FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

GDB apresenta-se aos sócios com uma vitória sobre o Guimaraes

Foto de 2006/07

“Canarinhos” vencem V. Guimarães
O Grupo Desportivo de Bragança (GDB) apresentou-se aos seus sócios e simpatizantes, na passada sexta-feira, na recepção aos Vitória de Guimarães, vencendo a partida por 3-1 e dando já alguns sinais daquilo que será a versão 2008-2009 da equipa “canarinha”.

Depois da mudança de treinador e da reiterada candidatura ao título da III Divisão e consequente subida de divisão (depois de resolvidos os problemas financeiros), a equipa nordestina mostra-se determinada em conseguir o tão ambicionado objectivo e foi ao mercado contratar alguns reforços para melhorar a prestação do ano passado. Djoni, Mobil (que regressou “a casa”), Badará, Mirco e Valadares (ex-Macedo) são os nomes mais sonantes para o assalto aos dois primeiros postos da série A, sendo alguns destes nomes começaram já a mostrar-se nos primeiros jogos de preparação. Djoni (no centro da defesa) e Badará (no ataque) estiveram em muito bom nível, sobretudo o primeiro que parece ter lugar assegurado ao lado de Fernando Silva, o eterno… Badará é um avançado vistoso, assim como Mirco, mas só o tempo dirá se o avançado consegue os remates certeiros suficientes para conquistar a difícil bancada brigantina.
No jogo, entrada de rompante dos brigantinos, que chegaram ao golo logo ao minuto três, por intermédio de Fábio Pinto, o mais destacado da partida, sobretudo ao nível da finalização, uma vez que foram dele dois dos quatro golos da noite.
À passagem da meia hora, Badará mostrou serviço e, depois de algumas tentativas, acertou finalmente na baliza dos minhotos, aproveitando muito bem um ressalto dentro da área contrária. Ao intervalo, a vantagem brigantina reflectia o melhor jogo dos locais, bem mais experientes do que a muita juventude que o Guimarães trouxe até Bragança. No reatamento, André Costa ainda reduziu para 2-1, aproveitando muito bem um erro defensivo dos visitados, mas ainda antes do minuto dez Fábio Pinto bisou e voltou a colocar a sua equipa com uma vantagem confortável. No final, boa vitória dos brigantinos, que mostraram já um razoável “fio de jogo”, manietando sem dificuldade um Vitória de Guimarães ainda “muito verde”…

In Mensagueiro de Noticias

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Mais um grave acidente no IP4, às portas de Bragança.







Mais um violento acidente no IP4.
Dia 12 de Agosto à noite, um despiste seguido de atropelamento provocou dois mortos e dois feridos graves.

José Fernandes, o comandante dos Bombeiros de Bragança, explica o que aconteceu.“Há o despiste de uma viatura onde vinham quatro ocupantes. Um deles foi projectado e colhido por outra viatura que seguia atrás.
A GNR está a apurar as causas do acidente. Todas as vítimas tinham na casa dos 30 anos.

O acidente aconteceu ao quilómetro 197 do IP4, na recta de Sortes, por volta das 22h30. Um Renault Clio que seguia no sentido Vila Real-Bragança, entrou em despiste, capotando em seguida.
Uma das ocupantes foi cuspida e acabou atropelada por um Citroën Xsara que seguia no mesmo sentido, sofrendo morte imediata.

Neste segundo automóvel seguia um casal de emigrantes, originário de Alfândega da Fé, que regressava a França.
A outra vítima mortal viajava ao lado do condutor.
Segundo o comandante dos Bombeiros de Bragança, este é um dos acidentes mais violentos que aconteceram no IP 4 nos últimos anos.“Já assisti a alguns acidentes e este é um dos mais graves. É numa recta, há dois mortos e as causas ainda não estão apuradas.

E depois, porque houve um atropelamento, coisa que não costuma acontecer.
As vítimas resultam normalmente de embates frontais ou despistes. Aqui uma das vítimas foi colhida e não sabemos se a morte resulta de atropelamento ou do acidente”, concluiu José Fernandes.

Os dois feridos ligeiros são uma outra mulher, grávida, com diversas escoriações e uma ferida na cabeça, e o condutor do veículo que se despistou, o mesmo indivíduo que há seis meses foi esfaqueado numa avenida de Bragança. Os bombeiros de Bragança fizeram deslocar ao local quatro ambulâncias e uma viatura de desencarceramento.
O trânsito esteve condicionado durante mais de duas horas, para remoção dos corpos e limpeza da via.

Com este acidente são já seis os mortos no IP4 só este ano.

Fotos e texto por Rádio Brigantia

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Distrito de Bragança perde um deputado

O distrito de Bragança vai passar a ter menos um deputado na Assembleia da República, já com efeito a partir das legislativas de 27 de Setembro.

No mapa com o número de deputados a eleger para a Assembleia da República e a sua distribuição pelos círculos eleitorais publicado, esta sexta-feira, em Diário da República, já revela que o distrito de Bragança passa de quatro para três deputados.


José António Ferreira, especialista em política institucional, explica o que está na origem desta redução, sendo que, relativamente ao mapa de Março, deste ano, o distrito perde mais de 7 mil eleitores.

“Pegamos no número de eleitores que cada distrito tem e fazemos a aplicação do método de hondt e ele vai resultar na atribuição de mandatos a eleger” refere, acrescentando que “com a perda de eleitorado que o distrito de Bragança tem vindo a registar nos últimos anos há flutuações de deputados de distrito para distrito”.


Actualmente o número de eleitores anda na ordem de 155 mil e isso “dita a atribuição de três mandatos, perdendo um deputado relativamente às últimas eleições” afirma.

Relativamente às implicações políticas desta nova realidade, José António Ferreira, considera que o principal prejudicado será o Partido Socialista, tendo em conta o histórico dos resultados eleitorais, no distrito de Bragança. “Seguramente perderá um deputado dos dois eleitos que tem actualmente, atendendo ao quadro da evolução histórica”

.

Também os partidos com menos expressão no distrito terão ainda mais dificuldade em eleger deputados.

Este especialista em política institucional considera ainda que a perda de um deputado no círculo eleitoral de Bragança terá um impacto político muito negativo reflectindo-se no menor poder reivindicativo.

Desta forma também as listas dos partidos terão de sofrer uma remodelação, passando de oito para apenas seis elementos.



Escrito por CIR/Rádio Brigantia

PSD critica câmara de Vinhais por causa dos explosivos

A concelhia social-democrata de Vinhais acusa a câmara municipal de ter dois pesos e duas medidas.

O presidente da estrutura partidária diz que a autarquia não pode obrigar os munícipes a cumprir a lei quando é a própria câmara a primeira a desrespeitá-la.


Carlos Costa refere-se à viatura municipal que foi interceptada, terça-feira, no IP4 a transportar explosivos de forma ilegal.

O social-democrata considera que é a imagem da câmara que fica em causa numa situação em que o principal prejudicado é o funcionário que conduzia a viatura.

Carlos Costa diz que a câmara tem feito várias aquisições de explosivos nos últimos tempos.


“Isto tem acontecido de forma sistemática” denuncia, acrescentando que “a viatura que foi buscar os explosivos a Vila Real, ía hoje buscar mais 200 quilos, pois a requisição para a compra era de 400 quilos”.

O líder do PSD no concelho diz que “o que é grave é que o presidente da câmara exige aos cidadãos que cumpram a lei e quando não cumprem, manda autuar e neste caso não percebo como é que dá ordens para esta situação grave”.

Por outro lado, diz que “está a enxovalhar o nome da câmara de Vinhais e de um trabalhador que não pode recusar-se a fazer o trabalho porque se não o fizer é punido com um processo disciplinar”.


Carlos Costa não compreende porque é que a câmara precisa de tantos explosivos e por isso apela mesmo às autoridades policiais que investiguem os fins dados a esse material.

“Tem de explicar muito bem onde gasta tantos explosivos e por isso as autoridades têm de saber quantos explosivos comprou a câmara, como foram gastos, onde são armazenados, quem os gasta e o que fazem às sobras” afirma.


Contactado pela Brigantia, o presidente da câmara de Vinhais, Américo Pereira, não quis prestar quaisquer declarações sobre o assunto.




Escrito por Rádio Brigantia

Chegódromo de Vinhais ao rubro


As meias-finais do Campeonato Distrital de Chegas de Touros teve momentos de grande emoção, deixando os mais de mil aficionados em completo delírio. Por isso nem a chuva miudinha que caiu insistentemente conseguiu fazer o público arredar pé.
No próximo fim-de-semana terá lugar a final entre o touro “Pinheiro”, de João Santos (Quintela) e o “Ferreiro” de Licínia Rodrigues (Donai). O terceiro e quarto lugar serão disputados entre o “Frota” de Cristina Santos (Quintela) e o “Cantor” de Batista Choupina (Talhas).
Para estipular o quinto e sexto lugar, “Cordeiro” de Alcina Corriça (Carragosa) contra o “Amarelo” de José Gomes (Izeda). Para o sétimo e oitavo lugares serão disputados pelo “Cordeiro”, de Gilberto Cordeiro (Lagoa) e o “Cordeiro”, de José Reis (Talhas).


Por: Vanessa Martins/Jornal Nordeste

Confirmado primeiro caso de Gripe A no distrito de Bragança

Foi confirmado o primeiro caso de gripe A no distrito de Bragança. O doente será um homem que veio de férias de Palma de Maiorca, presumivelmente de Mogadouro.


O paciente já terá sido conduzido para o Hospital de Vila Real, o hospital de referência da Gripe A na região transmontana.


Nas últimas 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde, foram detectados 49 casos de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1), 28 são do sexo masculino e 21 do sexo feminino, com idades que variam entre o 1 e os 61 anos.


Portugal foi aliás o país da União Europeia onde se registaram mais casos nas últimas 24 horas, fazendo assim subir o número de pessoas infectadas com o vírus para 546.


As autoridades terão já dado início ao tratamento com Tamiflu aos familiares próximos deste que é o primeiro doente confirmado com Gripe A no distrito de Bragança.


Escrito por CIR/Rádio Brigantia

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ANIMAÇÃO DE VERÃO - VINHAIS 2009 - 21 DE JUNHO A 28 DE AGOSTO

ANIMAÇÃO DE VERÃO - VINHAIS 2009 - 21 DE JUNHO A 28 DE AGOSTO

Dia 21 de Junho (Domingo) Inicio do Campeonato Distrital de Chegas de Touros 16h30min – Chega de Touros Local: Chegódromo

Dia 27 de Junho (Sábado) 14h30min – Troféu Nacional de Perícia 2009

Dia 28 de Junho (Domingo) 16h30min – Chega de Touros Local: Chegódromo Dia 5 de Julho (Domingo) III Encontro de Gerações Bandas Filarmónicas Ranchos folclóricos Espectáculo com António Correia Marques Local: Recinto do Santo António 16h30min – Chega de Touros Local: Chegódromo Dia 7 de Julho (Terça-feira) 10h00min –

Verão TOTAL-RTP1 Local: Praça do Município Dia 12 de Julho (Domingo) 16h30min –

Chega de Touros Local: Chegódromo De 13 a 31 de Julho (Segunda a Sexta)

V Torneio de Voleibol 3 x 3 Local: Campo de Jogo das Piscinas Municipais

Dia 18 de Julho (Sábado) 21h30min – Teatro com Tózé Martinho “As Calcinhas Amarelas” Entrada Grátis Local: Auditório Municipal

Dia 19 de Julho (Domingo) 16h30min – Chega de Touros Local: Chegódromo

Dia 24 de Julho (Sexta-feira) 21h30min – Música na Praça – Grupo DREMM

Dia 25 de Julho (Sábado) 17h00min – Corrida à Portuguesa com Joaquim Bastinhas Local: Chegódromo

Dia 26 de Julho (Domingo) 16h00min – Jogos Tradicionais Local: Parque de Exposições e Feiras

Dia 31 de Julho (Sexta-feira) 21h30min – Arraial com Banda JF Dia

1 de Agosto (Sábado) 15h00min – Jogos de Verão Local: Piscinas Municipais 00h00min – After Hours – No DJ´s Antena 3 Local: Piscinas Municipais

Dia 2 de Agosto (Domingo) 16h30min – Chega de Touros Local: Chegódromo

Dia 6 de Agosto (Quinta-feira) 21h30min – Música na Praça – Trio Jazz Dia

7 de Agosto (Sexta-feira) 21h30min – Música na Praça – Gaiteiros de Vinhais Dia

8 de Agosto (Sábado) 21h30min – Música na Praça – Grupo de Fados – 4 Cantos Dia

9 de Agosto (Domingo) 16h30min – Chega de Touros Local: Chegódromo

Dia 10 de Agosto (Segunda-feira) 10h00min – Arruada com o grupo de Gaiteiros de Zido Dia

13 de Agosto (Quinta-feira) 22h00min – Arraial com Grupo Nível 6

Dia 14 de Agosto (Sexta-feira) 22h00min – Arraial com Banda Norte FN 23h30min – Concerto com ÁGATA 00h00min – Fogo-de-artifício

Dia 15 de Agosto (Sábado) 10h00min – Arruada com a Banda Filarmónica de Vinhais 17h00min – Missa e Procissão em honra de Nossa Sr.ª da Assunção Local: Igreja Matriz 22h00min – Arraial com Banda Atitude

Dia 16 de Agosto (Domingo) 16h30min – Final do Campeonato Distrital de Chegas de Touros Local: Chegódromo

De dia 24 a 28 de Agosto (Segunda a Sexta) Torneio de Basquetebol 3 x 3 Local: Campo de Jogos das Piscinas Municipais.

Quartos-de-final do Campeonato Distrital de Chegas de Touros em Vinhais

Tiveram lugar, neste último domingo, na Praça de Touros de Vinhais, os quartos-de-final do Campeonato Distrital de Chegas de Touros até cinco anos.

Nesta fase da competição assistiu-se a chegas de grande qualidade e intensidade.

À medida que o campeonato se aproxima do final, as lutas vão sendo mais equilibradas e aguerridas.

Dos quartos-de-final destaque para a chega entre o touro Mourinho, de Mofreita, e o Galante, de Rabal, que chegou a durar mais de 15 minutos para delícia dos mais de 800 aficionados que se deslocaram a Vinhais.

As meias-finais decorrem já no próximo fim-de-semana e a organização espera casa cheia, para assistir às excelentes chegas com que nos tem habituado.


Por: Vanessa Martins/Nordeste