 


No entanto, as necessidades inventariadas são, de acordo com o presidente da autarquia brigantina, Jorge Nunes, “algo superiores”. “Há 140 famílias sinalizadas, sendo necessários 270 cobertores ou edredões, agasalhos para as famílias. O que significa que iremos prosseguir com esta campanha até final de Janeiro”, informou o autarca. 


Maria Fernandes está desempregada, tal como o marido, mostrou-se agradecida pela oferta de três edredões que lhe suprimirão algumas carências nesta quadra festiva. “Tenho dois filhos e faziam-me muita falta, senão também não vinha cá. Chegam-me porque eu só tenho três camas. Agora, não tinha possibilidade de os comprar”, admitiu.
Recorde-se a aquisição dos edredões agora distribuídos resulta da bilheteira de uma espectáculo solidário que decorreu recentemente no Teatro Municipal de Bragança.



Jornal Nordeste

Homem baleado no centro de Macedo de Cavaleiros

Um indivíduo disparou dois tiros sobre outro e pôs-se em fuga


Um homem foi baleado com dois tiros em pelo centro da cidade de Macedo de Cavaleiros, cerca da meia-noite do passado Domingo.


A tentativa de homicídio ocorreu nas proximidades do quartel dos bombeiros. Segundo uma fonte da GNR, um indivíduo, de 42 anos, segurança, natural de Bragança, foi baleado por outro homem, que se presume tenha fugido imediatamente.
A vítima foi transportada para a urgência de Macedo de Cavaleiros por outros indivíduos, da zona de Mirandela, mas acabou por transferida para a unidade hospitalar de Bragança, onde foi submetida a uma intervenção cirurgia, encontrando-se livre de perigo. 

O atirador pôs-se em fuga, mas a GNR identificou duas testemunhas que já foram interrogadas pela Policia Judiciária. Até ao momento não houve qualquer detenção relacionada com este caso. “A pessoa atingida é residente em Macedo, mas para já não se conhece a identidade do atirador”, adiantou uma fonte do comando da GNR de Bragança. 
As razões que estarão por trás do crime ainda não são conhecidas, mas apontam-se desavenças anteriores entre os dois indivíduos. 


O caso foi entregue à Polícia Judiciária que já esteve no local. 


Fonte Jornal Nordeste

IC5 pronto em 2011

Desde a passada quarta-feira, 22, que está aberto ao tráfego o troço do IC5 entre Murça-Alijó/Carlão, numa extensão de sete quilómetros. 

Com um investimento de 16,3 milhões de euros, este é o primeiro troço da via que, no futuro, ligará Murça a Miranda do Douro, cruzando vários concelhos dos distritos de Bragança e Vila Real. 
A inauguração oficial teve lugar na quarta-feira, e contou com a presença de vários membros do Governo, nomeadamente o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, do secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, e ainda do ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.
Integrada na concessão do Douro Interior, a construção deste sublanço teve início há cerca de um ano. Segundo António Mendonça “contribuirá para o desenvolvimento social e económico da região”.


O autarca de Alijó corrobora desta mensagem, adiantando que “já há resultados concretos”. Na última semana várias empresas do sector dos vinhos procuraram a Câmara de Alijó, porque estão a prever a sua instalação no concelho, com novos investimentos.

Lanço do IP2, entre Trancoso e Celorico da Beira, abriu ao tráfego no passado dia 20 de Dezembro

O IC5 irá articular na zona de Vila Flor com o IP2, entre Bragança e a A25, aproximando assim todos os concelhos do Nordeste Transmontano. Os restantes troços serão inaugurados até ao final de 2011. 


O primeiro lanço do IP2 no distrito da Guarda, entre Trancoso e Celorico da Beira, igualmente integrado na Concessão do Douro Interior, abriu ao tráfego no passado dia 20 de Dezembro. As obras da concessão envolvem 201 empresas, e já criaram mais de 7500 postos de trabalho directos. O IP2 tem uma extensão de 272 quilómetros, dos quais 261 são construção nova. 


O ministro das Obras Públicas, garantiu que vão cumprir os prazos e custos da concessão. Atrasado nove meses está o Túnel do Marão, na A4, derivado de um processo em tribunal “que determinou a suspensão das obras duas vezes”, justificou Paulo Campos. 


Fonte:GL
Jornal Nordeste

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal e Boas Festas aos visitantes deste blog e obrigado pelas visitas

Um Feliz Natal e Boas Festas e o que eu desejo a todos-as visitantes deste blog e espero que o ano que se aproxima, apesar do momento critico em que estamos, seja o melhor possível para todos.

Agradeço a quem visita o blog e peço que o divulguem cada vez mais.


Um muito obrigado e Festas Felizes ..........


Manuel João Neto Carneiro 
(administrador do blog)

ACISB, IPB e diversas escolas protagonizaram um dos maiores momentos de Natal jamais vistos na cidade de Bragança

Natal de impacto em Bragança

O 2º Desfile de Pais Natal Solidário de Bragança começou por volta das 14 horas, tendo arrancado do Centro Académico do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).


Na procissão encarnada participaram cerca de duas centenas e meia de estudantes e ao todo conseguiu-se angariar meia tonelada de alimentos. Para o evento de quarta-feira, os alunos do Politécnico puderam adquirir o fato de pai natal na Associação Académica do IPB (AAIPB,) trocando-o por um bem alimentar. Os bens reunidos reverterão, à posteriori, a favor de instituições de solidariedade social da cidade.


“O número de fatos que demos não corresponde ao número de Pais Natal no desfile. Como era uma iniciativa solidária, houve muitos alunos que nos foram deixar os bens alimentares, mas houve alguns que não quiseram fatos e outros que sim, mas não puderam vir”, afirmou o presidente da AAIPB, Rui Sousa. De acordo com o responsável, foram entregues quase 500 fatos. 


Mas, à saída do Politécnico, o número de Pais Natal seria inferior a três centenas. “Como era um dia de aulas normal, isto porque não havia dispensas, nós sabíamos que iria haver muita gente que não poderia estar presente”, adiantou, mostrando-se, no entanto, satisfeito pelo resultado final. 


Apesar do apelo dos estudantes às instituições da cidade, pedindo a sua participação, só o Centro Social Paroquial dos Santos Mártires é que respondeu afirmativamente. “Vamos ser nós a escolher a quem vamos dar os alimentos, já que quase ninguém participou. Tínhamos dito na comunicação social aquilo que iríamos fazer, estávamos à espera que alguém nos contactasse, mas isso não aconteceu e vamos ser nós a decidir, novamente, a quem entregar os bens”, lamentou Rui Sousa, revelando que, para além dos Santos Mártires, os alimentos serão distribuídos por mais duas instituições.


Uma das novidades, para além da parceria IPB – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB), foi a inclusão da Escola Secundária Emídio Garcia e de outras escolas do ensino básico no desfile ao longo do percurso. A Praça da Sé serviu de ponto de encontro a todos os participantes, onde se reuniram por volta das 16 horas. As crianças eram as mais entusiásticas, pois aguardavam a chegada do Pai Natal que viria com surpresas no comboio cedido pela Junta de Freguesia da Sé.


Nos sacos reservados às crianças vinham vários brindes, entre jogos, balões, rebuçados, esferográficas e lápis de cor, mas que não foram suficientes para todas. “Lamentavelmente, não tivemos prendas para todos porque confirmaram-nos que viriam cerca de 300 crianças e de certeza que estão mais ou, então, alguém levou mais sacos do que devia. Mas já estamos a dizer às professoras que vamos ainda hoje deixar os sacos de brindes nas escolas”, admitiu a secretária geral da ACISB, Anabela Anjos. 


Toda a logística e mesmo as personagens que encantaram os mais novos, o Pai Natal, os duendes, a rena e o boneco de neve, foram da responsabilidade da empresa brigantina Animalogia. A ACISB distribui ainda 30 vales de desconto a cada aluno do IPB para serem utilizados no comércio tradicional de Bragança. 


Jornal Nordeste

Crise no comércio tradicional em Bragança neste Natal

A uma semana do Natal, os lojistas queixam-se de quebras nas vendas na ordem dos 50 %


O desânimo e o pessimismo são os sentimentos demonstrados pela maioria dos lojistas de Bragança.


Mesmo com as actividades de animação promovidas pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança (ACISB), e a iluminação instalada pela Câmara, os brigantinos não se sentem estimulados a fazer compras, dizem os comerciantes. 
O município investiu 50 mil euros na iluminação natalícia, o mesmo valor de 2009, mas desta vez com um reforço na zona da Braguinha e o alargamento até Vale d’Álvaro, que pela primeira vez tem luzes alusivas à quadra. 


A ansiedade é latente. Há quem diga que esta é a pior quadra dos últimos anos e já se fala em catástrofe. “Há uma contenção muito grande. Há muitas notícias sobre a crise, o que alarma a população. É um efeito bola de neve porque se eu não vendo, também não vou comprar”, lamenta Aurora Fernandes, do Pronto-a-Vestir ‘Tozé’.

Nem os descontos, nem as iluminações atraem clientes ao comércio tradicional 

No comércio tradicional mantém-se a prática do desconto, ‘uma atençãozinha”, garantem os empresários, que é feito na hora de aquisição. No entanto, o grosso não consegue competir com as lojas franchising, de marcas internacionais, que já iniciaram as promoções em Novembro. “No caso do pequeno comércio os saldos/ promoções fazem-nos perder dinheiro, porque temos de baixar o preço dos artigos. Em alguns casos acabamos por não ter lucro”, justificou Diana Morais, da loja de roupa para criança Jolis Mômes. 
G.L.


Fonte:Jornal Nordeste

Espadanedo, Aldeia Natal



Se a casa do Pai Natal fosse em Portugal, o seu Pólo Norte seria no concelho de Macedo de Cavaleiros

A Casa do Pai Natal, um presépio vivo, cavalos e póneis, um concurso de pinheiros enfeitados, insufláveis, uma enorme fogueira e a gastronomia regional foram, apenas, alguns dos apelativos que levaram centenas de pessoas a Espadanedo, a Aldeia Natal do concelho de Macedo de Cavaleiros.


“Foi impressionante! Durante os últimos 15 dias toda a gente veio ajudar a montar a tenda, a decorar as barracas, a enfeitar os pinheiros. Esta não é uma iniciativa apenas da junta, é uma iniciativa da freguesia”, revelou o presidente da Junta de Freguesia de Espadanedo, Daniel Reis.


A sua esposa, Eduarda Barroso, desvenda a origem do conceito: “era um sonho que ele tinha, há 3 anos, desde o primeiro dia em que fomos à Vila Natal, em Óbidos, que ele desejava fazer o mesmo com o seu povo. Este ano proporcionou-se e dou-lhe todo o meu apoio”.
Presépios enfeitados pelas pessoas da freguesia, havia dois, um na igreja da aldeia e outro ao cimo da feira com animais vivos. Com um duplo propósito, cavalos e póneis fizeram parte das atracções da festa. Além de terem servido para divertimento de crianças e adultos, ajudaram à integração, “bem sucedida”, da comunidade cigana de Espadanedo. “Tivemos a ideia de termos mais algum divertimento para os miúdos e arranjámos póneis e cavalos para eles darem uma voltinha e penso que as pessoas aderiram muito bem. Aproveitámos o facto para integrarmos a comunidade cigana da freguesia, pois são eles que, neste momento, possuem estes animais e penso, sinceramente, que valeu a pena”, referiu.

Concurso envolveu 65 árvores de Natal, enfeitadas por todas as pessoas da aldeia

No sábado, era suposto os Bombos de Ala comparecerem, mas, dado o falecimento de uma senhora na sua aldeia, não o puderam fazer. Valeram os Caretos de Podence que animaram as hostes transmontanas. No domingo, houve dois concertos. O Grupo Coral de Macedo de Cavaleiros e um Grupo de Fados do Instituto Superior de Engenharia do Porto subiram ao palco. Este último veio de tão longe porque há um estudante de Espadanedo que fez questão de trazer os seus colegas daquela instituição.


Outra das valências da feira, foi a representação de mais de 80 por cento dos produtos da freguesia. “Fizemos a matança do porco no dia 27 de Novembro, de forma a termos um bom fumeiro para os nossos visitantes. Esse é um dos nossos lemas: promover os produtos de Espadanedo. Falo do fumeiro, do mel, das castanhas e dos licores”, defendeu o responsável. 


Houve, ainda, um concurso que envolveu 65 árvores de Natal enfeitadas por todas as pessoas da aldeia. O pinheiro mais bonito foi galardoado com um prémio simbólico. “Esperamos para o ano ter ainda mais concursos, que mais gente participe, mais freguesias, porque vamos ter mais tempo, também, para organizar as coisas. Este ano, apesar da colaboração da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, ainda tivemos poucas actividades. Mas, nas próximas edições, iremos fazer com que este evento seja muito maior”, prometeu Daniel Reis, que lidera a freguesia há 9 anos


Jornal Nordeste

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Adega do Rabaçal (Rebordelo) lança Reserva - Encostas do Trogão DOC – Tinto 2009

A Adega Cooperativa do Rabaçal (ACR), sedeada em Rebordelo, acaba de colocar no mercado o seu primeiro reserva, sob o rótulo Encostas do Trogão DOC – Tinto 2009.

O lançamento deste lote seleccionado é, apenas, uma das faces mais visíveis da dinâmica que a ACR tem conhecido ao longo da última década, especialmente após a implementação de um programa de modernização que mudou a vida desta estrutura cooperativa.


Se há 5 anos atrás a adega só vendia vinho a granel e em garrafão, sob a marca “Muradal”, a aquisição de uma linha de engarrafamento e rotulagem, associada a uma sonda para medir o grau, mudou toda a lógica de mercado. 


Hoje, os garrafões quase fazem parte do passado, pois perderam terreno para o vinho “Poulinho” embalado em “bag in box”, um sistema que conserva o néctar durante várias semanas.


Criada em 1979, a ACR dos dias de hoje comercializa garrafas de Encostas do Trogão e não é à toa que o branco mereceu medalha de prata no último Concurso de Vinhos de Trás-os-Montes, a par de uma Menção Honrosa no concurso nacional, que decorreu em Santarém. 


Este é um dos rótulos que tem feito sucesso em muitas das provas onde está presente, nomeadamente na Feira da Castanha de Vinhais, onde os membros do painel de provadores, inclusive do grão-mestre da Confraria dos Gastrónomos e Enófilos de Trás-os-Montes e Alto douro, António Monteiro, mostraram-se surpreendidos com os argumentos deste branco.

Encostas do Trogão Branco mereceu medalha de prata no último Concurso de Vinhos de Trás-os-Montes

Após a compra de um avançado sistema de refrigeração, foi possível entrar em força no mercado dos brancos. “Estão a ter muita aceitação, pelo que queremos expandir os nossos canais de distribuição e levar os nossos vinhos aos mercados dos grandes centros”, salienta Alcides Santos, técnico oficial de contas da ACR.


Com cerca de 800 associados, oriundos dos concelhos de Vinhais, Valpaços, Mirandela e Macedo de Cavaleiros, a ACR recebe 1,5 milhões de quilos de uvas de uma zona de transição entre a Terra Quente e a Terra Fria, que garante um grau surpreendente em todos os néctares que ali são vinificados. 


A reconversão da vinha que está em curso e a aposta nas castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Trincadeira e Tinta Roriz já está a dar os seus frutos ao nível da qualidade do produto final “Temos que apostar na selecção das castas e das uvas, porque se o nosso vinho não tiver qualidade, o consumidor não voltará a comprá-lo”, reconhece o responsável.


Ao nível da promoção, a adega que labora em Rebordelo vive um período de evolução, bem patente na criação de uma imagem institucional que simboliza o vinho e os quatro concelhos produtores. “O sector do vinho é altamente competitivo e se não tivermos algum marketing, não conseguimos impor o nosso produto”, sustenta Alcides Santos.



Fonte:Jornal Nordeste

Grupo Gesvima vai comprar Hotel e SPA de Alfândega da Fé




O Grupo Gesvima, liderado por Vítor Raposo, um empresário de Vilar Seco (Vimioso) e ex-deputado do PSD, foi o vencedor do concurso público para a aquisição do Hotele amp;SPA de Alfândega da Fé, gerido pela Alfandegatur (Empresa de Desenvolvimento Turístico de Alfândega da Fé), criada pelo município.

O relatório final deverá ser tornado público, mas Berta Nunes, presidente da Câmara de Alfândega da Fé, confirmou ao Jornal Nordeste que o primeiro relatório preliminar já indicava aquele grupo como o melhor colocado e o que oferecia melhores garantias. “O segundo relatório não deve ter alterações”, afirmou.




O Grupo Gesvima, que já trabalha no ramo da hotelaria no Algarve, onde detém uma unidade, compromete-se a investir 1,5 milhões de euros em melhoramentos no Hotel e amp;SPA, que passam por triplicar os 20 quartos actuais, construir um salão de eventos e renovar o edifício “que já apresenta alguns problemas estruturais”, explicou Berta Nunes. Além disso, o grupo avança com 1,6 milhões de euros para cobrir parte do passivo da Alfandegatur, cujo montante total é de 2,4 milhões de euros. “Esse dinheiro servirá para saldar a dívida do município ao Turismo e à Caixa Agrícola, libertando-nos da hipoteca”, acrescentou a autarca.


Ainda segundo a presidente da edilidade, o Grupo Gesvima deu garantias de que vai manter os 36 postos de trabalho. 
Ao concurso público lançado pela Câmara de Alfândega da Fé apresentaram-se quatro opositores, nomeadamente o Grupo Gesvima; uma sociedade de Macedo de Cavaleiros; e outra de Mirandela. O quarto candidato, um grupo de Moçambique, acabou por ser excluído porque não apresentou os documentos bancários que lhe foram solicitados. 


O Hotel&SPA, criado na antiga estalagem Senhora das Neves, foi primeira unidade do género do país a dispor de um spa suspenso e ao ar livre. O equipamento granjeou grande notoriedade porque foi palco para a gravação de algumas cenas de uma telenovela da TVi, parte da qual foi rodada nos concelhos de Vila Flor e Mirandela. O espaço tem vindo a registar uma procura crescente, mas ao longo dos anos foi acumulando dívidas que já vinham desde o tempo da estalagem. 


O Hotel&SPA representava um encargo anual de 300 mil euros para o município. 


A estalagem da Senhora das Neves foi construída quando o socialista Manuel Cunha estava à frente dos destinos da Câmara. O projecto sofreu um novo alento com a instalação do spa, sob a liderança municipal de João Carlos Figueiredo, o autarca eleito pelo PSD, que antecedeu Berta Nunes, eleita pelo PS. 

Fonte:Glória Lopes
Jornal Nordeste

13 mortos nas estradas do distrito de Bragança em 2010...ate agora


Desde o início do ano já morreram 13 pessoas nas estradas do distrito.

 O número foi avançado pelo comandante da GNR de Bragança, Martins Fernandes, no âmbito da palestra “Sinistralidade Rodoviária no distrito de Bragança”, proferida no 1º Seminário de Protecção Civil, que decorreu no passado sábado, na capital de distrito.

Analisando as estatísticas, há um ligeiro aumento do número de mortos em relação ao ano anterior, que, segundo o tenente-coronel, se deve à alteração do método de contabilização. “Este ano, estão a ser registados os mortos até 30 dias após os acidentes, enquanto antes só eram contabilizadas as vítimas mortais no local dos acidentes”, explica Martins Fernandes.


Este ano, já se registaram 766 acidentes nas estradas da região, que para além dos mortos, também fizeram 41 feridos graves. Depois de Bragança, Macedo de Cavaleiros é o concelho que apresenta um maior número de acidentes (230), seguindo-se Mirandela (122) e Torre de Moncorvo (117). Já Freixo de Espada à Cinta conta, apenas, com 23 sinistros nas estradas da área do município.

As vias onde se registam um maior número de acidentes são o IP4 e a EN 221, que liga Miranda do Douro a Freixo de Espada à Cinta. “A principal via de acesso à região está em obras e as pessoas não têm atenção aos sinais, pelo que têm ocorrido alguns despistes”, salienta o comandante da GNR.
As estatísticas demonstram, igualmente, que este ano já se registaram mais acidentes do que no ano passado, apesar da gravidade dos danos causados ter vindo a diminuir.

No que toca às causas da sinistralidade, a falta de concentração dos automobilistas, aliada à velocidade excessiva, é responsável por 42 por cento dos acidentes.

No final do seminário, Paulo Ferro, da comissão organizadora, enalteceu o sucesso da iniciativa e revela que os Bombeiros de Bragança vão organizar mais eventos do género, sendo o próximo subordinado aos acidentes com máquinas agrícolas.
Jornal Nordeste

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Homem morreu carbonizado em Espinhoso concelho de Vinhais

Um homem de 87 anos morreu esta manhã carbonizado em sua casa, em Espinhoso, no concelho de Vinhais.
O homem morava sozinho numa casa antiga, com o chão da cozinha de madeira e não se terá apercebido do início do incêndio.

 O fogo consumiu aquela divisão.


O alerta foi dado por um dos filhos, ao final da manhã.

Mas os bombeiros já encontraram o corpo carbonizado.

Fonte da GNR adianta que não há suspeitas de crime.

De qualquer forma, o corpo foi transportado para o gabinete de medicina legal do hospital de Bragança, para ser autopsiado.

Este é o segundo acidente do género este ano no distrito de Bragança, depois de há pouco mais de uma semana uma mulher ter morrido carbonizada na lareira de sua casa, no concelho de Carrazeda de Ansiães.
Escrito por Brigantia

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Posta Mirandesa a caminho da certificação


A Cooperativa Agro-Pecuária Mirandesa aguarda o reconhecimento da Denominação de Origem Protegida (DOP) da "Posta Mirandesa" e do "Redeão Mirandês", para colocar estes produtos no mercado já no próximo ano.

Recorde-se que a carne mirandesa já se encontra protegida pela DOP, mas o objectivo é apostar na promoção destes subprodutos para reforçar a presença da marca dos mercados nacionais e internacionais.


A par da DOP, a Cooperativa também já pediu à União Europeia e ao Ministério da Agricultura o alargamento de área geográfica para a produção de bovinos mirandeses, que também conta com efectivos em zonas distantes do solar da raça, como o Alentejo.



“Quando este processo ficar concluído, os produtos e derivados de animais de raça mirandesa poderão ser produzidos em toda a área de dispersão da raça mirandesa, para além dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso, Bragança, Macedo de Cavalheiros, Vinhais.


O responsável acredita que, da parte do Governo português, o reconhecimento da DOP para a “Posta Mirandesa” e “Redeão Mirandês” estará para breve. No entanto, “as estâncias da UE poderão levar mais algum tempo a reconhecer o produto transmontano”, antevê o secretário técnico da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, Fernando Sousa.


O responsável entende, por isso, que o processo de reconhecimento deveria ser mais célere, já que trata de um dos produtos de origem agropecuária mais copiados” em todos o país, com nítidos prejuízos para os produtores de bovinos mirandeses envolvidos na fileira da carne.

Carne Mirandesa vai estar presente no Salão Internacional de Agricultura, que decorrerá em França
Nos próximos anos, a Cooperativa Agropecuária Mirandesa quer tornar-se num dos principais produtores de carne bovina de qualidade, proveniente de raças autóctones. Para tal, vai estar presente nos mercados externos, a começar pelo Salão Internacional de Agricultura, que decorrerá em França na última semana de Fevereiro, onde a carne de bovino mirandês terá de competir com países como a Brasil, Rússia e França, entre outros.

“Acreditamos na qualidade do nosso produto e, por esse motivo, vamos estar instalados num pavilhão com mais de 130 metros quadrados, ao lado dos grandes produtores mundiais de carne de bovino”, frisou Fernando Sousa.

Actualmente, o efectivo da raça é composto por 4.600 vacas reprodutoras dentro da área geográfica do solar, às quais se juntam 1.300 animais espalhados um pouco por todo o País.
Jornal Nordeste

Lagoa Azul de solidariedade ate dia 23 de Dezembro

Em plena época natalícia, e pelo sexto ano consecutivo, o Lagoa Azul: Bar/Karaoke promove a “Noite Solidária”.


A iniciativa, que começou a 29 de Novembro para terminar a 23 de Dezembro, acontece todas as noites no espaço de diversão nocturna de 2010, durante o seu normal horário de funcionamento, das 22 às 2 horas.


 A Instituição de Pública de Solidariedade Social escolhida como alvo desta acção benemérita foi o Lar de S. Francisco, que acolhe meninas em risco.


Dentro do estabelecimento, os clientes do Lagoa Azul podem contribuir de várias formas. Através da aquisição, por um preço simbólico, de algum trabalho da autoria das raparigas do Lar em exposição no bar; haverá caixas onde as pessoas poderão depositar o seu contributo monetário, mesmo na saída, ao pagarem; e, ainda, estará disponível uma box (caixa) para a recolha de vestuário, material didáctico e escolar, e também de brinquedos.


De destacar que, a 19 de Dezembro, pelas 23 horas, haverá um “Karaoke Solidário”, com transmissão em directo pela Rádio Brigantia. 


Nessa noite, serão convidadas personalidades locais como o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, o governador civil, Jorge Gomes, presidentes de Juntas de Freguesia, entre outras, com o intuito de interpretarem um tema de natal a favor da instituição. Por fim, no dia que antecede o Natal, a 24 de Dezembro, dar-se-á a entrega dos donativos recolhidos ao Lar de S. Francisco. 

“O Lar de S. Francisco tem feito um trabalho deveras importante na educação das futuras mulheres da nossa cidade”

Quanto ao porquê da escolha, o animador e relações públicas do espaço de diversão nocturna, Fernando Salvador, justifica: “O Lar de S. Francisco tem feito um trabalho deveras importante na educação das futuras mulheres da nossa cidade. São meninas provenientes de famílias sem estrutura e que precisam, também, de ter um olhar mais caridoso nesta época festiva”. 


A média, em termos de dinheiro angariado, tem rondado os 250 euros em anos anteriores para instituições como a Obra Social do Padre Miguel e a ASCUDT. Em termos de material, a média rondará as 4 boxes. “Se conseguirmos o mesmo que o ano passado, acho que será significativo. Pelo menos, ajudará no Natal destas crianças”, assegurou Salvador.


A responsável do Lar de S. Francisco, a Irmã Maria Eduarda Siza Vieira, congratulou-se pela escolha do Lagoa Azul. “Estou, de facto, agradecida por se terem lembrado de nós. Precisamos de tudo, alimentos, vestuário, material de papelaria por exemplo, que estão todas a estudar. O dinheiro também é sempre bem recebido, até porque, nesta altura, temos de comprar os presentes para que elas tenham um Natal semelhante ao de todas as famílias”, sublinhou. 


Recorde-se que o Lar de S. Francisco alberga, actualmente, 48 crianças. 



Jornal Nordeste

Queda para a morte de um poste de média tensão, junto a Argozelo, concelho de Vimioso

Um jovem de 21 anos perdeu a vida na sequência de uma queda de um poste de média tensão, junto a Argozelo, concelho de Vimioso.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Vimioso, João Afonso, afirmou que o acidente se deu após uma descarga eléctrica, seguida de uma queda em altura.


Tudo aconteceu por volta das 11.30 horas de ontem, quando o electricista procedia à montagem de uma das linhas de media tensão que fazem a ligação ente Argozelo e Coelhoso, esta já no concelho de Bragança.


“As equipas de socorro tiveram algumas dificuldades em chegar ao local do acidente, tendo mesmo de recorrer a viaturas de todo o terreno”, avançou o operacional.


“Quando chegámos ao local, a vítima já se encontrava em paragem cardiorespiratória e nada pôde ser feito para lhe salvar a vida”, acrescentou o responsável.


O helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica, estacionado em Macedo de Cavaleiros, ainda foi accionado mas não chegou “a ser necessária” a sua utilização, dado que o jovem já tinha falecido.


No local estive uma equipa do helitransportada do INEM e sete homens dos bombeiros de Vimioso, apoiados por cinco viaturas.


O electricista, residente na Figueira da Foz, estava ao serviço da Bragalux, uma empresa que presta serviços è Rede Eléctrica Nacional.


No espaço de um mês, esta já é a quarta vítima de acidentes a envolver electricistas de média e alta tensão, dois dos quais fatais. 
A Autoridade para as Condições de Trabalho já tomou conta ocorrência.


Jornal Nordeste

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Avião da Aerovip embate em cabo eléctrico durante aterragem em Bragança

O tempo estava assim quando o aviao aterrou
Um incidente com o avião que faz a carreira aérea Bragança/Vila Real/Lisboa deixou dia 3 de Dezembro cerca de duas mil habitações sem electricidade nas imediações do aeródromo municipal de Bragança.

À chegada a Bragança, cerca das 17H20, o avião da Aerovip embateu numa linha de distribuição de média tensão deixando 12 postos de transformação fora de serviço.

Tudo aconteceu durante a aproximação à pista para efectuar a aterragem.

Na altura estava a nevar, havendo também algum nevoeiro no local.

Ao que conseguimos apurar, o avião estaria a voar a muito baixo.

Quando o piloto se terá apercebido da situação tentou levantar, mas acabou por embater com a roda num cabo de electricidade.

O incidente não causou qualquer dano na aeronave e também não houve consequências para os ocupantes.

A Brigantia sabe que um dos passageiros era o presidente da câmara de Bragança que viajava desde Lisboa.
Jorge Nunes não esteve disponível para prestar qualquer declaração sobre o assunto.

Contactado o director do aeródromo municipal, João Rodrigues, remeteu explicações para o piloto e para a empresa transportadora que não quiseram esclarecer as circunstâncias em que ocorreu este incidente.

O embate na linha de média tensão deixou sem luz cerca de duas mil habitações das aldeias próximas do aeródromo.

Maria Bernardete Rodrigues, habitante de Sacoias, a aldeia mais próxima do aeródromo, conta que ficou “sem luz a partir das cinco e meia da tarde até por volta da sete, mas pensei que era do mau tempo, porque estava a nevar”. “Depois vi algumas movimentações junto do aeródromo, vi passar carros da polícia mas não me apercebi de nada, não senti barulho nenhum” acrescenta.

A EDP enviou uma equipa para o local que repôs a electricidade naquela zona através de outra linha.

“Nós tivemos conhecimento que o avião que faz a ligação Lisboa-Bragança tinha tocado numa linha nossa e como consequência dois mil clientes ficaram privados de energia eléctrica” confirma Maria Antónia Fonseca, do gabinete de comunicação da EDP. “Imediatamente mandámos um piquete ao local, verificámos a situação e conseguimos repor a alimentação a esses dois mil clientes a partir de outra linha, fazendo manobras na rede” acrescenta.

.

Escrito por Brigantia
Foto: Jornal Nordeste