FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quinta-feira, 22 de julho de 2010

ANIMAÇÃO DE VERÃO EM VINHAIS 2010 - 4 JULHO - 27 AGOSTO


Para saber mais acerca do programa, concertos , horários etc, carregue aqui.

II Prova de Perícia de Vinhais 7 de Agosto de 2010


Para saber mais carregue aqui.

Campeonato Distrital de Chegas de Touros em Vinhais 2010


Aqui fica o programa , quem quiser saber mais carregue aqui.

Nereida Gallardo esteve em Bragança na Discoteca Mercado e revelou que se vai casar já em Agosto

 Nereida Gallardo de casamento marcado 











Entrevista a Nereida Gallardo , numa presença da ex-de Ronaldo na Discoteca Mercado em Bragança.


A modelo espanhola Nereida Gallardo, que ficou famosa depois do seu relacionamento com Cristiano Ronaldo, revelou ao Jornal Nordeste, e em exclusivo, a data do seu casamento com o empresário maiorquino Pedro Sabater. Fala na sua despedida de solteiro, na lua-de-mel e descreve a sua relação passada com um dos melhores jogadores de futebol do mundo.

1 @ Para além das presenças em discotecas, que outros trabalhos tens feito?
R: Recentemente, fiz uma sessão fotográfica para dois fotógrafos, uma delas na praia, cujas fotos estão no Facebook para que todos possam vê-las. E, agora, recebi uma proposta de trabalho de uma casa de jóias, que espero que se realize, pois há um inconveniente que é o meu casamento. 

2 @ A boda será para quando?
R: Caso-me a 21 de Agosto e, depois, vou de lua-de-mel de 23 até ao dia 31. Creio que o trabalho seria a 29 de Agosto e, nessa altura, devo estar por Nova Iorque. Muito longe... Pela América! Não sei! Vai ser uma surpresa dos meus pais. Às tantas, até me engano...

3 @ Conta-nos como foi a tua despedida de solteira?
R: Primeiro, fomos a Maiorca e, depois, apanhámos um barco, sem dormir, para Ibiza, onde passámos dois dias. Então, aí, a festa foi um bocadinho mais fraca, dado que a de Maiorca tinha de ser maior. Foi muito bom! 

4 @ Como é que conheceste o Pedro Sabater? 
R: Numa discoteca! O normal... Mas já o conhecia de vista do ginásio. Ele antes trabalhava para uma discoteca, mas, agora, tem uma empresa de alimentos, limpeza e, também, de eventos. 

5 @ Estiveste 8 meses com o Cristiano Ronaldo. Como é que defines a tua relação com ele?
R: Foi bonito, enquanto durou...No momento, era tranquila e, pensava eu, sincera. Depois, no final, senti-me um pouco defraudada. 

6 @ Nesta tua primeira vez em Bragança, que é que opinas sobre esta cidade?
R: Na verdade, não imaginava que a discoteca fosse tão bonita! Fiquei encantada com as pessoas, são verdadeiramente simpáticas e o espaço é incrível.

7 @ Consta-se que terminaste os estudos... Em que área?
R: Auxiliar de Enfermagem e Dietética e Nutrição. Ainda bem que acabei! Não gostava nada ter que estudar! Não quero mais...

8 @ No futuro, vês-te a trabalhar em quê?
R: Preferia trabalhar como enfermeira e não como dietista porque eu gosto de comer muito...

9 @ Como é que manténs a forma? Fazes alguma dieta?
R: Não! Apenas faço ginásio três vezes por semana. 

10 @ Em Portugal, qual é a tua cidade predilecta?
R: A verdade é que não tenho preferências porque, tão pouco, tenho tempo de conhecer as cidades. Sempre que vou a qualquer lado é para trabalhar e regresso a casa, quase sempre, no dia seguinte. A verdade é que gostaria de conhecer todos os locais onde já estive, desde o norte ao sul do país. No entanto, o local onde mais trabalho é no Porto, muito mais do que no Algarve ou em Lisboa e, sobretudo, no Verão. Muito mais do que no Inverno. 

11 @ Como espanhola, como é que vês a actual situação do teu país?
R: Espero que seja uma situação transitória, porque há muita gente a passar por dificuldades, já que, é muito difícil arranjar trabalho. Procura-se e não se encontra. É uma pena! Ainda por cima, sobem a percentagem do IVA. Tiram as casas às pessoas... É um problema! Um desastre...

12 @ Que farias tu, se estivesses no lugar de Zapatero?
R: Tentaria que isto fosse melhor para todos os cidadãos e não só para o Governo.

13 @ Que tipo de música gostas de ouvir?
R: Gosto de quase todo o tipo de música! Mas, prefiro dance e house music... O marido da Merche Romero, o dj Vibe, é muito bom! 

14 @ Os portugueses tratam- -te bem? 
R: Quase melhor do que em Espanha... A verdade é que não tenho nenhuma queixa! Estou muito contente e feliz por estar aqui.

15 @ Num documentário sobre a vida selvagem, que animal interpretarias?
R: Um tigre ou uma leoa, ou então um golfinho. 

16 @ Se pudesse passar uma noite com uma personalidade nacional ou mundial, política, desportiva, cultural ou outra, em quem recairia a sua escolha?
R: Neste momento, nenhuma! A personalidade que tinha de ter, já a tive, que foi o Ronaldo. Assim, agora, fico com o meu noivo que é perfeito. Pensando melhor, o Brad Pitt. Gosto muito dele e da Angelina Jolie, dos dois...

17 @ O que é que consideras ser inaceitável num homem?
R: Que seja machista e que queira ter sempre razão...

18 @ Se pudesses pedir três desejos ao génio da lâmpada, quais seriam?
R: Primeiro, saúde para mim e para a minha família. Depois, conservar um bom ritmo de trabalho e ser feliz com o meu namorado para o resto da minha vida... Não me quero separar! 



Por: Bruno Mateus Filena - Jornal Nordeste
Fotos:Nordeste -BMF



Fotos Nereida Gallardo em bragança mercado club.
Nereida Gallardo em bragança fotos e entrevista. 

Touros em combate em Vinhais - Já começou o Campeonato deste Verão de 2010

Começou em Vinhais o Campeonato Distrital de Chegas de Touros de Raça Mirandesa



No dia 17 de Julho, apesar do calor, foram muitas, ainda, as pessoas que marcaram presença no Chegódromo de Vinhais, onde se deu início, pelo segundo ano consecutivo, ao Campeonato Distrital de Chegas de Touros de Raça Mirandesa.
“Esperemos que este ano corra um bocadinho melhor. Com algumas alterações que introduzimos, julgamos que o campeonato será mais competitivo. O sucesso parece garantido, uma vez que aumentámos o número de candidatos, passámos de 23 touros no ano passado para 32 este ano”, revelou Carlos Silva, administrador da PRORURIS (Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural de Vinhais), a entidade organizadora do evento.
No próximo sábado, a 24, terminar-se-á o apuramento dos 8 touros finalistas de cada escalão para quartos de final, meias-finais e final, através de um sistema de eliminação introduzido, apenas, neste campeonato, em que o touro derrotado sai imediatamente.



De acordo com o responsável das Chegas, os animais não sofrem qualquer tipo de lesão. “Os touros disputam, entre si, a prevalência em praça, a força, a valentia, a destreza e a bravura. Quando o animal sente não ter condições para vencer, normalmente, dá-se por vencido e o confronto termina por aí, sem problemas”, afiançou Carlos Silva. Autênticas provas de esforço para animais que conseguem atingir um peso superior a uma tonelada.


De salientar que, a 31 de Julho, haverá um espectáculo com touros e anões e, no dia 14 de Agosto, às 17:30, acontecerá uma grande corrida de touros com a consagrada Ana Baptista, que faz 10 anos de alternativa, Filipe Gonçalves, “O Furacão do Algarve”, e Mateus Prieto, uma jovem promessa do toureio a cavalo. Marcarão presença, também, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e o Grupo das Caldas da Rainha, que integra alguns transmontanos. No dia seguinte, domingo, serão as meias-finais das Chegas de Touros e, a 22 de Agosto, acontecerá a Grande Final.


O início de uma chega que ultrapassou os 7 minutos e que deixou o derrotado (à esq.) a cambalear.

Fonte:Jornal Nordeste - Bruno Mateus Filena

domingo, 11 de julho de 2010

Milhares no Encontro de Gerações em Vinhais

Mais de 3500 pessoas participaram no IV Encontro de Gerações de Vinhais, uma moldura humana que impressionou o próprio presidente da Câmara, Américo Pereira.

O evento teve lugar anteontem, no largo do Santo António, à entrada da vila, e juntou gente de todas as idades e de todas as aldeias do concelho, num almoço animado pela actuação do grupo de pauliteiros de Miranda do Douro e pelo artista Nel Monteiro. Do programa constou ainda uma missa campal, animação musical com as bandas filarmónicas de Rebordelo e Vinhais.




 A festa foi rija e a alegria era patente nos rostos dos mais velhos que assim tiveram oportunidade de rever pessoas que, em alguns casos, não viam há décadas e de reatar amizades antigas.


O Encontro de Gerações tem co mo objectivo promover um encontro dos residentes no concelho para, pelo menos uma vez por ano, terem oportunidade de se conhecerem e conviverem.
“Vivemos num mundo cada vez mais egoísta, mas nos nossos concelhos predomina uma população mais idosa e as autarquias devem ter a preocupação de se associarem e fazerem estes convívios”, explicou o autarca.

Contributo das Juntas
de Freguesia é decisivo
para mobilizar população

A mega organização que contou com a ajuda dos presidentes de Junta das várias freguesias, um empenho realçado por Américo Pereira. “O objectivo é que as pessoas venham, se encontrem e convivam”, sublinhou. 
O concelho de Vinhais tem um número elevado de população idosa e a solidão é um dos problemas que esta faixa etária enfrenta. “Não foi difícil juntar tanta gente, gostamos que toda a gente venha, é um trabalho feito pelas Juntas que nestas alturas esquecem as divisões políticas e ideológicas e associam-se todas a esta magnifica festa”, defendeu.


Américo Pereira não esconde que o concelho podia estar melhor servido de instituições de apoio aos idosos e reconhece que há carências. “Estamos a tentar inverter essa pirâmide. No final deste mandato estaremos razoavelmente bem servidos, mas ainda não estamos”, afirmou. Em fase de conclusão estão vários equipamentos, nomeadamente nas aldeias de Moimenta e Rebordelo.

Glória Lopes- Jornal Nordeste

Confraria Ibérica quer Bragança como capital da castanha

A Confraria Ibérica da Castanha quer alargar o raio de acção a outros países da União Europeia, para além de Portugal e Espanha. 


A ideia foi defendida este fim-de-semana, durante da assembleia-geral da confraria que teve lugar no Teatro Municipal de Bragança. 

França e Itália podem ser os primeiros países onde se vai investir. O objectivo da confraria é ganhar uma posição de liderança e transformar Bragança na capital da castanha ao nível europeu. O grão-mestre da Confraria Ibérica da Castanha, Gilberto Batista, referiu que o alargamento a outros países passa por conquistar confrades de países que têm sido representados por vários oradores estrangeiros em colóquios organizados pela entidade transmontana. “De França já temos alguns, mas agora é preciso começar a apostar na Itália”, referiu. “Estes são os países que nos interessam mais pois são eles quem mais dinheiro ganha, com a castanha, porque lhe dão maior valor acrescentado”, acrescentou. 


Cada vez mais a confraria se quer afirmar como catalisador e condutor do processo relacionado com a castanha. 
A Assembleia-geral da Confraria Ibérica da Castanha, que incluiu a apresentação do relatório de contas de 2009, aprovou ainda a proposta de admissão de 15 novos confrades e eleição os órgãos sociais para 2010/2011. 


Na mesma sessão destacou-se a necessidade de organizar actividades fora da época do fruto, no Outono, o que poderá passar pelo aproveitamento na gastronomia e o aproveitamento no novo conceito de turismo, através da realização das rotas do castanheiro em flor. Mas, para o efeito é necessário partir para o terreno e sinalizar percursos, tornando-os visitáveis. No final das actividades da assembleia-geral, os confrades participaram num passeio por uma zona de castanheiro em flor em várias aldeias, nomeadamente em Donai, com paragem em Oleiros, seguindo por Rabal até Palácios, onde decorreu a entronização dos novos confrades. Neste grupo destacou-se o professor Vera-Cruz Pinto, director da Faculdade de Direito de Lisboa. 
“Nos últimos três anos criaram-
-se mais produtos à base 
de castanha do que em 50 anos”


Posteriormente foi servido um jantar com pratos confeccionados com castanha. O grão-mestre da Confraria realçou a importância de introduzir na gastronomia pratos à base de castanha, e que o facto de estarem a degustar estas iguarias “se devia ao empenho que tem trabalhado para que a castanha seja valorizada”.
Para o grão-mestre “nos últimos três anos criaram-se mais produtos à base de castanha do que em 50 anos”, e dá como exemplos o «Ouriço de Bragança», um doce da autoria de Eurico Castro, e o «sabonete de castanha», apresentado pela «Oriflame» na «Norcastanha».


Jornal Nordeste