FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Resultados das Legislativas na Freguesia da Moimenta

Moimenta

Contagem terminada.
Resultados de 2009

Votantes
56,57%


Votantes: 112

Inscritos: 198

Partido Resultados Mandatos

PS 57,14%64 votos

PPD/PSD 31,25%35 votos

CDS-PP 4,46%5 votos

B.E. 0,89%1 votos

PCTP/MRPP 0,89%1 votos

MPT-P.H. 0,89%1 votos

P.N.R. 0,89%1 votos

PND 0%0 votos

PPM 0%0 votos

PPV 0%0 votos

PCP-PEV 0%0 votos

MMS 0%0 votos

MEP 0%0 votos

EM BRANCO 2.68%3 votos
NULOS 0.89%1 votos


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Obras em Lagarelhos, Zido e Vilar de Ossos juntam população em convívio

Três aldeias em festa

Sábado foi dia de festa em Vilar de Ossos, com inaugurações nas três aldeias que compõem esta freguesia do concelho de Vinhais.

Na anexa de Lagarelhos, a igreja paroquial está irreconhecível, depois das obras que contaram com a ajuda da população e o apoio da Câmara Municipal de Vinhais (CMV) e Junta de Freguesia de Vilar de Ossos.

Além da substituição do telhado e pintura exterior, o adro foi dotado de um muro em pedra tradicional, sendo ainda calcetado e contemplado com um sistema de iluminação pública.

Recorde-se que esta intervenção insere-se na política de recuperação do património religioso que está a ser levada a cabo pela edilidade em todo o concelho.

Após a inauguração, pelo presidente da CMV, Américo Pereira, presidente da Junta, Manuel Martins, e pároco da freguesia, a população juntou-se num jantar-convívio na Casa do Povo, que ficou marcado pelos discursos dos dois autarcas.

Em Vilar de Ossos, sede da freguesia, foi inaugurado o segundo acesso alcatroado à localidade, à semelhança do que também já aconteceu em Lagarelhos, há alguns meses. Além disso, também as ligações entres os bairros da aldeia, que se encontravam em terra batida, ganharam novo piso, facilitando as deslocações da população.

Zido, por seu lado, assistiu à inauguração do largo das festas e conta com os arruamentos totalmente calcetados, fruto da estratégia de apoio ao mundo rural traçada pelo município.

À frente dos destinos da freguesia desde 2005, Manuel Martins recandidata-se à presidência da Junta, desta vez nas listas do PS, embora mantenha o estatuto de independente. O autarca, visivelmente contente, deu as boas vindas a todos aqueles que participaram nas inaugurações e no jantar de sábado. “Hoje há mais gente do que nos dias de festa”, comentava-se no adro da igreja de Lagarelhos, tantos foram os filhos da terra que decidiram regressar às origens, num dia em que o convívio aqueceu um sábado frio, que anunciou o final de Verão.

1,5 milhões para o Mundo Rural da Terra Fria

1,5 milhões de euros é o montante disponível para apoiar os projectos candidatos ao Eixo 3 do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).

Para esclarecer o público interessado em apresentar candidaturas, técnicos da Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina - CoraNE estão a levar a cabo sessões de esclarecimento nos quatro concelhos da Terra Fria.

Na passada terça-feira, em Bragança, os técnicos explicaram que esta medida contempla cinco acções, que se dirigem a agricultores, microempresas, actividades turísticas e de lazer, património rural e serviços básicos para a população rural.

A técnica da CoraNE, Manuela Morais, realça que o apoio social é a grande novidade trazida por este programa. “Na parte social podem ser financiados centros de convívio, creches, serviços de saúde, bem como serviços itinerantes de apoio social. Pode ser financiada a construção, o equipamento ou o projecto na totalidade”, explicou a técnica.

Apesar da expectativa à volta da parte social, Manuela Morais afirma que as intenções de candidatura das pessoas que já procuraram a CoraNE são investimentos em turismo rural e de habitação. “Já há bastantes pessoas interessadas. Durante cerca de 3 semanas fomos contactados por cerca de 50 pessoas”, enalteceu a oradora.

Também o técnico Francisco Torrão salientou que estas sessões de esclarecimento surgem antes de ser aberto o prazo de candidaturas, que vai decorrer de 21 de Setembro a 23 de Outubro.
Os destinatários do programa são instituições, pessoas a título particular, associações ou autarquias.
O PRODER, disponível até 2013, vai abrir três períodos de candidaturas por ano.

Por: Teresa Batista - Jornal Nordeste

A era dos candidatos digitais no distrito de Bragança



A campanha para as Eleições autárquicas de 11 de Outubro fica marcada pela adesão em massa dos candidatos do distrito de Bragança às novas tecnologias e plataformas informáticas.
Assim, além de sites ou blogs criados com o simples objectivo de dar a conhecer o programa eleitoral do candidato ou do partido, muitos foram os que aderiram a diversas redes sociais, como o Twitter, Facebook ou o Hi5.

Os candidactos não querem ficar de fora da evolução digital, apesar de continuarem a fazer do contacto físico e directo com os eleitores como principal forma de angariarem votos.
Assim, em Alfândega da Fé, a socialista Berta Nunes apresenta-se através do endereço http://psalfandega.blogspot.com, onde os eleitores podem, ainda, conhecer os candidatos às Juntas de Freguesia do concelho.

Já o actual vereador da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Arsénio Pereira, explica em www.juntosporalfandega.com porque decidiu concorrer à presidência da autarquia pelo PSD.

Bragança é o concelho onde mais candidatos aderiram às novas tecnologias.

Liliana Fernandes, do Bloco de Esquerda, chega aos eleitores através de http://twitter.com/BELiliana2009, sendo que em http://braganca.bloco.org, os curiosos podem conhecer mais sobre os candidatos bloquistas de todo o distrito de Bragança.

O socialista Jorge Gomes é, de todos, o que mais aderiu às novas tecnologias e redes sociais.
Assim sendo, pode ser encontrado em http://twitter.com/jorgegomes2009, www.jorgegomes.org, www.facebook.com/jorgegomes2009 ou http://jorgegomes2009.hi5.com.

Já o actual presidente e candidato à Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, dá voz à sua campanha através do site www.jorgenunes.com.pt, onde, além dá conhecer a obra feita e apresenta os restantes candidatos às Juntas de Freguesia do concelho e à Assembleia Municipal pelo PSD.

Candidatos chegam até aos eleitores através da Internet

No concelho de Carrazeda da Ansiães, José Luís Correia, da coligação PSD/CDS-PP, revela em http://psd-carrazeda.blogspot.com porque decidiu concorrer à Câmara Municipal.

Já o bloquista José Alegre Mesquita chega aos eleitores através de http://pensar-ansiaes.blogspot.com e http://twitter.com/josealegre.

Olímpia Candeias, que concorre como independente, apresenta a sua candidatura no site http://carrazeda-primeiro.com, onde dá, também, a conhecer o programa eleitoral.

Em Freixo de Espada à Cinta, o único dirigente a recorrer às novas tecnologias foi António Morgado, do PSD, através do endereço http://freixolivre.blogspot.com.

Beraldino Pinto, que pretende continuar à frente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros com o apoio do PSD e do CDS-PP, chega até aos eleitores através de http://beraldinopormacedo.net .

O socialista Rui Vaz apresenta-se no blog http://um-novo-rumo.blogspot.com.

Em Miranda do Douro, Artur Nunes, cabeça de lista do PS, mantém os eleitores informados e actualizados através dos sites http://arturnunes.net e http://twitter.com/novorumo.

A partir do endereço http://josesilvano_2009.blogs.sapo.pt , o veterano social-democrata José Silvano mantém os habitantes do concelho de Mirandela informados sobre a sua campanha e as obras feitas enquanto autarca.

Já Júlia Rodrigues, candidata do PS à edilidade mirandelense, divulga so seus projectos em www.juliarodrigues.org.

Na corrida a esta Câmara Municipal está, também, Graça Calejo, do CDS-PP, que sugere uma visita aos sites www.gracacalejo.org e www.acandidata.org.

Em Torre de Moncorvo, o social-democrata Nuno Gonçalves adere às novas tecnologias, através de http://moncorvorumoaofuturo.blogspot.com, enquanto o cabeça de lista do PS aposta em www.airesferreira.com.

Já Jorge Fernandes, do PS, é, até à data, o único candidato à Câmara de Vimioso a apresentar-se aos eleitores a partir da web, mais precisamente em http://vimioso2009.blogspot.com.

Em Vinhais, os socialistas promovem a sua candidatura em www.americopereira.com , site que ainda está em fase de preparação.

Até ao fecho desta edição não foi possível conhecer mais endereços ou sites de candidatos do distrito de Bragança, além dos referidos na peça.
O que não quer dizer que não haja mais candidaturas a utilizar estas plataformas para transmitir a mensagem ao eleitorado.

Por: Sandra Canteiro - Jornal Nordeste

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PSD apresentou candidatos para o Concelho de Vinhais

Apostar na reconstrução de estradas, nos serviços de saúde e apoio social são as principais apostas de Carlos Costa, o candidato do PSD à câmara de Vinhais.

A lista laranja foi apresentada publicamente no último sábado e deu a conhecer as suas propostas para o concelho. “Queremos de imediato lançar a reconstrução de duas ou três estradas municipais, em Lomba, Salgueiros e Rebordelo, que há quatro anos o PS prometeu.

Depois, queremos uma extensão de saúde, com médico e enfermeiro permanente em Rebordelo. Reorganizar os serviços administrativos da câmara e substituir os veículos.
Queremos também criar uma rede de miniautocarros.

Por outro lado, há anos que se adia a construção de um novo pólo escolar em Vinhais e Rebordelo.
Queremos também lutar por um acesso digno à futura A4.” Carlos Costa aposta ainda na conclusão da rede de apoios domiciliários à natalidade como forma de ajudar à fixação dos jovens vinhaenses na terra.“Propomos 1500 euros a cada casal, com regras a definir e condições para os jovens se poderem manter. Não queremos, com isto, aumentar a população de Vinhais, porque temos de ser realistas.
Queremos é melhorar as condições dos corajosos que ainda vivem cá.” O candidato pretende ainda aproveitar melhor os recursos existentes no concelho, como é o caso da água, nem que para tal seja necessário rasgar contratos em vigor.“Queremos romper o contrato com a Águas de Trás-os-Montes e Alto Douto.
Temos muita água em Vinhais e queremos aproveitá-la. O concelho está a pagar um preço elevado”, justifica. Carlos Costa afirma ainda que pretende unir as empresas municipais numa só, bem como realizar uma auditoria às contas das mesmas.
O líder do PSD tem como objectivo manter a mesma votação que o partido teve há quatro anos, pois julga que é suficiente para vencer desta vez.

Fonte:CIR - Rádio Brigantia
Foto:Foto: Carla A. Gonçalves - Mensageiro de Noticias

Bragança e Vinhais no Mundial de Artes Marciais - Atletas precisam de apoios

Atletas precisam de ajuda para trazer medalhas

Os atletas e Mestres da Associação Kempo Chinês de Bragança, do Clube Académico de Bragança e das Piscinas de Vinhais, vão representar a bandeira portuguesa no Campeonato do Mundo, em Itália.

Bragança contará, pela segunda vez, com os seus atletas no Campeonato Mundial de Kickboxing & All Styles a realizar entre os dias 03 a 10 de Novembro de 2009 em Marina di Carrára, Itália.

Será organizado pela (WTKA) World Championships Kickboxing And All Styles, onde Portugal entre os dias 17 e 21 de Outubro de 2007 foi consagrado Campeão absoluto e Bragança arrecadou uma medalha de prata na categoria de Mestres com o Mestre Sifu Nelson Rogério a consagrar-se vice-campeão Mundial 2007 e um quarto Lugar em Full-Contact e K1 rules.

Em conjunto com o seu atleta e aluno Carlos Filipe Barreira que com apenas 12 anos de idade obteve um magnifico terceiro lugar obtendo uma medalha de bronze onde competiram nas mais variedades possíveis, desde formas de técnica, de armas, Freestyle, Light-Contact, Full-Contact, e K1 rules irão ter agora a seu lado o Mestre Sifu Márcio Pires, pela primeira vez onde irá competir nas mesmas categorias que Nelson Rogério diferenciando só o peso dos atletas em combate Full-Contact e k1-rules.

Estes atletas estão a ser apoiados pela Câmara Municipal de Bragança, Câmara Municipal de Vinhais e pela Associação Montes de Vinhais que apoiam as suas escolas de Kempo Chinês e atletas para poderem estar no Campeonato do Mundo.

Apesar das ajudas das mais diversas entidades ainda só se conseguiu reunir 2040 euros, faltando ainda 680 euros, apelando assim à boa vontade da população para que possa prestar apoio a estes jovens atletas.

Fonte:Jornal Nordeste

Tensão no seio da GNR em Bragança por causa da extinta BT

Muitos dos militares da extinta Brigada de Trânsito (BT), integrados no Comando Territorial de Bragança, estão descontentes com a precariedade da sua actual situação.
Terá sido por esse motivo que, há pouco mais de uma semana, um radar fotográfico, instrumento utilizado por militares na fiscalização do tráfego rodoviário, foi danificado com ácido no próprio parque das instalações da Guarda Nacional Republicana (GNR), onde é habitualmente guardado, dentro da mala de uma viatura caracterizada.
Dado como inoperacional, as amostras do líquido foram entregues à Polícia Judiciária Militar, responsável por investigar um caso que poderá estar relacionado com o mau ambiente que se vive actualmente no seio da GNR.
“O trânsito antes tinha um comando único, de onde vinham fichas técnicas e directivas, destinadas ao efectivo de todo o país. Agora, isso não acontece”, refere um militar da GNR, sob anonimato. “Actualmente, cada comando distrital pode ter uma interpretação diferente daquilo que é a lei, e que deveria ser igual para todos. Não faz sentido. Estamos no mesmo País, que não é assim tão grande, por isso, é importante que haja a nível nacional e com uma matéria tão delicada, um só entendimento, como acontecia antes de Janeiro, altura em que a Unidade da Brigada de Trânsito foi extinta”, remata.

Desde a extinção da BT,
as multas caíram cerca
de 80 por cento

Quando questionado sobre as multas e se há, de facto, pressões por parte do comando, no sentido de se atingirem determinados números, a nossa fonte é peremptória: “pressões há sempre, ao contrário do que é normal sair para fora. Não dizem às pessoas, de forma directa, que têm de fazer X multas, mas nós sabemos como é que essa pressão é feita internamente. Como sabemos também o tratamento diferenciado que é dado a um militar que passe mais multas do que a outro que passe menos. Desde a extinção da BT, as multas caíram cerca de 80 por cento. Tivemos várias reuniões onde isso foi debatido e instruções precisas, no sentido de nos ser exigido cumprimento na questão das multas”.
Segundo o meso agente, havia 7 ou 8 militares credenciados que, habitualmente, andavam com o radar. Alguns, como forma de mostrar o seu descontentamento, deixaram de apresentar os números habituais, como consequência, o comandante retirou-os dessa função, substituindo-os por 3 ou 4 homens da sua confiança. “A esses militares, como forma de incentivo, é-lhes concedido um sistema de folgas diferente do restante efectivo”. Estes elementos, declara, chegam a ter em média, 10 a 11 folgas mensais, enquanto que uma patrulha regular tem apenas 5 ou 6 folgas por mês”, termina.

Militares da BT sem formação desde Janeiro

A formação é outros dos pontos da discórdia. “Antes, estávamos mais actualizados, havia directivas difundidas a nível nacional pelo Comando da Brigada de Trânsito, o que fazia com que houvesse uma uniformização na própria forma de interpretar a legislação rodoviária. Hoje não existe formação”, revela um militar da GNR.
Uma falta confirmada por José Alho, responsável pela Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda, em entrevista ao Jornal de Notícias. “Os militares da BT não têm formação desde Janeiro, não se sabe até onde isto irá parar”, e que preferindo não se manifestar sobre o radar danificado com ácido, salienta “este caso concreto é revelador do mal-estar que se vive. São atitudes de desespero motivadas pela extinção da Brigada de Trânsito – que considero um erro político”.
No entanto, o Governo recusou as críticas inerentes à extinção da BT e qualquer alteração à Lei Orgânica da GNR, garantindo que a criação da Unidade Nacional de Trânsito permitiu melhorar a operacionalidade e em nada “beliscou” os direitos e regalias dos militares.

Orgulho ferido e perda
de prestígio

“O ideal seria arranjar uma forma para que o trânsito fosse comandado a nível nacional. Ou seja, que houvesse uma unidade de trânsito, pois aquilo que ficou criado, a Unidade Nacional de Trânsito (UNT), que só integra cerca de 200 homens, em Lisboa e Porto, em nada os diferencia do resto dos destacamentos, a não ser que eles tem um comando da UNT e nós estamos dependentes dos comandos territoriais de cada distrito”, assegura outra fonte interna da GNR.
“O serviço perdeu qualidade, o mal-estar entre militares está instalado, e estamos a deixar cair cada vez mais aquilo que era a unidade de elite da GNR. E a prova disso é que a GNR, neste momento, porque quis controlar o trânsito, perdeu para a PSP determinadas áreas, que eram da exclusiva responsabilidade da BT”, refere o militar, exemplificando: “na Operação Verão Seguro, antes responsabilidade da BT, vimos agora a PSP nas televisões e na comunicação social a dar entrevistas sobre como estava a correr a operação. Para nós, que tínhamos orgulho em ser da BT, obviamente que não nos agrada.
Outra situação foi a deslocação do Presidente da República a Santarém com escolta da PSP, uma situação impensável há um ano atrás, dizem os militares. “Estamos a assistir a uma perda de prestígio constante daquilo que era a Unidade da Brigada de Transito, hoje fraccionou-se, pois pertence aos comandos territoriais e nestes cada um faz à sua maneira”.

“Assistência nas marcas
demasiado cara”

É também no aspecto logístico que reside a maior diferença. “Antes desta remodelação, todas as viaturas eram assistidas na marca, ao contrário do que acontece no presente, por decisão do Tenente-Coronel Fernandes. Tínhamos contratos de assistência e nunca tivemos o mínimo de problemas com reparações. Dessa forma, as coisas funcionavam. Hoje, em nome da poupança, retira-se segurança profissional ao efectivo, pois em perseguições ou escoltas, onde se atingem grandes velocidades, pneus sem qualidade comprometem a segurança dos nossos militares”, refere um militar que prefere não revelar o nome.
“O tenente-coronel, penso que por opção, segue a lógica do investimento mínimo possível, tendo decidido que a manutenção das viaturas se efectuasse no quartel, onde dispomos de 2 mecânicos e um electricista auto, sem as condições exigidas para lidar com problemas de maior. Eles vão remediando e até são úteis no caso de pequenas avarias”, argumenta fonte anónima, realçando que o seguimento desta política, poderá ter custos elevados e causar potenciais vítimas.
Para se alterar a presente situação, o militar sugere “ou outro comandante ou uma outra forma de comandar”. “Os militares andam muito desmotivados e não me parece que a melhor forma de fazer o que quer que seja, inclua confrontá-los. A forma como o tenente-coronel faz determinadas coisas, fá-lo com o intuito de provocar. Desta forma, acho difícil uma pessoa responsável que cria vícios de comando, alterar o seu método de trabalho. Ele deveria estar mais actualizado, sobretudo, na forma como antes eram conduzidas determinadas situações”, conclui fonte do Jornal NORDESTE.

Fonte:Por Bruno Mateus Filena - Jornal Nordeste Bragança

A Puebla da Sanabria comemorou, mais uma edição das Fiestas de las Victorias

A Puebla da Sanabria comemorou, entre 5 e 9 de Setembro, mais uma edição das Fiestas de las Victorias, celebradas e aplaudidas por centenas de pessoas que as consideraram um “verdadeiro sucesso”.

Em entrevista ao Jornal Nordeste, Pedro Castronuño, Conselheiro da Cultura e um dos responsáveis máximos pela organização de tamanho evento, menciona que receberam “um dos melhores desfiles de Gigantes e Cabeçudos dos últimos anos”, mostrando-se muito satisfeito pela forma como decorreram as festividades, “esta deixou de ser apenas uma festa da Comarca de Sanabria para se converter numa em que participa gente de toda a província, gente que vem de outras comunidades autónomas e muitos vizinhos portugueses, devotos da Virgem das Victorias.”
A Comparsa de Gigantes e Cabeçudos é um dos maiores atractivos das vitoriadas festas, o desfile, encabeçado pelo “Negro” e a “China”, entusiasmou todos os presentes que contemplaram uns gigantes que dançam pelas ruas da vila há 161 anos nas populares festas sanabresas. Seguiram-se os gigantes, o “Rey” e a “Reina”, o “Sanabrés” e a “Sanabresa”, o “Zapatero” e a “Zapatera”, e por fim, o “Conde” e a “Condesa”.

Diversidade nas festas
para todos os gostos

A combinação efectiva na Puebla da Sanabria consiste na tradição de um forte sentido religioso com um tema mais pagão, onde entram os gigantes e os cabeçudos e o fogo como substância mor do espectáculo. Desta feita, um dos momentos mais aguardados foi a actuação da Companhia de Teatro “Scura Splats”, que pelas ruas da vila presentearam residentes e visitantes com o seu show, “Factum Flama”. É de salientar também que, os mais pequenos não foram esquecidos e participaram nas tradições festivas com lides de touros de fogo infantil.
“Este ano, pensávamos ter menos gente, por coincidir apenas sábado com um dia de festa e os restantes serem durante a semana, mas a verdade é que, em todas as actividades, a participação das pessoas tem sido bastante positiva, daí estarmos contentes pela forma como tudo tem corrido, sem problemas”, sustenta Pedro Castronuño, que salienta, “a climatologia desempenhou o seu papel, esteve bom tempo e as noites quentes”.
Os dias de festa oficial e tradicional na Puebla da Sanabria são 7, 8 e 9, “sempre”, faz questão de frisar o conselheiro da cultura, “se não coincidirem com sábado ou domingo, adiantam-se ou atrasam-se para apanhar o fim-de-semana”, explica.


Fonte:Por Bruno Mateus Filena - Jornal Nordeste

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Tuizelo apresenta projecto Social

Mais de 270 mil euros é quanto vai custar o novo serviço de Apoio Domiciliário do Centro Social de Tuizelo, no concelho de Vinhais.
Apresentado no passado sábado, o novo equipamento resultará da reconversão e ampliação da antiga escola primária daquela freguesia e destina-se a 30 utentes, colmatando, assim, algumas das carências que afectam a população mais idosa na região.

Recorde-se que, nos últimos quatro anos, muitas têm sido as infra-estruturas projectadas e criadas no concelho de Vinhais, como os lares de Ervedosa (que resulta da transformação do Centro Noite), Rebordelo e Moimenta, bem como do apoio domiciliário em Vale das Fontes, Vilar da Lomba e Celas.
Vinhais acolherá, ainda, a Unidade de Cuidados Continuados de Saúde que será implementada no antigo Centro de Saúde daquela localidade.


Por: Sandra Canteiro - Jornal Nordeste

PS Vinhais apresenta candidatos no largo do Arrabalde

O PS apresentou, anteontem, em Vinhais, os candidatos à Câmara, Assembleia Municipal de às 28 Juntas de Freguesia e sete Plenários do concelho. As listas, com mais de 500 candidatos, foram apresentadas num grandioso comício, que reuniu mais de 2 mil pessoas.

Américo Pereira (advogado) recandidata-se ao segundo mandato à frente da Câmara Municipal de Vinhais, acompanhado por Roberto Afonso (professor), Maria Antónia de Almeida (professora) e Luís Fernandes (professor). Na lista seguem-se Salvador Marques (assistente técnico), Zulmira dos Santos (enfermeira chefe), Pedro Miranda (assistente social), Eduardo Rodrigues (coordenador local da Segurança Social), Helena Afonso (fisioterapeuta), Raúl Moás (aposentado), José Maria Ribas (bancária aposentada), Diana da Costa (estudante) e Rui Borges (professor).
O candidato à Assembleia Municipal é Eurico Gonçalves (professor).
A festa socialista contou, ainda, com a presença do presidente da Federação Distrital do PS, Mota Andrade, e do deputado Luís Vaz.
A apresentação da candidatura decorreu poucos dias depois do Tribunal Administrativo de Mirandela ter julgado improcedente uma acção interposta pelo candidato do PSD à Câmara Municipal de Vinhais (CMV), Carlos Costa, com vista à perda de mandato do actual elenco camarário.
Américo Pereira considera que o processo não passou duma tentativa do partido laranja para ganhar na secretaria. “Carlos Costa sabe que nas eleições não tem possibilidade de me ganhar, então quis tirar-me da Câmara através do tribunal”, comentou o edil, em conferência de imprensa realizada na passada quinta-feira, na sede da Federação Distrital do PS. No encontro com os jornalistas, o autarca revelou que vai avançar com um pedido de indemnização em tribunal, “em nome pessoal e em nome da Câmara Municipal, para nos ressarcirmos dos prejuízos causados, nomeadamente das difamações”, explicou.

Fonte:Jornal Nordeste

Dívidas ensombram candidato do PSD à Câmara de Vinhais

Um expositor de móveis de Rebordelo acusa o candidato do PSD à Câmara Municipal de Vinhais, Carlos Costa, de lhe ter passado cheques sem provisão para pagar uma dívida de 28 mil euros.

Os factos remontam a 2006, altura em que Carlos Costa tinha uma empresa de construção de pré-fabricados em Angola e ia equipar as camaratas dos operários de uma mina de diamantes naquele país. Como conhecia António Manuel Pires, o empresário que diz ter sido enganado, pediu-lhe para ser mediador do negócio e que arranjasse um fornecedor de móveis feitos por medida e em grande número. Para o efeito Carlos Costa garantiu que António Pires receberia uma comissão (cerca de 28 mil euros), montante que nunca chegou a ser pago.
Ao Jornal NORDESTE, António Manuel Pires mostrou-se muito revoltado. “Há poucos dias vi um outdoor com a fotografia daquele senhor a proclamar a verdade, o que me deixou revoltadíssimo. Ele é tão honesto e é pela verdade que me obriga a ir para tribunal para reaver um montante que tem em dívida para comigo”, lamenta este habitante de Rebordelo.

Carlos Costa diz que é tudo uma cabala política montada por Américo Pereira

“O valor inicial da dívida, acrescenta, era pouco mais de 28 mil euros. Já me passou três cheques, dois dos quais sem provisão e o terceiro cheque mandou cancelar no banco, dando-o como extraviado. Foi então que decidi mover uma acção de processo-crime por burla agravada no Tribunal de Vinhais”, explicou o expositor de móveis.
O Jornal NORDESTE confrontou o candidato do PSD à Câmara de Vinhais com esta situação, que se mostrou surpreso com o timing da denúncia. “Primeiro quero mostrar a minha estranheza pelo timing escolhido para esta denúncia, visto que os factos ocorreram em 2006, e em segundo o processo-crime no tribunal de Vinhais a que o António Pires faz referência foi arquivado pelo Ministério Público por falta de provas. Agora volto a questionar-me porque é que esse senhor se manteve calado até agora. É que há três anos que anda a perder tempo”, ripostou Carlos Costa.
O candidato social-democrata considera-se vítima de uma cabala política perpetrada pelo presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira. “Não tenho dúvida que estou a ser vítima de um ‘complô’ político virtuado por Américo Pereira. Senão vejamos, António Pires sente-se lesado, mas há três anos que se mantém calado e lembra-se de começar a falar em ano de eleições, contando os factos todos distorcidos. É muito estranho, não tenho dúvidas que esse senhor foi enviado pelo meu amigo Américo Pereira”, conclui o candidato laranja.



Por: Vanessa Martins - Jornal Nordeste

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Moimenta da raia - O paraiso do Parque Natural de Montesinho




Este é um video que não pode perder.
Mostramos um bocado da história, monumentos, casas tipicas, etc.
A não perder mesmo que demorou muito a editar..lol

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PSD de Vinhais acusa PS de irregularidades e pressões na freguesia de Rebordelo




Ainda não arrancou a campanha mas já estalou a polémica entre candidatos autárquicos em Vinhais.

Alegadas pressões e incumprimentos da lei da paridade vão levar o PSD de Vinhais a apresentar duas queixas à Comissão Nacional de Eleições.

Carlos Costa, o presidente da concelhia laranja, garante que numa das freguesias do concelho o PS não cumpriu a lei da paridade, que obriga a um terço de elementos de cada sexo nas listas.
Para além disso, não podem estar mais do que dois candidatos do mesmo sexo alinhados consecutivamente.


“Trata-se da junta de Rebordelo. Nesta freguesia não foi cumprida a lei da paridade. O que está em causa é que a lei determina que um partido que não cumpra a lei num concelho, perde 50 por cento do financiamento. Iremos reclamar porque está em causa uma questão de financiamento público.”

Quem já respondeu foi o autarca e recandidato à câmara de Vinhais, Américo Pereira, desvalorizando a questão.

“São questões técnico-jurídicos e o juiz já aceitou a lista, pelo que não haverá problemas. Aliás, o prazo para reclamar já foi ultrapassado.”

Em causa podem estar as verbas atribuídas pela CNE ao partido naquele concelho que, a confirmar-se a violação, podem ver a comparticipação reduzida a metade.
Mas o PSD queixa-se que, na mesma freguesia de Rebordelo, tem havido pressões do PS no sentido de levar à desistência de alguns dos candidatos laranja.


“É de lamentar que no ano de 2009 existam este tipo de comportamentos por parte do presidente da câmara e do candidato à junta. Têm feito pressões a duas pessoas que fazem parte das listas do PSD a esta freguesia, no sentido de desistirem, com promessas, ameaças… um dos membros das listas até já desistiu porque o presidente da junta o ameaçou, dizendo que deixava de comprar pão nas sua padaria para as escolas da freguesia.”

Américo Pereira garante que desconhece a existência de qualquer pressão.
“Não sei a que se refere”, começou por dizer, esclarecendo que “o PSD tem tão poucos candidatos que é preocupante que já comecem a desistir”. Américo Pereira garante que da sua parte “não há qualquer pressão”.


Já Francisco Cunha, presidente da junta de freguesia de Rebordelo, desmentiu também ter feito qualquer pressão sobre candidatos da oposição.

O assunto deve seguir agora para os tribunais, já que a concelhia do PSD afirma ter testemunhas.


Escrito por Brigantia

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Moimenta da raia - Fotos em alta resolução




As fotos que tirei estão com 4mb por isso tenho que as diminuir senão nao consigo.
Temos que esperar uns dias..
Mas vão ver que vale a pena..
Assim que estiverem prontas coloco-as logo aqui..Tenham calma..

sábado, 5 de setembro de 2009

GNR apreendeu armas em Soutilha e Eiras Maiores(Vinhais)


Dois indivíduos foram detidos pela GNR de Bragança em duas aldeias de Vinhais por posse ilegal de armas.
A operação que decorreu em Eiras Maiores e Soutilha foi desencadeada pelo Núcleo de Investigação Criminal depois de terem sido emitidos mandados de busca e apreensão no âmbito de uma investigação que estava a decorrer.
Nas buscas que foram efectuadas às residências dos indivíduos foram apreendidas sete armas, dois sabres baionetas, 151 munições de diversos calibres e 22 cartuchos.
Os indivíduos, de 40 e 33 anos, já foram presentes a tribunal e ficaram sujeitos a termo de identidade e residência.
Fonte: Rádio Brigantia - 3 de Setembro

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Penhas Juntas já tem piscina



A aldeia de Penhas Juntas, no concelho de Vinhais, é a primeira freguesia do Mundo Rural a inaugurar uma piscina descoberta de grandes dimensões. Trata-se de um espaço de lazer com uma piscina de 37 metros de comprimento, um bar e casas de banho de apoio, que, antigamente, era conhecido pela “charquinha” de Penhas Juntas.

“Era uma zona onde passava um riacho. A Junta foi começando a fazer o aproveitamento desta área por administração directa, construindo o início daquilo que viria a ser uma zona de lazer de excelência”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Vinhais (CMV), Américo Pereira.
Na óptica do edil, o investimento de 100 mil euros numa piscina de grandes dimensões, equipada com toda a maquinaria necessária para a renovação da água, faz todo o sentido, visto que se trata de uma freguesia com muita população e que também consegue atrair pessoas de aldeias vizinhas.
A inauguração da piscina coincidiu com o corte da fita nas obras de requalificação da igreja, que abrangeram o interior e o exterior do templo. Esta intervenção representa um investimento total na ordem dos 55 mil euros, dos quais 48 mil foram financiados pela CMV.
O desejo de percorrer os 2,5 quilómetros que ligam Penhas Juntas à aldeia anexa de Eiras Maiores por uma estrada alcatroada também foi concretizado.

Por: Teresa Batista - Jornal Nordeste

Vencedores do campeonato de chegas de touros são animais oriundos do concelho de Vinhais




O espectáculo das lutas entre os animais animou as mais de duas mil pessoas que se deslocaram ao chegódromo de Vinhais para assistir à final do Campeonato de Chegas de Touros. Depois de cerca de dois meses de lutas entre animais de raça mirandesa, os touros ainda tiveram força para mostrar a sua valentia, no passado dia 16. Em causa estavam prémios avultados, que os criadores queriam alcançar através da bravura dos seus animais.
Os primeiros lugares foram conquistados por touros oriundos de Mofreita e Quintela, duas freguesias do concelho de Vinhais. Os criadores da terra não deixaram cair os melhores prémios em mãos alheias, tendo levado para casa montantes no valor de 6.000 euros (touros com mais de 5 anos) e 4.000 euros (touros até 5 anos).
Naquela que foi a última festa do Mundo Rural desta temporada, assistiu-se a duas finais com chegas de grande qualidade e intensidade. Encontrar o campeão não foi tarefa fácil, devido à resistência demonstrada pelos animais. No entanto, os vencedores conseguiram mostrar mais valentia ao derrotarem o adversário.
Depois de alguns minutos em praça, o “Patóco” foi o primeiro animal a sair vencedor no campeonato, derrotando o “Pardal” nos touros até cinco anos. Na última luta do dia, o “Pinheiro” e o “Ferreiro” ainda hesitaram, mas, da segunda vez que os animais se desafiaram, o “Pinheiro” fez sobressair a sua valentia.

Campeonato vai voltar no próximo ano com os trabalhos no chegódromo de Vinhais já concluídos

No final, o administrador da empresa PRORURIS, Carlos Silva, fez um balanço positivo do 1º campeonato de chegas realizado em Trás-os-Montes. “ Nestes oito domingos de chegas passaram pelo chegódromo de Vinhais mais de 7 mil pessoas. Assistiram famílias inteiras, algo só possível num recinto que reúne todas as condições de conforto e segurança para quem assiste, para os criadores e para os próprios animais”, reforça o responsável.
Carlos Silva lembra que a praça de touros de Vinhais só será concluída no próximo ano, mas já reúne todas as condições de segurança para a realização de eventos com animais.
Quanto ao campeonato, o responsável garante que é para continuar no próximo ano, com algumas arestas limadas. “No próximo ano, pretendemos realizar o 2º Campeonato Distrital de Chegas de Touros, que poderá ter algumas alterações ao nível do regulamento, de forma a tornar o campeonato ainda mais competitivo”, desvenda Carlos Silva.
Recorde-se que pela primeira edição do campeonato passaram 23 animais de raça mirandesa, oriundos dos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Vimioso e Vinhais.


Por: Teresa Batista - Jornal Nordeste

Miss Emigrante elegida em Bragança




Em double premiere (dupla estreia), quer na capital do Nordeste, quer numa iniciativa do género, Carla Matadinho serviu de anfitriã à Miss Emigrante protagonizada por iniciativa do BragançaShopping
Miss Emigrante 2009 elege…



“Bragança fica muito longe, para quem vem lá de baixo é um grande esticão! Mas as pessoas são cinco estrelas, muito bonitas, uma gastronomia óptima e adorei ser recebida por vós”, anuncia em simpatia Carla Matadinho, no seu primeiro trabalho em Bragança. “Vou ficar cá a dormir esta noite e amanhã ainda quero visitar o castelo, conhecer um pouco mais desta cidade lindíssima”, termina a apresentadora da Miss Emigrante 2009, que teve lugar dia 21 de Agosto, no BragançaShopping.

Quanto ao desfile, Mariema Gonçalves, afirma ter ficado bastante agradada com a receptividade do público, da cidade e respectiva comunidade emigrante, “Enfim, palavras para quê? Casa cheia! Satisfação das pessoas, meninas bonitas, foi mais que conseguido o nosso objectivo. Em princípio, a nossa ideia é, no ano seguinte, voltar a concretizar este evento, não da mesma forma, mas penso que será, definitivamente, uma iniciativa a repetir”, conclui a directora do shopping. A princípio havia cerca de 30 candidatas, depois de duas eliminatórias restaram apenas 10 para a grande final, onde apenas três foram as eleitas. A Miss Emigrante, Joana Martins Gonçalves, e duas damas de honor, Verónique Rodrigues e Márcia Rodrigues.
O processo de selecção foi levado a cabo por um júri composto por quatro elementos, Jorge Nunes, Paulo Xavier, Carlos Ramalho e Mariema Gonçalves, que não só avaliaram os atributos físicos das candidatas, como também a sua simpatia e o seu carácter social e ambiental relativo aos problemas da nossa sociedade, ou seja, a postura única de cada uma em geral. Desenvolvidas várias actividades que foram em torno da eleição da Miss Emigrante, entre elas, a oportunidade das candidatas visitarem o castelo, bem como a cidade e suas várias artérias, percorridas no comboio turístico e, no próprio dia do desfile, no Azibo, a louvar uma acção de sensibilização para limpeza das suas praias fluviais.

Miss Emigrante 2009, a primeira

Com pais emigrantes e, actualmente, a morar em Vinhais, Joana Martins Gonçalves, de 21 anos, estudou na Covilhã onde tirou a Licenciatura em Jornalismo. Agora, de armas e bagagens para Lisboa, irá tentar a sua sorte, profissionalmente falando, pensa que para ter sucesso será preciso começar na capital, onde fará por trabalhar em televisão. “Temos que ir à luta e aí vou eu! Esse é o meu mundo, o jornalismo, não a moda”.


Por: Bruno Mateus Filena

Conçentração em Bragança foi um sucesso











Mais 255 inscritos do que no ano passado, um passeio nocturno a fazer lembrar os velhos tempos e um acidente na pista do recinto marcaram a XIX Concentração Motard de Bragança .A XIX Concentração Internacional de Bragança, trouxe à cidade centenas de motards e milhares de fãs das duas rodas, ansiosos por diversão, free-style e muita confraternização.Durante a tarde e a noite de sexta, constatava-se a chegada de bastantes motards, mas foi sábado à noite, no passeio nocturno, que a cidade se viu iluminada por mares de duas rodas naquilo que foi uma verdadeira enchente. Um desfile repleto de cor, movimento, barulho e onde não faltaram os “rateres”, com motas de todos os géneros e feitios. A assistência não faltou ao convite e abeirou-se do percurso cumprimentando os motards que compunham um quilómetro de pelotão. O trajecto iniciou-se no recinto, junto ao pavilhão municipal, deslocando-se depois pela Sá Carneiro até à Rotunda das Cantarias, passando pela Praça da Sé, onde uma multidão os aguardava, assim como na Avenida João da Cruz, depois foi a vez da Rotunda dos Touros, e o regresso ao recinto, passando pelo mercado municipal e estreando a recém-inaugurada Avenida Bragança Paulista.Entre os motards, marcaram presença pessoas de todo o país e alguns espanhóis, mas a opinião daqueles que trabalhavam nas barracas é que os lucros não atingiram os níveis esperados. Para terminar esta edição, no Domingo e como já é habitual, o almoço de despedida para os resistentes do fim-de-semana, seguido da entrega de prémios.É de salientar ainda que a nova sede do Clube MotoCruzeiro, localizada na Rotunda da Adega, será inaugurada no dia 15 de Agosto, cinco anos após ser celebrado com a Câmara Municipal um acordo para a sua construção.







Fotos e texto.Bruno Mateus Filena