FAÇA UMA DOAÇÃO PARA MANTER O BLOG VIVO

sexta-feira, 29 de maio de 2009

I PASSEIO AUTOMÓVEIS ANTIGOS E DESPORTIVOS ROTA DA TERRA FRIA ..Fotos da passagem da caravana pela Moimenta..











Fotos gentilmente cedidas pelo Nac-Nordeste Automóvel Clube, na pessoa do Sr António Rodrigues

Jorge Nunes candidata-se pelo PSD à câmara de Bragança para terminar a barragem Veiguinhas



“Por Bragança”, Jorge Nunes, está “sempre disponível”.

É com estas palavras que o actual presidente de câmara assume que volta a candidatar-se às próximas autárquicas.


O social-democrata já tem em marcha uma acção de divulgação das razões que o levaram a aceitar este desafio.

Num desdobrável distribuído porta-a-porta pela cidade de Bragança, o autarca lembra que nas anteriores eleições manifestou a vontade de fazer o ultimo mandato.

Mas essa vontade foi contrariada por “circunstâncias imprevisíveis e excepcionais” que o fizeram mudar de ideias “a favor dos interesses de Bragança”.


“Os actuais tempos são mais difíceis e exigem que haja experiência governativa por parte das instituições” afirma o candidato que perante as dificuldades do país “a minha posição é dizer ‘presente’ e assumir responsabilidades”.

Por outro lado, refere que “estamos num período de programação de apoios comunitários, que poderá ser o últimos, e é importante para Bragança conseguir obter o máximo de fundos comunitários para desenvolver projectos e preparar o futuro de Bragança” refere.


A nível pessoal, Jorge Nunes diz que tem “disponibilidade em termos físicos e intelectuais e motivação suficiente para um novo desafio se os cidadãos assim o entenderem”.


Outra razão invocada, é a construção da barragem de Veiguinhas.

Jorge Nunes quer terminar esse projecto. “É inquestionável” afirma. “É um projecto absolutamente indispensável para o reforço de água a Bragança e a sustentabilidade do crescimento da cidade”.


Jorge Nunes garante que são apenas estas as razões que o levaram a aceitar uma nova corrida à câmara de Bragança e que a sua decisão em nada esteve relacionada com uma eventual candidatura às legislativas.



Escrito por Rádio Brigantia

Touros disputam 40 mil euros em Vinhais.



26 animais distribuídos por dois escalões vão mostrar a sua bravura no primeiro campeonato de Chegas de Touros Tradicional, que vai decorrer, de 21 de Junho a 16 de Agosto, na praça de touros de Vinhais.

O sorteio, que decorreu no passado dia 11, ditou os adversários em cada escalão, nomeadamente touros com mais de 5 anos e touros até 5 anos. O campeonato vai reunir criadores de todo o distrito de Bragança, que têm animais que já estão habituados a participar em lutas.

Esta iniciativa, organizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Rural de Vinhais (PRORURIS), visa estimular os criadores que têm touros que se distinguem pela sua destreza, energia e bravura. Além disso, os prémios alcançados nestes eventos representam uma mais-valia para os proprietários aquando da sua comercialização.

Os concorrentes vão lutar por um dos oito prémios que vão ser distribuídos em cada escalão. A título de exemplo, o vencedor, na categoria touros com mais de 5 anos, vai receber 6 mil euros, ao passo que o primeiro classificado em touros até 5 anos ganha 4 mil euros. Ao todo, a organização vai distribuir 40 mil euros pelos 16 animais com as melhores prestações.

Vinhais cria condições para a preservação de uma tradição com um elevado número de admiradores

Os proprietários terão, ainda, direito a um subsídio de apoio para o transporte dos animais no valor de 75 euros, por animal e por luta.
Os requisitos de admissão dos touros prendem-se com o regulamento sanitário sobre exposições, concurso e ajuntamentos de gado, pelo que os criadores terão que apresentar toda a documentação referente à identificação e sanidade dos animais.

Além disso, o júri, composto por um técnico da PRORURIS, um médico veterinário e um técnico da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, vai estar atento a operações efectuadas aos cornos dos touros, como por exemplo o seu aguçamento, bem como ao efeito de substâncias que alterem o comportamento ou o rendimento físico dos concorrentes.

Recorde-se que as chegas de touros são uma tradição muito enraizada no Nordeste Transmontano, que reúne um elevado número de espectadores. Com o chegódromo de Vinhais, esta modalidade ganha mais vida e melhores condições de segurança para o público que se concentra para assistir à bravura dos animais.


Por: Teresa Batista
In Nordeste

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Estrada Bragança-Dine vai ser repavimentada..Já não vai haver boicoite às eleições..




A população servida pela Estrada Nacional 308-3 já não vai boicotar as próximas eleições.

O Governador Civil de Bragança anunciou que a via vai ser requalificada ainda este ano.

Por isso, o protesto vai ser levantado.


O concurso público para a adjudicação da obra deverá ser lançado entre 15 e 30 de Junho.

Vão ser investidos dois milhões de euros para repavimentar, corrigir algumas curvas, colocar nova sinalética e estruturas para escoar a água em 27 quilómetros de extensão desde a cidade de Bragança à aldeia de Dine, já no concelho de Vinhais.


O anúncio foi feito na Mofreita pelo próprio Governador Civil.

“É uma estrada que realmente precisa de ser requalificada porque não tem condições para circular” afirma Jorge Gomes, lembrando que “é uma estrada que já poderia estar requalificada, ninguém o quis fazer, mas eu achei que sim e o Governo entendeu que eu tinha razões e a obra vai ser feita”.


O Movimento Cívico de Utentes da EN308-3, manifesta-se surpreendido com a rapidez da resolução do problema.

Carlos Fernandes, admite que perante esta situação o boicote prometido às eleições vai ser levantado, mas deixa algumas reservas.

“Vou reunir com os restantes elementos do movimento e vou propor que não haja boicote às eleições do Parlamento Europeu pois se as etapas que foram referidas não se concretizarem, no final do Verão conversamos” refere. Por outro lado, avisa que os cartazes de protesto que foram colocados ao longo da estrada “só serão retirados no dia em que as obras começarem”.


O presidente junta da Mofreita, Mário Gonçalves, salienta que valeu a pena lutar. “Estou satisfeito porque era uma pretensão das populações e não houve ninguém até agora que se dignasse interferir no sentido de melhorar as condições da estrada”.


Apesar da requalificação anunciada, as pontes não vão para já ser intervencionadas.

Algo que preocupa o autarca do Parâmio pois na sua freguesia encontra-se uma estrutura destas que segundo ele “é a pior de todas as quatro, é bastante antiga e muito estreita e até os autocarros fazem ali manobras bastantes perigosas para a passar” refere. Ainda assim Manuel João Fernandes confia que “o alargamento vai ser feito, pois não tem muito interesse reparar a estrada e deixar as pontes naquele estado”.


A requalificação da EN308-3 deverá arrancar em Setembro.

Fonte:Rádio Brigantia
Fotos:Rádio Brigantia e Mensagueiro de Noticias

E agora escrevo eu..
Acham que a en-308-3 é uma estrada?
Só se for para os animais levarem as suas carroças , porque no sec XXI não se admite que exista no país uma estrada com as condições que todos sabemos..

Quando os vários governos lançam auto-estradas todos os dias, TGV, mais uma ponte sobre o Tejo, novo aeroporto, etc só podem estar a gozar conosco..

E acho que falo por toda a gente que é afectada, porque esta estrada que já é do tempo do Salazar pelo que me consta, nunca teve melhorias significativas e existem muitas pessoas que tem que passar nelas várias vezes ao dia estragando os seus carros e perdendo imenso tempo..

Tempo que vale dinheiro.

Por isso e passado tanto tempo estou como o outro.
Ver para crer.
Se tudo correr como planeado tenho que dar os parabens ao representante do Movimento Cívico de Utentes da estrada, Sr Carlos Fernandes,ao Sr Jorge Gomes e a todos que lutaram pela melhoria de condições na estrada.

Esperemos que as obras comecem o mais depressa possivel para o bem de todos que nela passam e para os utentes da Moimenta que se servem da estrada e que são muitos..

Um obrigado muito especial ao Sr Carlos Fernades e esperemos que as promessas se cumpram dentro dos prazos.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Médicos solidários regressaram à região, e a Vinhais.



Especialistas do Porto deslocaram-se a Miranda do Douro e a Vinhais para ajudar a população.

Depois de Freixo de Espada à Cinta e Mogadouro, o grupo de médicos especialistas do Porto deslocou-se, no passado fim-de-semana, a Miranda do Douro e a Vinhais, para dar consultas gratuitas à população.


O Centro de Saúde de Vinhais abriu as portas ao domingo, para que cerca de 200 pessoas pudessem ser assistidos por um especialista. Os utentes do lar também receberam a visita dos médicos, que se preocupam com a saúde dos idosos.
Dermatologia, Ortopedia, Cirurgia Vascular, Ginecologia e Urologia são as áreas de intervenção destes clínicos, que fazem uma primeira análise dos problemas e resolvem alguns casos na hora. “A nossa vinda cá permite corrigir muitas situações que necessitam, apenas, de uma primeira intervenção. Os casos que necessitam de acompanhamento serão, posteriormente, encaminhados pelos médicos de família”, salientou o dermatologista António Massa.

Quando são detectadas situações mais graves, como por exemplo cancros, os médicos fazem os possíveis para ajudar a tratar os utentes. “Esses doentes são encaminhados para o Porto. Já temos feito operações no privado sem qualquer custo para o utente”, revela o médico.

Médicos facilitam o acesso a uma consulta de especialidade aos utentes do Nordeste Transmontano

Ajudar quem mais precisa é a missão dos clínicos. “Os locais são distantes para quem vem cá, mas são ainda mais distantes para quem tem que se deslocar aos grandes centros”, reconhece António Massa.

As longas listas de espera e as centenas de quilómetros que, muitas vezes, as pessoas têm que percorrer para ter acesso a uma consulta através do Sistema Nacional de Saúde sensibilizam estes médicos. “Aquilo que nos move é ajudar gente que precisa e nem sempre tem acesso fácil às consultas de especialidade”, constata o ortopedista José Carlos Noronha.

Entre os casos detectados pelos especialistas, o clínico realça que há bastantes casos de cancro da pele e da próstata, ao passo que as artroses dominam os diagnósticos na área da Ortopedia.

Na passagem pelo Nordeste Transmontano, o grupo de médicos também deu consultas nos Centros de Saúde e de Sendim e de Miranda do Douro.


Por: Teresa Batista
Jornal Nordeste.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Magalhães não funciona em aldeias de Vinhais..Na Moimenta tambem não.Isto é uma vergonha.Claro, não há rede de telemovéis, internet móvel muito menos.




Os alunos do 1º Ciclo que vivem nas aldeias de Vinhais que aderiram ao famoso computador “Magalhães” estão limitados ao nível da pesquisa na Internet, devido à deficiente cobertura de rede móvel no Mundo Rural.

Esta questão foi levantada, na última Assembleia Municipal de Vinhais, pela Comissão Política Concelhia do PSD, que levou a votação uma moção, no sentido de alertar as entidades competentes para a necessidade de resolver o problema.

O documento, contudo, foi rejeitado por parte dos membros eleitos pelo PS e pela maioria dos presidentes de Junta.

Esta situação leva o PSD de Vinhais a responsabilizar os membros da Assembleia que votaram contra a moção pelas limitações no acesso à rede móvel por parte dos vinhaenses e dos turistas que visitam as aldeias integradas no Parque Natural de Montesinho.

Os sociais-democratas lembram, ainda, que a deficiente cobertura de rede inviabiliza a implementação de dois programas considerados fundamentais pelo Governo ao nível da Educação, nomeadamente o “e-escolas” e o “e-escolinhas”, este último ligado ao famoso computador “Magalhães”.

Aldeias turísticas integradas no Parque Natural de Montesinho sem cobertura de rede móvel.

Confrontado com esta situação, o líder da Concelhia do PS de Vinhais, Roberto Afonso, afirma que o PS também está preocupado com as falhas na cobertura da rede móvel, mas justifica o voto contra dos socialistas com o facto da Câmara Municipal de Vinhais e dos presidentes de Junta das freguesias onde se verifica esta deficiência já estarem em contacto com as operadoras para tentar resolver o problema.

“Votar a favor da moção era estar a passar por cima de todo o trabalho que já foi feito e das pessoas que têm as negociações em mãos”, realçou Roberto Afonso.

Segundo o PSD, há falta de cobertura eficaz e eficiente de rede móvel em mais de 60 por cento do concelho.

O PS apresenta uma versão diferente. Roberto Afonso afirma que “quase todas as aldeias estão cobertas pelas três operadoras, à excepção daquelas que ficam situadas em zonas mais montanhosas”.

Apesar das divergências, certo é que em freguesias como Moimenta, Montouto, Pinheiro ou Travanca há grandes dificuldades em fazer ou receber chamadas via telemóvel, pelos menos em determinadas operadoras.

Por: Teresa Baptista
Fonte:Nordeste



Esperamos, e agora falo eu, que esta situação se resolva mas muito breve, porque há anos que andamos a realizar e a receber chamadas pelas operadoras espanholas que chegam ao cúmulo de terem antenas na linha que separa os dois países.

Como existe pouca gente e a coisa não lhe parecerá rentável ainda nenhuma das 3 operadoras nacionais se dignou a colocar uma antena que cobrisse a encosta a norte da Coroa..

Num mundo que gira cada vez mais á volta da tecnologia acho uma falta de respeito, que é para não dizer mais , para com quem vive na zona sem cobertura , que é o caso da Moimenta, Carvalhas, Casares e muitas mais, já que se pretende que tenham as mesmas oportunidades e acesso á informação de igual modo para todos/as..

Eu já não pedia muito..Já nem falo em Meo, em cabo, apenas sonhava com uma antena potente, para que telemóveis e net portátil funcionassem..

Será que é pedir muito????????????????????

“Arrepiado” deslumbra no free-style na II concentração em Vinhais


O 2º Encontro Motard – Vinhais, Capital do Fumeiro, realizado pelo segundo ano consecutivo, contou com a preciosa colaboração do Moto Clube Vale do Sousa, Mirandela, Valpaços, Chaves e Bragança.
Levado a bom porto pela Câmara Municipal de Vinhais, nos dias 9 e 10 de Maio, este encontro de motards teve na chuva uma visita inesperada, mas que não fez tremer o espírito de convívio e união que celebriza esta raça de pessoas muito especial.
O dia de sábado começou por volta das 14 horas, quando muitos faziam entrada nas portas da vila. A meio da tarde, por volta das 17 horas, o abrangente público local cercou o showman Ricardo Domingos que, com actuações surpreendentes, “arrepiou” os presentes e fê-los a todos sorrir. Numa moto de pista, noutra de monte, numa moto quatro, e num carro modificado para o efeito, não houve categoria que ele não concretizasse, dando por muito bem entregue a contratação deste astro tocante.
Seguiram-se os jogos tradicionais, com humor quanto baste, e durante os mesmos, a tradicional prova do fumeiro. Alheiras e chouriço assado à descrição, acompanhados por um bom naco de pão, saciaram os apetites a cerca de 150 motards.
Foi ao final da tarde, num dia alegadamente solarengo, que a chuva se fez convidada, fazendo com que o passeio pelos arredores da cidade não decorresse como planeado, ganhando o jantar o seu lugar.
Segundo Luís Gomes, adjunto do presidente da CMV, a noite superou as expectativas e, no dia seguinte, recordações de bons momentos foram levadas junto ao peito no regresso a casa.

Escrito por BRUNO MATEUS FILENA
Fonte:Jornal Nordeste

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Feijoeira..Um paraiso dentro de outro (Moimenta).









Fotos retiradas do site Olhares.
Fotos feitas por profissionais num encontro de amantes da fotografia que houve na Moimenta.
Muitas das fotos que estão neste blog são retiradas do Olhares a quem eu agradeço e muito.

domingo, 17 de maio de 2009

Vinhais, feriado municipal dia 20 de Maio.





Percurso Pedestre em Pinheiro Novo
No âmbito das comemorações do feriado municipal de Vinhais, dia 20 de Maio, a autarquia organizou um programa de actividades variadas, que decorrerem até final do mês, entre as quais se destaca a Feira do Livro, o passeio todo-o-terreno Rota do Fumeiro, o aniversário do Parque Biológico, a inauguração de um percurso pedestre e do Museu de Arte Sacra e um concerto com os Galandum Galundaina. A feira do livro decorre a partir de hoje, dia 15, na Praça do Município, até ao dia 20. No âmbito da Feira tem lugar a apresentação do livro “Metro Quadrado, da autoria de Fernando Cartola. A XVII Rota do Fumeiro é mais um passeio todo-o-terreno, que tem lugar amanhã, dia 16, com início marcado para as 9h00. No mesmo dia o município de Vinhais comemora o primeiro aniversário do Parque Biológico, pelas 14h30. No Domingo, pelas 15h00, será inaugurado o percurso pedestre “Fragas do Pinheiro”, na aldeia de Pinheiro Novo. Na segunda-feira, dia 18, é inaugurado o Museu de Arte Sacra da Ordem III de São Francisco de Vinhais. Esta inauguração deverá ser presidida pelo ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro. O dia 20, o dia do feriado municipal, é assinalado com um concerto pelo grupo de música tradicional Galandum Galundaina. O concerto decorre na Praça do Município, a partir das 21h30.

Fonte:Mensageiro de Notícias

terça-feira, 12 de maio de 2009

Feira Franca Moimenta..Nós comemos o bacalhau, vós comeis o polvo

Este é um video feito pela RTP que já tem uns anos...
A feira evolui muito , tem cada vez mais gente e o espaço tambem já é outro..

Se alguem tiver videos recentes da feira deste ano, agradecia que entrasse em contato comigo..Videos , fotos , tudo que tenha a ver com a nossa magnifica aldeia...È só deixar o email na parte dos comentários..

domingo, 10 de maio de 2009

Mais um passeio de carros que passou pela Moimenta..

È verdade este foi mais um passeio de carros desportivos e antigos organizado pelo NAC Bragança que se realizou dia 1 e 2 de Maio.

Este passeio teve como destino passar pela Rota da Terra Fria da qual a Moimenta fáz parte e é uma "porta" de entrada..

O passeio foi um sucesso e conto postar aqui as fotos desse mesmo dia e principalmente as que tem a ver com a passaguem da caravana pela nossa (Moimenta) aldeia.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Fotos da 1 pedra e assinatura dos lares na Moimenta e Rebordelo em Agosto de 2008





Foram lançadas no mês de Julho a primeira pedra dos Lares da Moimenta e Rebordelo.

Os equipamentos são financiados pelo Estado e Autarquia, sendo que o investimento do Município ronda os 400 000€, bem como a elaboração dos projectos a cargo dos técnicos.

Este investimento conta também com a ajuda das respectivas juntas e das populações locais.

Estas infra-estruturas vêm reforçar o apoio geriátrico do Concelho de Vinhais, já que os mesmos servem áreas geograficamente distintas e distantes.

Tanto os habitantes da Moimenta como os de Rebordelo, que á muito tempo reclamavam a construção destes equipamentos, já que os mesmos se revestem da maior importância, constituindo assim o início da concretização de um sonho, sonhado vezes sem conta.

Decidi por aqui estas fotos para mostrar como foi mais um dia histórico para as duas aldeias.

Mas como já informei também as obras já começaram pelo menos no que toca ao lar da Moimenta.